Destaques

segunda-feira, março 19, 2012

Dos Heróis Cotidianos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Luciana Nepomuceno

Morituri te salutant, Kleberson.
Eu gosto das grandes histórias, das narrativas épicas, das gregas premonições. Gosto dos Heróis, aqueles que, impávidos, inscrevem-se no imaginário. Os generais, reis, imperadores, fazem bonito quando descrevemos o passado. Mas, muitas e tantas vezes, esqueço (esquecemos?) que não haveria general sem aquele exército que marcha a pé, cava buracos para seus excrementos, come pão duro e carne salgada. Esqueço (esquecemos) dos que ficam na linha de frente e são os primeiros a serem pisoteados pelos cavalos, a serem espetados com lanças, a serem vilipendiados quando derrotados e esquecidos quando vitoriosos. Esqueço (esquecemos?) dos Klebersons. Dos PaulosVictors. Esses jogadores do passe o sal, do cotidiano, os que vão na infantaria e raramente vemos pouco mais que seus capacetes, seu suor e quando caem, abatidos. Até que. Até que se tornam, numa das mais admiráveis características do futebol, heróis improváveis. Com feitos que parecem não coadunar com sua rotina. Como ficam imensos e cabem mal no seu próprio corpo. Olham de lado, sorriem constrangidos, balançam os ombros, divididos entre gozar a exótica admiração ou isolarem-se na usual invisibilidade.

Conta o Flamengo, a cada jogo, com a superação de um desses. Sem atuações memoráveis, sequer equilibradas, anda a depender de alguém que destroce sua própria armadura e, de peito descoberto, sangue nos olhos, desalinho na alma, faça do campo, sua batalha particular. São Pátroclos travestidos de Aquiles e bem sabemos o que lhes aguarda. Rodrigueanamente, lembro: "Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea”.Em tardes de domingo, em que os invisíveis se alentam nações, só nos resta reconhecer: salve, Kleberson, os que vão morrer te saúdam. Agradecidos pelo alento.

Luciana Nepomuceno, flamenguista, é dessas. Dessas que reescrevem tudo, que gostam de ficar na rua vendo a lua virar sol, que riem alto, que borram o batom e que se exaltam. Tem o hábito de ser feliz. Se espalha em alguns blogs, quase sempre no Borboletas nos Olhos

2 comentários:

Anselmo disse...

jogadores do passe o sal... taí.

passe a pimenta, ora!

Luciana Nepomuceno disse...

Com tempero é bem melhor, penso eu

;-)