Destaques

segunda-feira, novembro 05, 2012

Birebaixamento, dez anos depois

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

- Você vai ver - ensaiou consolar o corintiano - O rebaixamento vai ser a melhor coisa que poderia acontecer para o Palmeiras... Vai se livrar de um bando de trastes da cartolagem.

É claro que o esboço de apoio moral veio depois de dez minutos de piadas sortidas, sobre o fim do Alviverde, sobre a ausente imponência de outrora, sobre finalidades alternativas da nova Arena Palestra Itália etc. Solidariedade de alvinegro paulistano numa hora dessas teria mesmo de ser farsa. Por nenhum outro motivo devolvi a solidariedade sem perder a ternura:

- Melhor coisa, só se for pra corintiano, são-paulino, santista, vascaíno. Pra palmeirense, a notícia é pior do que fim do mundo dos maias. Se fosse pra consertar aquela esbórnia, tinha resolvido há dez anos, na primeira queda, antes de o clube fazer 90 primaveras. Agora, dois carnavais antes de completar o primeiro século, é risco sério de viver o centenário na gloriosa segundona...

O diálogo terminou com um ou dois palavrões para amaldiçoar a situação. A conversa entre um sarrista e um desesperado aconteceu antes do empate em dois a dois entre Palmeiras e Botafogo, em Araraquara,no domingo, 4. O descenso está traçado há mais de dois meses, com as sucessivas falhas em inflar suspiros de esperança.

Sete pontos para baixo da linha da degola na tabela. A quatro rodadas do fim. Erros por falta de concentração e tranquilidade na tarefa de defender, e falta de pontaria e calma na hora de finalizar em gol. Esse roteiro, de desfecho triste, é conhecido.

Que é possível voltar em campo, em 2013, todos os que já caíram sabem. Em tese, o regulamento assim permite. Que é nada fácil, também é público e notório. Engana-se o torcedor que dá como certo o regresso, porque há um campeonato inteiro pela frente.

A foto é de 2010, depois da elminação da Sulamericana. A tristeza é atual (Ari Ferreira)
Com dois agravantes. Primeiro, o peso do repeteco, de duas quedas em duas décadas do milênio. Triste realidade para o campeão do século passado.

O segundo agravante liga-se à disputa da Taça Libertadores da América. Nenhuma crise existencial no fato de participar do continental e jogar a segundona do nacional. A dificuldade é de planejamento de contratações e organização do clima interno do clube. Fosse esta uma sociedade esportiva com histórico de gestão profissional, o receio poderia ficar escanteado. No cenário de priorizar a conquista da Copa do Brasil e perder o direito de manter-se na Série A, só pra citar o episódio mais recente,  vem um gosto amargo na boca que se confunde com a ressaca dos goles de ontem. Que perfil de elenco joga duas competições de clima e estilos tão dispares?

Resta a história e a paixão de torcedor para seguir firme, amarguras à parte. Tanto para acreditar em dias melhores sem Arnaldo Tirone no comando, sem Mustafá Contoursi interferindo, quanto para botar fé e torcer (e sofrer também) em qualquer divisão, campeonato ou condição.

Sobra um afônico porém sincero: Dá-lhe Porco.

2 comentários:

ThiagoFC disse...

"No cenário de priorizar a conquista da Copa do Brasil e perder o direito de manter-se na Série A, só pra citar o episódio mais recente".

Esse argumento é válido? O Corinthians priorizou a Libertadores, e frequentou a zona de rebaixamento enquanto ainda disputava o torneio continental. Terminada a competição (de forma vitoriosa e invicta, como corinthiano não cansa de repetir), o Timão saiu do Z-4 em poucas rodadas.

Anselmo disse...

Thiago, se vc leu o post, o exemplo mais recente só mostra como faltou planejamento no palmeiras. é constatação de erro, não justificativa para a lama que vive o alviverde.

priorizar a copa do brasil e não ter fôlego, pernas nem qualidade para se manter na primeira divisão é um cenário provocado por erros de planejamento de diferentes esferas.

né?