Destaques

quinta-feira, julho 26, 2012

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro: O que vamos fazer nesse campeonato?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Chicão fez o primeiro e Paulinho completou o placar (Leonardo Soares/Uol)


O Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e manteve boa sequencia, algo interrompida com o empate frente à Lusa no sábado. Os gols foram de Chicão, cobrando pênalti sofrido por meu desafeto Jorge Henrique, que jogou bem, e Paulinho, num pertardo de fora da área que entrou no ângulo de Fábio, já nos acréscimos.

Eu perdi o primeiro tempo, que segundo a crônica, foi marcado por domínio corintiano e grandes defesas de Fábio. No segundo, O Timão começou bem, o Cruzeiro equilibrou e os donos da casa recuaram para tentar os contra-ataques. Os alvinegros criaram algumas chances e não sofreram tanto com Montillo e cia.

A situação do Corinthians segue indefinida no campeonato. Dois interesses restam: não cair e levantar a taça. O primeiro será facilmente alcançado. Já o segundo depende de muitos fatores, como tropeços de um monte de gente hoje no pelotão da frente. Na real, acho muito difícil.

Não é uma situação nova – nem exclusividade do Timão nesse ano. Santos e Palmeiras também amargam as ressacas dos torneios do primeiro semestre, cujas fases finais se sobrepõem ao início do campeonato nacional. E tem sido cada vez mais comum os vencedores da primeira metade do ano serem coadjuvantes na segunda, e vice-versa.

O problema, penso eu, é de calendário. Funcionaria melhor se os campeonatos fossem disputados de forma mais espaçada, se espalhando pelo ano, e terminando todos mais ou menos na mesma época. Os clubes poderiam passar a fazer planejamentos (assumindo que eles façam algum, claro) de fato para o ano, e não para seis meses.

Além disso, diminui a vontade de sair de jogadores como Leandro Castán, que esperou acabar a Libertadores. Se ela durasse o ano todo, o clube teria mais argumentos para o jogador e seus empresários. Faz sentido?

5 comentários:

Raoni Scandiuzzi disse...

Grande Nicolau,
Conforme dito em conversas rápidas via Gtalk, em minha singela opinião o maior inimigo do Corinthians serão os dias de treinamento no Japão para o Mundial de Clubes. Entretanto, fica uma pergunta: Se faltando 5 ou 6 rodadas para o final do Brasileirão, o Corinthians estiver na liderança, adiaremos os planos nipônicos ou arriscaremos com o time B? Se você fosse o súper Tite, o que faria?

Glauco disse...

O Santos ensaiou uma retomada no ano passado, mas esbarrou no Figueirense em casa. Quando viu que título já tinha pro espaço, com a vaga na Libertadores assegurada em 2012, relaxou em excesso. Acho que o Corinthians pode até se sair melhor, mas os times da frente nesse Brasileirão também parecem aproveitar bem esse momento de ressaca de terceiros.

Nicolau disse...

Pois é, o Corinthians também ficou ensaiando retomadas em 2009 e nada. E aquele ano acho que estávamos mais perto dos líderes...

Leandro disse...

O Corinthians está feito a letra de uma certa música que diz que "eu não sei o que quero, mas eu sei que vou conseguir".
Seja lá o que for, tomara que consiga.
Mas como venho escrevendo por aqui faz muito tempo, tem que mudar esta cultura de abandonar o campeonato nacional p/ se "preparar" para as peladas do Japão (EAU, Marrocos, que seja).
Os europeus jogam seus campeonatos "de boa", chegam às vésperas do torneio, saem pra comprar muamba e passear, e a brasileirada aquartelada para jogar o "maior jogo da história".
Este enfoque precisa mudar. Não é questão de calendário.

Nicolau disse...

Leandro, é fato que o enfoque é um problema, mas disputar a meia boca dez jogos do brasileiro por conta da final da Libertadores ou da Copa do Brasil não ajuda em nada. E ainda mexe no elenco no meio do caminho, por conta da principal janela europeia. Alguma mudança ajudaria até a mudar essas prioridades - que não são só das diretorias, mas se espalham nas torcidas.