Destaques

domingo, março 10, 2013

Montillo finalmente marca e Santos vence em Sorocaba

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Perto do final da partida, Felipe Anderson, que havia entrado no lugar de Montillo, carrega a bola pelo lado direito do ataque. Sem opção de passe, nem do lado, nem à frente, nem atrás, resolve tentar um passe longo no meio do ataque santista. A defesa do Atlético de Sorocaba retoma a posse de bola e Muricy grita com seu pupilo que ele devia ter segurado a bola para gastar o tempo e assegurar a vitória.

O treinador não se incomodou com o fato de o meia-atacante peixeiro estar sozinho. Deveria dar bronca nos colegas dele. Mas não o fez. Pouco depois, Patito Rodríguez, que havia entrado no lugar de Giva, recebeu bola na esquerda. Sozinho, fez algumas firulas, sem ninguém se aproximar dele. E foi o “desobediente” Felipe Anderson que apareceu ao lado, recebeu e, de forma arredia, passou por dois adversários e quase marcou o terceiro gol santista.

Felipe Anderson não é um cracaço, mas se movimentou e apareceu pra receber, atravessando o campo, quando o companheiro tinha a bola. Faltou muito isso para o Alvinegro durante todo esse ano de 2013, e parece que Muricy se incomoda mais se um atleta não segura a bola do que com o fato de que ele não tenha opção de passe. Mesmo tentando compactar o campo com uma linha de impedimento perigosa, na primeira etapa o Peixe permitiu aos donos da casa o ataque fácil no meio da zaga e pelos lados, onde a marcação em geral era feita no mano a mano. Menos culpa dos laterais e muito mais da forma de jogar. O destaque sorocabano era Bruninho, habilidoso e rápido, mas que sumiu no segundo tempo.

Mas se o jogo alvinegro não fluía, foi em dois contra-ataques capitaneados pelos dois meias que caíam pelos lados que os visitantes fizeram dois a zero no tempo inicial. Primeiro, com Montillo, que marcou seu primeiro gol pelo Santos depois de uma jogadaça de Arouca, que saiu de trás, tocou e recebeu de volta de Bruno Peres e cruzou para o portenho fazer. Quase no fim do primeiro tempo, Cícero deu um belo drible no lado canhoto e cruzou com consciência para André, até então apagado, marcar.

O Atlético fez o seu logo no começo do primeiro tempo com Tiago Marques, uam bela cavadinha justamente depois de uma tentativa malsucedida da defesa peixeira de desenhar a tal linha de impedimento. Mas ficou ali. O Santos controlou a partida, dominou a posse de bola e quase chegou ao gol em três ocasiões ao menos. Montillo jogou talvez seu melhor jogo, deu um grande passe para André desperdiçar e acertou outros bons passes. Sem Neymar, que tomou o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians, o argentino foi a boa notícia da partida porque, de resto, o Santos mostrou uma falta de contundência que irritou quem esperava um desempenho digno da superioridade que um time tinha sobre outro no papel e nas contas bancárias.


Valeu pela vitória, dirão os mais otimistas. Sinceramente, uma vitória pela diferença mínima contra o Sorocaba, que se ofereceu para ser sacrificado com requintes de crueldade na etapa final, é algum feito que se preze? O torcedor espera mais conjunto, mais futebol bem jogado, e também um pouco mais de ímpeto ofensivo para superar um rival inferior técnica e fisicamente como ocorreu hoje.

0 comentários: