Destaques

domingo, abril 15, 2012

O presente do Santos no Centenário, Lusa rebaixada e as quartas do Paulista

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Dando sequência às comemorações pelo centenário do clube, o Santos goleou o já rebaixado Catanduvense por 5 a 0, na Vila Belmiro. O primeiro gol depois do aniversário peixeiro foi uma pintura de Ganso, após passe de cabeça de Neymar. Nada mais simbólico que um belo gol de um jogador que veste a mítica camisa dez.

O meia ainda faria outro gol, sendo o artilheiro do Peixe na partida junto com Borges. Neymar, que foi o garçom da peleja, também fez o dele. O atacante chegou ao seu 97º gol na carreira com a camisa do Santos, empatando com Gradim (1936-1944) e Rui Gomide (1937-1947) na 22ª posição dos maiores artilheiros da história da Vila. E está a quatro de alcançar Juary, terceiro maior goleador pós Era Pelé.
Os lances e gols, que valem a pena ser vistos, estão abaixo. Além desse drible de Neymar que rendeu uma expulsão do rival já no fim da peleja.



Portuguesa rebaixada

E depois da vitoriosa campanha que a levou ao título da Série B no ano passado, a Portuguesa, caiu para a Série A-2 do Campeonato Paulista. Mesmo com a derrota para o Mirassol, a Lusa ainda permanecia na primeira divisão até quase o final do jogo, já que o Botafogo empatava com o Guarani em casa e ia caindo. Mas aos 42 do segundo tempo o time de Ribeirão Preto conseguiu se livrar da degola.

O técnico Jorginho se desculpou com a torcida. “A responsabilidade é minha. Não tem jeito. Ano passado foi de muita alegria, mas este ano foi isso. Peço desculpas.” Dado que o clube perdeu jogadores importantes como Edno e Marco Antônio, além de outros por contusão, como Marcelo Cordeiro, sem a reposição à altura, é o caso de refletir para o Brasileirão. Outros fatores certamente influenciaram na queda lusa, e se a diretoria e a torcida resolverem culpar só o treinador, o caminho do rebaixamento também no Brasileiro já estará bem encaminhado... 

Quartas de final 

Os reservas do Corinthians bateram a Ponte, que também tinha praticamente meio time reserva, e o São Paulo, surpreendentemente, perdeu para o Linense por 2 a 1, deixando a liderança para o rival na última rodada. Já o Palmeiras seguiu na sua fase de baixa, empatando com o rebaixado Comercial, no Pacaembu, poe 2 a 2, mesmo tendo atuado boa parte do segundo tempo com dois jogadores a mais. As quartas, que serão disputadas em jogo único, ficaram assim: 

Corinthians X Ponte Preta 

A Ponte, que perdeu para os reservas do Timão e tomou uma goleada do Santos por 6 a 1 deve ter muitas dificuldades... Pra se generoso. 

São Paulo X Bragantino 

O Tricolor empatou com o Bragantino em 3 a 3 na fase de classificação (valeu pela correção, Moriti e Renato K.). O time do interior concorre com a Ponte pela alcunha de azarão dessa fase. 

Santos X Mogi Mirim 

O time do interior bateu os reservas peixeiros por 3 a 1 na primeira fase do Paulista. Mesmo com os titulares, o Peixe vai enfrentar uma equipe bem postada, que toca bem a bola na frente e chega rápido ao ataque. Não vai ser fácil 

Guarani X Palmeiras 

Na penúltima rodada da fase inicial, o Guarani superou o Palmeiras em uma partida eletrizante. Não se pode esperar nem o Bugre, nem o Verdão, jogando aberto como naquela partida. Mas essa é talvez a partida mais importante dos campineiros na elite do Paulista no século XXI. No Brasileiro de 1978, os bugrinos levaram a melhor, podem repetir o feito?

9 comentários:

Maurício Ayer disse...

Gol antológico do Ganso, e outros em belíssimas jogadas, com participações de gala do próprio camisa 10, Neymar, Borges e Elano.

Será que teremos mais uma final Corinthians e Santos?

Leandro disse...

Corinthians vs. Ponte Preta: É um clássico. Não é um Clássico, mas é um clássico, e os campineiros são franco-atiradores. O Corinthians é favorito, mas é bom ter cuidado e maneirar na "titebilidade" nesta fase de mata-mata;

SPFC vs. Bragantino: O coração gostaria de ver uma revanche do Br/91, mas a razão diz que Lucas levará os aristocratas do Morumbi à semifinal;

Santos vs. Mogi Mirim: Como não estamos diante do Carrossel Caipira do começo dos anos 90: Santos, sempre Santos, dentro do alçapão;

Guarani vs. Palmeiras: O coração e a razão dizem que não vai rolar revanche do Br/78.

Nicolau disse...

O Corinthians entra numa fase em que a efetividade da titebilidade será posta a prova. Não sei se ganhar de 1 a 0 é o bastante para passar por mata-mata. Os favoritos são esses mesmo. E se a Libertadores não atrapalhar demais, o Santos tem boas chances de levantar o tri. #sequei

Leandro disse...

Em Tempo: A Portuguesa pagou um preço alto e bastante merecido por ter se desfeito de seus dois principais jogadores em 2011.
Fez tudo que tinha que ser feito para uma derrocada, e deu tudo certo.

Glauco disse...

Acho que a Libertadores atrapalha Santos e Corinthians, pode ser a deixa pros rivais.

Já a Portuguesa é um caso pra lá de sério. Será que consegue renascer das cinzas em tempo recorde ou será protagonista de novo vexame no Brasileirão?

Leandro disse...

Tudo indica que o sonho da Barcelusa foi coisa pra lá de efêmera, e que a Série B de 2013 é ameaça mais que iminente.

Moriti disse...

A Portuguesa é um retrato da instabilidade do futebol brasileiro, coisa que atinge principalmente os clubes vendedores, de menor força econômica/política.

Companheiro, o São Paulo e o Bragantino empataram na primeira fase, em Bragança, 3 x 3. 4 x 0 foi em 2011.

Abraço.

Renato K. disse...

Glauco, na fase de classificação SP e Braga empataram em 3 x 3, em Bragança.

Glauco disse...

Opa, valeu, Moriti e Renato K., correção feita. Mas palpite mantido, Bragantino não vai passar pelo São Paulo.