Destaques

quinta-feira, março 21, 2013

As aparências enganam: há os que odeiam e há os que amam

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Minha livre adaptação ao verso inicial da bela composição de Sérgio Natureza e Tunai, gravada por Elis Regina, tem como propósito exemplificar dois comportamentos observados, ontem, na vitória por 2 a 1 do São Paulo sobre o São Bernardo: Luís Fabiano comemorando discretamente o primeiro gol (depois de não ter comemorado ao marcar contra o Oeste, no domingo) e a alegria extravasante de Rodrigo Caio ao fazer o gol da vitória. Não sei se o "Fabuloso" está odiando as críticas da imprensa e da torcida, o técnico Ney Franco, a não convocação para os amistosos da nova "família Scolari", o monte de gols perdidos por ele em todos os jogos ou nunseiquelá nunseiquelá. Só sei que, para quem voltou fazendo juras de amor ao clube, não há justificativa plausível para não comemorar gols - principalmente quando a equipe enfrenta turbulências e os torcedores exigem vibração e raça. Exatamente o que demonstra o garoto Rodrigo Caio, que vai consolidando - com toda justiça - sua vaga no time titular.

Essa é a diferença. Não basta criticar o instável e despótico presidente Juvenal Juvêncio, as possíveis inseguranças e escolhas erradas de Ney Franco ou a postura injustificável de jogadores que afrontaram o treinador. O que está faltando, no São Paulo, é o time chamar a responsabilidade pra si, bater no peito e - mais do que tudo - vibrar! Um exemplo: o elenco de 2005, que nem era mais forte do que o atual e que, antes de vencer o Paulistão (e engatar a conquista da Libertadores e do Mundial), sofria pressão da diretoria, da torcida e da imprensa. Mas o torcedor se lembra dos gritos de incentivo ao time e da raça de Lugano. Do Cicinho comemorando um corte para a lateral como se fosse gol. Do Amoroso berrando "Vai, São Paulo!" ao estufar a rede do adversário. Aquele time conseguia ser aplaudido pelo torcedor mesmo em algumas derrotas. O contrário do elenco de hoje, que é vaiado até quando vence e lidera com sobras um campeonato.

Cadê a vibração no elenco autal? Está na molecada - e Rodrigo Caio é um bom exemplo. Ney Franco deveria se cercar desses jogadores que querem mostrar serviço como "soro antiofídico" contra as cobras criadas do elenco. Lúcio já passou seus primeiros 90 minutos no banco. Luís Fabiano está pedindo o mesmo.

O jogo - A partida em São Bernardo do Campo teve como ponto alto o primeiro tempo, quando as duas equipes se postaram de forma idêntica, com três atacantes, e partiram para o jogo aberto. Se eu fosse diretor do São Paulo, procuraria saber mais sobre Gil, ótimo ponta do Tigre, que tirou Tolói para bailar várias vezes. O Tricolor perdeu algumas chances claras até encaixar bela jogada de ataque: a partir de um corta-luz de Ganso, Jadson (jogando muito, como sempre) passou a Wallyson, que serviu na medida para Luís Fabiano pegar de esquerda, de primeira, e abrir o placar. Porém, num escanteio despretensioso, o volante Denílson (em péssima fase) foi tentar cortar e fez o gol contra que igualou tudo no estádio 1º de Maio. Na segunda etapa, os dois times voltaram com o freio de mão puxado e o jogo só melhorou quando Carleto fez o ótimo passe que culminou no gol de cabeça - e da vitória - de Rodrigo Caio. O São Bernardo foi pra cima e quase empatou, não fosse a boa atuação de Rogério Ceni. Agora, o time tem até 4 de abril para adquirir um padrão e voltar a jogar bem. Antes, porém, terá uma verdadeira prova de fogo contra o Corinthians. A ver.


1 comentários:

Moriti disse...

Vale lembrar que Ganso e Jadson renderam bem juntos, com boas trocas de passe e movimentação interessante.

Claro que o Ganso tem que melhorar muito ainda e o São Bernardo não é lá aquelas coisas (a velha lenga-lenga de sempre), mas que dá pros dois jogarem, isso dá.

Encaixar um meia no estilo armador clássico, caso do PH, e outro com mais chegada na área adversária, caso do Jadson, desde que os dois reúnam condição técnica (que ambos têm de sobra) e disposição pra movimentação, não é das tarefas mais difíceis do futebol.