Destaques

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Agora nem Aécio nem Huck escapam

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


A Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna mais rígidas as medidas contra motoristas embriagados, foi publicada no Diário Oficial da União ontem - e, por isso, já podem ser aplicadas imediatamente nas blitze de todo o País. Entre outras coisas, a Resolução prevê que, se o teor alcoólico do motorista estiver acima de 0,34 miligramas quando assoprar o bafômetro (ou seis decigramas por litro de sangue), além das penas administrativas, responderá a processo criminal, podendo pegar de seis meses a três anos de prisão, mais pagamento de multa e cassação da carteira de habilitação. Segundo matéria da Agência Estado, o novo limite de tolerância corresponde, em média, a seis latinhas de cerveja ou três doses de uísque.

Uma novidade é que, se o motorista negar o bafômetro, o fiscal poderá aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário de "Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora", que será anexado à autuação. E o bebum irresponsável também poderá ser encaminhado à delegacia. O questionário apresenta informações como aparência do condutor, sinais de sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool, agressividade, senso de orientação, fala alterada, entre outras características. Dessa forma, personalidades como o manguaça Aécio Neves (que foi flagrado dirigindo bêbado em abril de 2011 e recusou o teste do bafômetro) e Luciano Huck (que fez a mesma coisa em dezembro de 2012) não conseguiriam escapar impunes.

Curioso é que Huck, o "bom moço" que a Editora Abril já tentou insinuar como futuro presidente da República, foi cogitado recentemente para se candidatar nas eleições de 2014 pelo PSDB como vice na chapa de... Aécio! Dizem as más línguas que só falta definir o boteco para eles sentarem e selarem a parceria política (e etílica). Mas, dessa vez, para evitar flagrante no trânsito, parece que vão seguir o conselho da esposa do Luciano Huck e deixar a responsabilidade nas mãos de um taxista...




6 comentários:

Maurício Ayer disse...

Quando é que vai ter uma oposição decente neste país?

Aécio pelo menos bebe, o que demonstra que é minimamente confiável.

Glauco disse...

Apesar de não dirigir, acho esse endurecimento da lei bastante questionável, parecendo mais (ó, surpresa) um ato deveras demagógico. Quando a lei já havia sido endurecida em 2008, o Túlio Vianna escreveu esse artigo, bastante elucidativo: Se comer trufas de licor, não dirija!. Segue um trecho abaixo:

"Na maioria dos países democráticos, as gradações alcoólicas permitidas no sangue de motoristas são bastante superiores à brasileira: nos EUA, Inglaterra, Canadá e México, ela é de 0,8; na França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Argentina é 0,5. O Brasil adota a mesma tolerância alcoólica de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Paquistão e Bangladesh: zero."

Significa.

anselmo disse...

tenho menos crítica à lei do que os companheiros. Mas continuo com muitas críticas, mesmo assim.
Aumentar o rigor não é um mal em si, mas tampouco salva a lavoura. É uma forma de agravar, como infração, um eventual crime (atropelamento, acidentes graves com vítimas etc.).
A crise é acabar com a gradação (opa) e progressividade da sanção/multa. Um gole tem efeitos mui distintos de um engradado. E o moderado e o contumaz são igualados.

Anselmo disse...

Na dúvida, vá de táxi.

E não coma trufas de licor. Não coma rendas.

Maurício Ayer disse...

Rendas líquidas, Anselmo?

Anselmo disse...

Nada como os teclados adivinhadores de palavras que povoam celulares "inteligentes".

Fui escrever "não coma trufas", e o dispositivo sugeriu "rendas". Eu não reli, aceitei a recomendação e passei carão.

Antigamente, o nome desse tipo de engano seria caninha.

(Agora revisei)