Destaques

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Pinceladas cariocas - Post de estreia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

por Enrico Castro

O emocionante desfile de S.Paulo
Olá, pessoal! A partir de agora, o Futepoca terá, toda terça-feira, um resumo do que acontece no futebol carioca - tão desprezado pelo blog, desde sempre. E sem motivo: nos últimos quatro anos, conquistamos três Campeonatos Brasileiros, dois do meu Fluzão (ops, me entreguei...). Neste meu primeiro post,  pretendo dar um panorama do que aconteceu de melhor (???) e pior no Cariocão 2013. Mesmo com quatro clássicos já realizados, o campeonato está tão interessante, para nós, cariocas, quanto o desfile das escolas de samba de São Paulo... Os grandes clubes do Rio vão tentando formar o elenco e encontrar o esquema de jogo no sistema “online”, ou seja, testando formações e variações em jogos valendo ponto.
Rafinha, o "pegador" de Araruama
O destaque, até o momento, é o Flamengo, que está em lua de mel com seu “Casal 20” Hernane e Rafinha. O primeiro, apelidado pela torcida de HerNunes e Chicharito Hernane, é o artilheiro do campeonato, com impressionantes oito gols em sete partidas, sendo dois em clássicos. Isso fez com tivesse renovação de contrato antecipada, com direito a aumento salarial e multa rescisória estratosférica. Já Rafinha, que recebe um salário justo para jogadores de futebol, algo em torno de R$ 1.500, terá contrato renovado por cinco temporadas, com um voluptuoso aumento no rendimento (aí eu quero ver se ele vai continuar namorando aquela menina que passou o Carnaval com ele em Araruama...)
Seedorf pede calma para Jefferson
Falando de bola rolando, aconteceu no último domingo o jogo com maior público até o momento: Flamengo 1 x 0 Botafogo. O jogo foi aberto e com chances para os dois lados, mas quem brilhou novamente foi o artilheiro Hernane, que não desperdiçou o vacilo da zaga botafoguense e decretou números finais a partida logo aos 3 minutos do 1º tempo. No mais, a registrar apenas a discreta estreia do novo camisa 10 da Gávea, Carlos Eduardo, que ainda precisa comer muito angu para ser o grande meia armador que o Fla procura. E também a áspera discussão entre Seedorf e o goleiro Jefferson, em pleno gramado. Com o resultado, o Flamengo assegurou a primeira colocação geral, o que lhe dará o direito de jogar por empate tanto na semifinal quanto numa eventual final. Não adianta. Não vai ganhar nada.
Já o Botafogo, apesar de ainda estar em primeiro na sua chave, pode até mesmo não se classificar, caso ocorra uma improvável combinação de resultados - mas, em se tratando de Botafogo, tudo é possível. O Vasco, que teve um surpreendente início de campeonato e depois amargou alguns resultados ruins, recuperou-se neste neste final de semana com uma vitória po 2 x 0 frente ao Audax-RJ. Essa vitória, combinada com a derrota pra lá de suspeita do Madureira para o Bangu, em Conselheiro Galvão, por 3 x 2 (com direito a pênalti para os visitantes no final do segundo tempo), deu ao Vasco a condição de conseguir a vaga para as semifinais com suas próprias pernas na última rodada, contra o Duque de Caxias.
E o meu Fluminense, que parece não estar dando bola para o Carioca, venceu o Volta Redonda por 3 x 1. O roteiro foi o mesmo das últimas rodadas: um time reserva meio soberbo, que passa a impressão que pode vencer a partida na hora em que bem entender. O time sofreu pressão durante boa parte do jogo, e o gol de Marco Júnior, nos acréscimos do 2º tempo, decretou um resultado enganoso. A registrar a estreia tardia de Deco na temporada, apesar de não pode ser considerada um grande feito, tamanha a fragilidade adversário. O Flu, agora, só pensa no Grêmio, que enfrenta amanhã, pela Libertadores. E nossos adversários flamenguistas, botafoguenses e vascaínos, obviamente, só pensam em secá-lo. Já estamos acostumados.
Enrico Castro é tricolor (do Rio!), analista de sistemas, servidor público. Entende tanto de futebol que tem certeza que o Dimba (aquele mesmo do Goiás, Botafogo e etc) brilharia na Champions League, pois quem fez 31 gols em um Brasileirão e 740 na carreira seria ídolo endeusado em qualquer lugar!

15 comentários:

Nicolau disse...

Bem vindo, Enrico! O futebol carioca sem dúvida anda cheio de prosa, especialmante seu Flu, dono do segundo melhor time do país em 2012, atrás apenas do Timão, hehe. Abraço!

Rodrigo Borges disse...

Esqueceram de comentar que o Enrico também acha o Roger o melhor do mundo.

Aldemar disse...

Falaaaa meu amigo... espero que não continue falando mal do meu Banguzão (é claro que o pênalti existiu no jogo contra o madura! rsrs), se não fosse o fiasco dos jogos em casa (perder pro quissama e empatar com o nova iguaçu) o meu Bangu estaria nas semi-finais no lugar do seu Flu...rs. O meu consolo é que o Mengão tá na frente do flu! rs, saudações banguenses e rubro-negras e parabéns pelo belo post, continue assim! forte abraço!


Anônimo disse...

Ai Enrico, vc até escreve bem,
mas tem um puta mal gosto pra time!
Abração

Glauco disse...

Boas vindas, Enrico! Quanto ao fato de o Carioca não estar muito interessante, fique tranquilo que o Paulista também não está lá essas coisas. Mas desconfio que o Carlos Eduardo não vai ser o dez que o Flamengo precisa, a característica dele é outra, conduzir em velocidade a bola pelas pontas. Se o Dorival quiser um meia armador, vai ter que procurar em outro lugar...

Rodolfo Maia disse...

Fala Enrico! Muito bom o post! só que quando você fala que é Tricolor, só pode ser o do Rio, o Fluzão, porque o resto são times de três cores! Saudações Tricolores!!!

Vitor disse...

Fala mlk! Mto bom o comentário! Só esqueceu de colocar sua opção sexual no final, na sua identificação! Se deixar em branco o pessoal vai associar seu time de coração à sua opção... Grande abraço e parabéns!

sergio rangel disse...

Show meu camarada, estavamos precisando de alguém com conhecimento futebolisticos para trocarmos algumas ideias, já estava cheio desses comentaritas que so abrem a boca para falar besteiras.
Meus parabéns pela iniciativa e saudações rubro negras!

Abs Nescau!!!!!

Unknown disse...

Show meu camarada, estavamos precisando de alguém com conhecimento futebolisticos para trocarmos algumas ideias, já estava cheio desses comentaritas que so abrem a boca para falar besteiras.
Meus parabéns pela iniciativa e saudações rubro negras!

Abs Nescau!!!!!

Unknown disse...

Bem vindo, compadre! Se vire, agora, com as provocações rubro-negras, cruz-maltinas e alvinegras... (rs).

Hermanos futepoquenses, desculpem o "sem jeito" da surpresa. Porém, acho que foi até uma forma apropriada de a coluna nascer, na total informalidade e sem cerimônia dos cariocas (rs).

Sobre o futebol do Rio, acho que o Flamengo pode dar trabalho mais pra frente, esse ano. Sempre que aposta em times "mais ou menos", sem muito compromisso ou pressão, dá certo (vide 2009). Mas o Fluminense, sem dúvida, é o time a ser batido.

Abraços.

Janice Maia disse...

Enrico, você é sensacional! Achei o máximo seu texto, principalmente porque sou FLUMINENSE e também pelo fato de ter sido casada com alguém que entendia tudo de futebol,principalmente do FLAMENGO.
Vou prestar muito mais atenção no Campeonato Carioca. Me aguarde!!
FUTEBEIJOS pra você!!!!

José Luiz Mutuano disse...

Grande tricolor, rumo ao bi carioca e ao mundial no Marrocos!
Abraço e sucesso

Anônimo disse...

Fala companheiro... Vc já tentou de tudo: ser um astro do futebol, do rock, do basquete e até do funk... mas agora me parece que vc realmente encontrou o seu lugar. Seus comentários farão sucesso e vc irá substituir o casagrande na globo. Bem... é isso... forte abraço menino do Rio. Do amigo Gustavo Pastor!

Unknown disse...

Quero agradecer ao Marcão pelo convite e a todos os Hermanos Futepoquenses pela receptividade e incentivo!

Quanto ao Corinthians ser o melhor do Brasil, não é bem isso o que ranking da CBF diz. Nele aparece o Fluzão nadando de braçada na liderança!

Sobre o Roger ser o melhor do mundo, isso é assunto p/ outro post.

O Flu é realmente o único Tricolor do Brasil, os outros são times de 3 cores.

Obrigado a todos pelos comentários, incentivos, elogios e esculachos! Tenham certeza que a imparcialidade será minha marca registrada!

Abcs e até o próximo post!

Anônimo disse...

Kd meu comentario?