Destaques

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Bola aérea na área do São Paulo é gol

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Opa! Estive longe de internet nos últimos dias e, por isso, me atraso ao analisar a estreia do São Paulo na fase de grupos da Libertadores. Ainda bem que o Fredi viu e já comentou o jogo, pois, na quarta-feira, eu só alcancei uma TV aos 27 da segunda etapa - bem a tempo de ver Ronaldinho Gaúcho convidar o volante Wellington para bailar e cruzar da esquerda na cabeça de Réver: Atlético-MG 2 x 0. A partir daí, não vi muita coisa para poder comentar a partida, a não ser o gol (irregular, empurrão de Aloísio no adversário) que fechou o placar em 2 a 1. Farei, portanto, pequenas observações sobre o São Paulo.

Primeiro de tudo: bola aérea na defesa sãopaulina é gol. E já faz alguns anos isso, por mais que troquem técnico, zagueiros ou laterais. Segundo: se o lado direito é o mais fraco do ataque, o lado esquerdo é o pior da defesa. Nos dois gols do Atlético-MG, Ronaldinho fez a festa no setor do lateral Cortez e do zagueiro Rhodolfo, com cobertura adicional do volante Wellington (aliás, como bem observou o Fredi, a lambança no primeiro gol foi bem digna do quarteto Trapalhões, juntando ao trio citado acima o "bobo da garrafa d'água", Rogério Ceni). E, além de não defender, o lado esquerdo não aciona Osvaldo na frente.

O gol de Réver pareceu replay do segundo feito pelo Bolívar em La Paz, quando Yecerot foi ao mesmo ponto da linha de fundo, passou por Cortez e Welington e cruzou na cabeça de Cabrera. O terceiro do Bolívar também foi de cabeça, numa bola levantada em cobrança de falta. Pelo Campeonato Paulista, Neymar cruzou tranquilamente na cabeça de Miralles, que entrou livre na pequena área para cabecear e fechar o clássico em 3 a 1 para o Santos. Contra o Atlético de Sorocaba, uma cobrança de escanteio encontrou Fábio Sanchez sozinho para fazer o gol de honra do visitante. Ou seja: cruza, que é gol...

E isso porque estou observando só as bolas aéreas, sem contar cruzamentos rasteiros na pequena área, como os que propiciaram gols ao Guarani e ao Atlético-MG. Assim, fica claro que Ney Franco terá mais trabalho para ajeitar a defesa - e o lado esquerdo do time - do que para definir o ponta-direta ideal. Nos dois jogos mais difíceis de 2013, até aqui, derrotas para Santos e Atlético-MG (ainda que as duas tenham sido fora de casa). De minha parte, só uma cornetada: Douglas não pode ser titular, em hipótese alguma. Melhor insistir com Aloísio ou Cañete por ali. E Ganso continua sendo ótimo para esquentar o banco.

3 comentários:

fredi disse...

O que mais me chamou a atenção, na realidade, foi a empáfia do Nei Franco depois do jogo: "O Atlético-MG não teve tanto volume de jogo. Fez um gol raro no futebol, Atlético não pressionou a gente em momento nenhum do jogo. Mas no setor do meio de campo em alguns momentos a gente ganhou, mas não tivemos a competência de encaixar a bola da intermediária para frente", acrescentou.
Pois eu vi outro jogo, e estou cansado técnicos que desvalorizam adversários que jogaram melhor.
E concordo com o Marcão, o tal do Douglas não fez nada em campo. Tomara que o Nei insista na escalação dele.

Glauco disse...

Garrafas de água no ludopédio: fazendo vítimas desde a Copa de 90.

Nicolau disse...

Achei curioso uma galera dizendo que o Gaúcho teria sido "sem caráter" por conta do lance da garrafa. Uai, seja premeditado ou não, não tá na regra? Ele nunca saiu de campo, não avisou o árbitro, não fingiu contusão. A defesa do SP ao esquecer a regra. Faz parte.