Destaques

quinta-feira, maio 31, 2012

Brasil bate os EUA. E é o que tem pra hoje

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Sem Libertadores, Brasileirão ou Copa do Brasil, o jeito foi o torcedor se conformar com o amistoso entre a seleção e os Estados Unidos. Uma vitória por 4 a 1 que diz algumas coisas, mas que não traduz bem o que foi a partida. Ainda mais se levarmos em conta que o pênalti dado ao Brasil e que conferiu a vantagem aos visitantes logo aos 11 minutos foi pra lá de duvidoso.


Com três atacantes, Hulk, Damião e Neymar, o Brasil adiantou a marcação e pressionou os EUA em seu campo durante quase toda a primeira etapa. Deu certo. Neymar converteu a penalidade que deu mais tranquilidade à equipe. Justo ele que, segundo Mano Menezes há pouco menos de um ano, não sabia cobrar pênaltis. Parece que o treinador mudou de ideia. Em cobrança de escanteio conquistado após jogada de Hulk, Neymar colocou na cabeça de Thiago Silva, que marcou o segundo. Os norte-americanos ainda descontaram no final, dando impressão que poderiam dificultar na segunda etapa.

E dificultaram, mas não foi o suficiente. O Brasil se encolheu, passando a marcar dentro de seu próprio campo e um defeito defensivo se tornou evidente: quase todas as bolas aéreas na retaguarda brasileira terminavam em uma finalização ou lance de perigo dos EUA. Mesmo assim, em assistência de Neymar, Marcelo fez o terceiro. Rafael ainda apareceria com uma sequência de duas defesas e uma terceira, após uma cabeçada ianque. E ainda viria o quarto gol, em lance de Marcelo, com uma bela conclusão de Pato.

Vamos pro basquete, vai...
Ao fim do jogo, foi interessante ver a reação nas redes sociais. Gente dizendo, por exemplo, que falta a Neymar uma atuação de gala, daquelas esplendorosas e que, hoje, por exemplo, Oscar tinha sido melhor do que ele. Bom, primeiro que não vejo por que Neymar tem que ser o melhor em todas as partidas da seleção. Só se a seleção for muito ruim e depender só dele, o que é um risco. Não lembro de Ronaldo ser o melhor sempre, ou Romário, por exemplo. E, ainda que Oscar tenha de fato jogado bem (principalmente no primeiro tempo), quem participou dos três lances decisivos do Brasil enquanto estava em campo foi o atacante santista.

Além de Neymar e Oscar, é importante destacar Marcelo, que pelo jeito é nome certo entre os três que estão acima dos 23 anos. E, com esse esquema de três jogadores à frente que marcam a saída de bola do adversário (e que um ou dois voltam para a meia), a participação de Hulk é fundamental, já que ele se movimenta muito, consegue prender a bola quando necessário e marca bem. Não é um primor técnico, mas é de uma inteligência tática diferenciada.

2 comentários:

fredi disse...

Vou dar uma de Nicolau, não vi o jogo, mas vou opinar.

A diferença, para mim, é apenas uma.

Essa geração mais nova mesclada com poucos jogadores mais velhos é melhor que a que vinha jogando. Não há entre os mais velhos jogadores como Neymar, Oscar e Ganso (que nem atuou ontem).

Se bobear, tem chance de ganhar a Olimpíada e formar a base para 2014. E esse, creio, foi o principal erro do Mano até agora, insistir com jogadores medíocres e famosos...

SEXO disse...

Brasil mais uma vez, muito bom.