Destaques

domingo, março 11, 2012

Mano Menezes, que tal você ganhar experiência no exterior?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O título deste post faz referência ao “conselho” dado técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, a Neymar, entrevista ao jornal O Globo. Segundo o treinador: “Em relação a ambiente dele, à coisa aconchegante, a permanência é ótima. Mas, para um desenvolvimento final, para ganhar respeito maior, é importante passar pela Europa. Estando lá, não há a necessidade de se expor tanto. A permanência no Brasil exigiu contratos que tomam bastante o seu tempo. A gente vê que está exposto. Você precisa executar bem as três questões: treinar, se alimentar e repousar para estar bem”.

Precisa ir pra fora? (Ivan Storti/SantosFC)
Interessante a posição de Mano Menezes. Como um dos funcionários mais importantes da CBF, deveria zelar e agir para que houvesse um futebol brasileiro mais forte, com um campeonato nacional valorizado que tivesse grandes jogadores, que fosse mais organizado. E, acima de tudo, deveria manter alguma neutralidade em função do cargo que ocupa, não se imiscuindo em assuntos dos clubes. Sua declaração é um desrespeito ao esforço que o Santos teve que fazer para manter Neymar perto dos torcedores do Brasil, os mesmos que mal podem acompanhar a seleção que joga mais no exterior do que no país. Mano quer que eles vejam Neymar só pela TV.

Pra quem tem memória curta, é bom lembrar que outro sábio da bola tupiniquim deu conselho semelhante a um então jogador santista. Carlos Alberto Parreira declarou que o meia Diego deveria sair da Vila para adquirir experiência na Europa, quando o time da Vila recebia propostas de fora e tentava segurar o jogador. O jovem foi para o campeão europeu, Porto, mas, ao invés de evoluir, involuiu. Tanto que seu “conselheiro” Parreira deixou de convocá-lo para a seleção e Diego não foi à Copa de 2006. Treinador, quando dá tais “conselhos”, só pensa no próprio cargo, se o jogador cair em desgraça, azar o dele. Talvez por ter um comportamento diferente que Dunga tivesse moral entre seus comandados, o que não parece ser o caso de Mano Menezes, que tem um trabalho até agora muito inferior que seu contestado antecessor.

E, justamente por causa do pífio desempenho apresentado até o momento à frente da seleção, talvez seja o caso de Mano ir treinar uma equipe do exterior para “ganhar experiência”. Sim, porque é algo comum entre treinadores da seleção. Muitos fizeram isso, como Carlos Alberto Parreira, Sebastião Lazaroni, Zagallo, Carlos Alberto Silva, Emerson Leão, Telê Santana – que treinou o Al-Ahly –, e mesmo o grande fantasma que assombra o técnico da seleção, Muricy Ramalho. Dunga não treinou nenhum time antes de assumir o esquadrão verde-amarelo, mas possuía um largo histórico na seleção e já tinha jogado fora do país. Será que o treinador admitiria que tal falha no currículo lhe faria menos capacitado que seus antecessores?

Tendo treinado só duas grandes equipes na vida, Mano tem como título mais importante no currículo uma Copa do Brasil, além de dois estaduais gaúchos, um Paulista e dois campeonatos da Série B. Neymar, que tem uma carreira muito mais curta que o comandante, tem uma Libertadores, uma Copa do Brasil, dois Paulistas, um Sul-Americano pela seleção sub-20 de Ney Franco, e várias premiações de melhor jogador. Não sei se o treinador assiste a jogos no Brasil (talvez o campeonato russo lhe seja mais atraente, dadas as convocações de seu time), mas Neymar evolui a cada dia. Jogando aqui. Quem precisa de mais experiência mesmo, Mano?

*****

O comandante da seleção repete Ronaldo, que também declarou que o atacante alvinegro deveria jogar no exterior. O que a mídia não dizia, apesar de ter conhecimento, é que o hoje ex-atleta era parte interessada na ida de Neymar para a Europa, já que era intermediário do Real Madrid para tentar levar o peixeiro. Opinião nada neutra pois, a não ser que ele estivesse fazendo isso só por paixão ao clube espanhol. Aliás, o futebol brasileiro é feito só de gente “apaixonada” e desinteressada...

***** 

Não é a primeira vez que Mano Menezes palpita sobre Neymar. Pouco antes da Copa América, o técnico disse que Neymar não cobrava bem pênaltis. A eliminação do Brasil na competição mostrou que outra das virtudes do treinador é avaliar quem bate bem penalidades...

3 comentários:

Milton Ribeiro disse...

Que grande filho da puta esse Mano Meneses!

Leandro disse...

Em seus nada saudosos tempos de Corinthians eu vivia alertando para a possibilidade do trabalho deste sujeito ser pautado por empresários, dados seus curiosos critérios para escalação do time titular e para contratações.
Ele não está mais no Corinthians, mas vejo que minhas suspeitas quanto a esta conduta odiosa faziam bastante sentido, e seguem inatacáveis nesta fase dele na CBF.
Me recuso a acreditar que um FEBEAPA destes seja só resultado da candura bovina de uma mente neocolonizada.
Estes fatores podem ter lá sua parcela de contribuição, mas não são suficientes.
Acompanho o voto do relator no sentido dele ir treinar algum time na Romênia, na Lituânia ou na Birmânia.
A propósito, qual seria o melhor nome para substituí-lo neste momento, (já iniciando a campanha "Vai, Mané Meneses! Vai pra…. Romênia…")?

Maurício Ayer disse...

Não faz nenhum sentido o Mano dar conselhos ao Neymar.

O que falta é nacionalizar a CBF e instituir eleições diretas para técnico da seleção.