Destaques

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Cura gripe

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A seca passou e todo dia chove em Brasília. Melhor para as vias respiratórias, não fosse o ar-condicionado como climatização onipresente em ambientes fechados.

Ou a limpeza da tubulação não é feita como deveria, ou a circulação de vírus e bactérias flui melhor por esse meio. O fato é que pequenas ondas de gripe assolam grupos distintos de pessoas. E emergem receitas miraculosas.

Do remedinho ao chá de alho, mastigar gengibre, da vitamina C ao antitérmico, sempre pinga uma receita nova, quase com ares de simpatia...

Nessas horas de coriza e garganta inflamada em estação quente, é inevitável lembrar dos ensinamentos do amigo Jesus Carlos. Foi em Cabrobó-PE, a 530 quilômetros de Recife, às margens do Rio São Francisco, com uma gripe do sertão avizinhando-se, que aprendi:

- Toma uma cachaça com um limão espremido, sem gelo, que passa, rapaz.

Botei fé. Tomei caninha mais o sumo azedo e, no dia seguinte, acordei recuperado.

Foto: Ricardo Bernardo / ricardobernardo.net / Flickr
Tem gelo e açúcar no copo, porque é caipirinha...
Na receita pouco ortodoxa é sem nada disso, viu?

Uma variação mais, digamos, infanto-juvenil é o mel em vez do "mé". Ou própolis, pimenta, hortelã ou qualquer estimulante que faça a garganta arder por estímulo bioquímico do açúcar, da capsaicina...
Mas a gente sempre aprende em cada fórum que encontra pelo caminho.

- Quando estou meio ruim, pego uma aspirina, desmancho no fundo de um copo, e dissolvo na água mais quente que consigo encontrar. Então, faço um gargarejo daqueles impublicáveis, por isso, feche a porta do banheiro. É pra limpar até a alma!

- Cê acha, velho?

- Tem que ver... No dia seguinte estou outro. Mas olhe: são duas aspirinas, uma para o copo e outra que eu tomo, com um chá quente, depois do bochecho todo. Só não pode sair ou me tomar vento frio... É direto pra dormir.

Embora o cidadão garanta que passa bem a noite assim, essa preferi não arriscar.

Mesmo assim, desconfio que, amanhã, acordo recuperado.

3 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Gostei mais da receita de cachaça e limão.
[dá pra adicionar gelo e açúcar?]
:)

Nicolau disse...

O lance que costumo fazer, e não leva alcool, é um AAS tomado com uma caneca de leite com chocolate e canela, também antes de dormir. Da próxima vez, acrescentarei um conhaque.

Maurício Ayer disse...

De Cabrobó vem também uma receita do velho Seu Arthur: cachaça envelhecida na raiz de erva boa. Se eu tinha algum problema antes de tomar, sarou.