Destaques

segunda-feira, outubro 22, 2012

Combate à violência nas escolas: o Minority Report de José Serra

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Parece que a campanha do petista Fernando Haddad não precisa fazer muito esforço no segundo turno das eleições em São Paulo, dado o incrível esforço de auto-sabotagem empreendido pelo tucano José Serra quando abre a boca.

A última foi uma declaração à rádio CBN, em resposta à pergunta de um ouvinte sobre qual o projeto dos candidatos para combater a violência e o consumo de drogas nas escolas. Leia e ouça a resposta do candidato:

"Nós vamos combatê-la em parte com prevenção. Temos um programa feito conjuntamente com a Fundação Casa, antiga Febem, pra atuar nos (sic) jovens que estão dentro das escolas, que ainda não entraram pro mundo do crime mas que podem ter propensão pra isso. Nós vamos fazer com eles um trabalho preventivo que é identificar quem tem um potencial pra ir pro crime, pra ir pra droga, e poder fazer um trabalho de acompanhamento, de monitoramento e de ajuda a esses jovens. Não são apenas medidas de segurança, são medidas preventivas. Essa é a questão fundamental. No geral, vamos combater o crack de verdade".

"Identificar" jovens com propensão ao crime é algo que lembra realidades trágicas de regimes autoritários (do tipo fascista), também presente em filmes como Minority Report. Para fazer tal identificação, talvez o moderno Serra ressuscite Cesare Lombroso para facilitar seu trabalho. Aliás, o que é "combater o crack de verdade"? Será que Kassab e Alckmin, com a midiática operação realizada na Cracolândia, estão/estavam combatendo o crack "de mentira"?



Via Blog do Rovai

5 comentários:

Thalita disse...

A gente pode fazer um jogo assim: como identificar jovens com propensão ao crime.
Um amigo no Facebook já começou: vai ter uma bisnaguinha com mortadela pra cada um, quem pegar duas tá enquadrado.

Glauco disse...

Thalita, tem que ver que o Serra já foi vítima de um atentado com uma arma letal que começa a ser produzida justamente na tenra idade, a infame bolinha de papel. Talvez seja por isso essa sua preocupação com "potenciais criminosos".

Nicolau disse...

O cara lembrar que a Fundação Casa existe é por si um erro. Dizer que vai usá-la pra alguma coisa é um atentado...

Maurício Ayer disse...

Esse cara tá doente, precisa ser internado.

E vou insistir: a Cracolândia continua igual, igualzinha a antes das "operações". É a imagem do fim do mundo.

Ana disse...

Depois dos 2 professores por sala, como professora de escola publica do estado de São Paulo nunca vi e não soube de escolas que tivesse esses profissionais e agora isso, "é pra rir ou para chorar"...