Destaques

quarta-feira, outubro 10, 2012

A metafísica vitória do Santos, sem Neymar, contra o Botafogo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Foram três bolas que tocaram ou resvalaram a trave, só na primeira etapa. Em outras ocasiões ela também rondou perigosamente a área do Santos, e parecia questão de tempo para o Botafogo marcar no Engenhão, tal a superioridade na maior parte do primeiro tempo.

A partir daí, pense em bordões do futebol do tipo “Quem não faz, toma” (ou “leva”, de acordo com o gosto do freguês). E, você, torcedor, que mesmo ateu, sabe que no futebol existem uns deuses gozadores que adoram brincadeira, lembre de outro chavão, aquele que diz que tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Está aí a receita algo metafísica que fez o Santos bater os donos da casa, com um segundo tempo no qual fez dois, mas poderia ter feito pelo menos outros dois. Tudo o que os alvinegros cariocas não fizeram na etapa inicial.


Mas seria injusto colocar só na conta do imponderável a vitória peixeira. Desta vez, Muricy Ramalho tem sua cota de méritos. Trocou Bernardo, perdido taticamente, ainda no fim do primeiro tempo e colocou Henrique em seu lugar. Ganhou o meio de campo e contou com a fragilidade defensiva botafoguense, que marcava em linha e deu muitas oportunidades para os visitantes depois do intervalo.

Miralles fez o segundo (Ricardo Saibun/Santos FC)
André marcou o primeiro, em cobrança de escanteio de Felipe Anderson escorada por Ewerton Páscoa. Mesmo com pouca mobilidade, o centroavante continua fazendo o seu vez ou outra, o que o livra das críticas mais severas da torcida. Seu companheiro de ataque, o argentino Miralles, fez o segundo com uma bela assistência de Felipe Anderson, cuja evolução é notável nas últimas partidas, não se sabe se por conta do “tratamento de choque” do pouco afável técnico ou da saída de Ganso que não lhe faz mais sombra do departamento médico.

Parte da torcida da casa já havia desistido antes da partida, dado o comparecimento de pouco mais de quatro mil pessoas. E quem estava lá já protestava antes da metade da segunda etapa, pedindo a volta de Loco Abreu à equipe. O Botafogo até batalhava em campo, mas as almas já estavam longe dali. Antes a torcida pedisse Garrincha...

O Santos perdia chances, com André, com Miralles, com Felipe Anderson. Até o improvável Patito Rodrigues levou perigo quando entrou. Foi uma das raras vezes que os jogadores santistas pareciam saber o que faziam nesse campeonato. Ainda que tenha sido por pouco mais de 45 minutos. Destaque para Arouca que, mais solto, parecia – ou era – dono do time, conduzindo e organizando o meio de campo, o que não é sua característica. Às vezes a personalidade e a confiança valem mais do que a técnica.

Assim o Santos bateu o Botafogo, a primeira vitória fora de casa sem Neymar. Sim, foi sem Neymar. Porque tem coisas...

0 comentários: