Destaques

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

A derrota do Santos para o Paulista e os dilemas de Muricy

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

“Olha a capa de chuva! Agora é cinco, depois que começar de chover é dez...”. O ambulante do Pacaembu na partida de ontem já vislumbrava o forte toró que cairia minutos depois do começo da peleja entre Santos e Paulista. Uma precipitação tão intensa que fez do gramado do Pacaembu, que sempre teve uma boa drenagem, um verdadeiro lamaçal que impossibilitava os lances de bola no chão antes mesmo da metade da etapa inicial.

Para o Santos, time que tenta impor um estilo de jogo de toque de bola, era uma má notícia. Mas pior ainda pelo técnico Muricy Ramalho, promover a reestreia de dois atletas que fatalmente sentiriam mais ainda o jogo em um campo pesado. Edu Dracena, 31 anos, retornou após seis meses ausente por conta de uma contusão e Marcos Assunção, 36 anos, jogou sua primeira partida desde o ano passado. Foram sacados Renê Júnior, que tem sido talvez o melhor atleta santista neste 2013, e o zagueiro Neto, também destaque positivo na equipe.

Após o primeiro tempo no qual ambos os times até tiveram suas chances, mas o futebol jogado foi quase zero, a segunda etapa com um gramado menos molhado prometia ser melhor pra o Santos. Só prometia. Guilherme Santos, que já havia falhado ao menos duas vezes antes e fazia sua pior partida pelo time, cometeu um pênalti infantil no atacante Cassiano, convertido por Marcelo Macedo.

O que passou, Neymar?
A partir daí, o Paulista, que já se defendia bem, se fechou ainda mais. E a falta de criatividade santista ficava evidente. O meio de campo alvinegro não conseguia atacar e marcava mal, dando oportunidades de contra-ataque para os visitantes. Montillo praticamente não apareceu e demorou a ser substituído por Muricy. O treinador santista preferiu sacar Guilherme Santos, que realmente tinha que sair, e Bruno Peres, para as entradas de André e Felipe Anderson, que passou a ocupar a ala esquerda. Cícero fez as vezes na direita.

Sem laterais, o time ficou ainda mais vulnerável e foi em uma falta do “ala” Felipe Anderson na intermediária que saiu o segundo tento, de falta, do Paulista. Gol que contou com a falha do goleiro Rafael, que tentou adivinhar o canto, dando um passo e meio para o lado errado. Embora Muricy Ramalho tenha dado bronca em um repórter que fez uma pergunta sobre questão tática e suas substituições em mais um de seus arroubos de arrogância, a justificativa de que quis “abrir o time” é bastante questionável até para pobres mortais como nós, que não entendem tanto de futebol como o douto comandante do Santos.


Muricy poderia ter alterado o meio de campo, fortalecendo o setor mais fraco da equipe. Mas manteve Marcos Assunção até o fim, talvez confiante em alguma bola parada, resgatando os idos tempos do emocionante “Muricybol”. Tal qual castigo, foi o Santos quem tomou um gol de falta e a bola mais perigosa do Alvinegro nesse quesito foi obra de Neymar, e não do volante veterano.

O terceiro gol no final fechou o caixão do vexame, mas o Onze santista fez o de honra para diminuir a vergonha. Passada mais uma formação diferente, ficam questões pendentes para o treinador santista, como a levantada nesse post, a respeito da formação do meio de campo. Se quiser contar com Marcos Assunção, a equipe fica mais lenta e perde poder de marcação, ainda mais com Dracena na zaga, mais lento que o até aqui titular Neto. Abrir mão de Renê Júnior parece algo absurdo, assim como sacar Cícero, um dos únicos três jogadores santistas que marcaram nesse Paulista, fora Miralles e Neymar. Uma alternativa seria colocar Arouca como lateral direito, mas não parece ser uma solução do agrado nem de Muricy, nem do volante que voltou à seleção brasileira mesmo passando por uma fase irregular no clube.

Assim, o comandante santista, que reclamava por não ter opções em 2012, terá que quebrar a cabeça para lidar com a fartura em alguns setores. E, claro, vai continuar reclamando, como é do seu feitio.

0 comentários: