Destaques

domingo, maio 27, 2012

Em jogo difícil de assistir, Santos não sai do zero com o Sport

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Santos não fez como em sua primeira partida, quando contou somente com reservas em campo. Mas a lista de ausências peixeiras na peleja contra o Sport era notável, a começar por Neymar e Rafael, ambos na seleção brasileira, e Ganso, em recuperação de uma artroscopia. Além deles, Elano foi poupado, Léo, herói do meio de semana, também ganhou folga para visitar o filho; Borges de Dimba continuam contundidos, assim como o lateral Fucile. O resultado de um confronto entre um time sem criatividade no meio de campo e ataque contra um visitante que jogou na defesa o tempo inteiro só podia ser 0 a 0.


Foi a terceira partida do ano em que o Peixe não fez gol. Mas o jogo deve ter servido para Muricy fazer algumas observações. Galhardo saiu sentindo dores, ainda no primeiro tempo, mostrando que os dois atletas que vieram do Flamengo estão em condições físicas precárias, pra ser bondoso (David Braz, em sua estreia, saiu lesionado e deve ficar fora entre 30 e 45 dias). Maranhão entrou em seu lugar e deixou evidente a razão do treinador improvisar Henrique na lateral direita. Além de perder de forma bisonha uma oportunidade de gol no primeiro tempo, não conseguiu fazer um cruzamento razoável para a área.



Outro que decepcionou foi Felipe Anderson. Tem habilidade, o que já foi dito aqui, mas foi precipitado e, mesmo jogando com mais liberdade, em boa parte do tempo no setor em que Neymar gosta de fazer a festa, não foi bem. Aqui, é preciso recorrer ao mestre Tostão, que diferencia técnica e habilidade: a técnica é o conjunto dos fundamentos como passe, drible, finalização, domínio etc, e a habilidade é o uso da técnica frente a um obstáculo. Se o jogador aprimorar a técnica (o que também pode incluir a noção de posicionamento tático), sua habilidade vale mais. Fica a dica para Felipe Anderson, que é um dos postulantes à vaga aberta por Ganso no meio de campo peixeiro. Não dá pra se fiar apenas em lampejos.

Gérson Magrão, outro que disputa um lugar na meia, ainda não está com o o ritmo de jogo ideal. O elenco segue carecendo também de uma opção veloz no ataque, algo que Richely não foi no ano passado, nem o garoto Tiago Alves, emprestado para o Boa Esporte há poucos dias. E, para um clube que se reforçou visando suprir os desfalques que sabia que teria no Campeonato Brasileiro, começar com dois empates contra equipes que dificilmente brigarão pelo topo da competição é algo a se preocupar.  

0 comentários: