Destaques

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Corinthians goleia Portuguesa em noite de William

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A grande novidade alvinegra nesse começo de ano é a quantidade de bons jogadores em seu elenco. Não apareceu ainda nenhuma craque e os candidatos a tal estão ainda pegando forma, mas o time até agora manteve um jogo sólido com todas as formações que utilizou – e já foram a campo 28 jogadores na temporada.

O ponto negativo não é novidade: o baixo número de gols marcados, característica da equipe desde o ano passado. Pessoal vai falar da falta de pontaria, o Tite justifica por ter adiado os treinos de finalização para evitar lesões e coisa e tal. Mas pra mim, o problema é o excessivo e constante recuo sempre que o time se vê em situação minimamente positiva. Ontem não foi diferente. Nessas condições, o 2 a 0 aplicado sobre a Portuguesa é goleada.

A Lusa começou adiantando a marcação e dificultou um pouco a saída de bola do Corinthians. Mas isso só durou até uns 10 minutos do primeiro tempo, quando Alex e Danilo se acharam e começaram a ditar o ritmo da peleja, e Paulinho adiantou a marcação. A partir daí, as chances foram aparecendo. Numa dessas, Alex deu passe açucarado para Fábio Santos cruzar, Danilo ajeitar, Liedson proteger e William fuzilar para o gol do ex-corintiano Weverton.

O segundo tempo começou no tradicional recuo de Tite, chamando a Lusa pra cima. É uma estratégia perigosa. Acumula jogadores na intermediária defensiva e dificulta muito as opções ofensivas do adversário, que acaba mandando chutes de fora e cruzamentos. Mas, como o recuo é exagerado, o time fica praticamente sem opções de contra-ataque. Até Liedson vai lá correr atrás de adversário. Com isso, cai a chance de ampliar e aumenta a chance de levar um gol numa bola parada, num rebote, num desvio, essas coisas.

Mas o fato é que ontem deu certo: a Lusa não conseguiu ameaçar e ainda achamos um contra-ataque com Ramires, peruano que vem se mostrando um reserva importante para o meio campo. Ele carregou até perto da área, abriu na direita para William, que cruzou para Liedson. O centroavante, louco para marcar o primeiro, tentou um drible e chutou prensado. A sobra veio para os pés de Cachito, que mandou no cantinho.

William jogou muito bem. Além do gol, o segundo em dois jogos, acertou uma no travessão e participou do segundo gol. Pode ganhar a vaga de Emerson ao lado de Liedson no ataque. O centroavante também foi bem, mostrou inteligência, mas falta colocar pra dentro. Enquanto o time estiver achando quem resolva, tudo bem.


4 comentários:

Leandro disse...

Como finalmente veio uma vitória por mais de um gol de diferença, e num clássico, vamos dar uma folga para o Adenor.
Mas sobre as boas opções à disposição do Gaúcho, sigo à espera de uma resposta quanto à não-vinda do Cristian. Este agregaria bastante valor ao elenco.

Nicolau disse...

Seria uma boa. Mas tem a vantagem de manter espaço para o bom Gomes jogar. Aliás, de repente é uma botar o moleque sempre no Paulistão, evitando uma possível (bate na madeira) lesão no Ralph. E andei aqui pensando se naõ valeria apena testar o Paulinho de primeiro volante, com Edenilson, Ramirez ou até Danilo de segundo. Viajo?

Leandro disse...

Ainda guardo certas restrições em relação ao Paulinho, mas também arriscaria, até pensando em deixar o Ralf menos sobrecarregado nas funções de carregar o piano, já que ele contaria com alguém mais "contido" ao seu lado, na cabeça de área. Eu tenho gostado bastante do Edenilson, que foi subaproveitado no ano passado, e por isso optaria por ele neste posto.
Com mais estocadas do Paulinho, atuando sem obrigações destrutivas, e se Douglas e/ou Alex dormirem menos em campo, quem sabe aí as vitórias por dois gols ou mais de diferença deixariam de causar tanta espécie.

Maurício Ayer disse...

O Corinthians tem um elenco, talvez como nenhum outro time brasileiro hoje. Vamos ver se embalando o Tite ganha confiança e libera um pouco mais a moçada.