Destaques

quinta-feira, julho 25, 2013

Oito derrotas seguidas. Sem poder de reação.

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Faixa de torcedor comum foi apreendida pela polícia ontem (Foto: Tom Dib/Lance!)

Seis derrotas seguidas jogando em seu próprio estádio. Oito derrotas seguidas se somados o amistoso contra o Flamengo, em Uberlândia, e a partida que selou o título da Recopa para o Corinthians, no Pacaembu. Pior sequência de derrotas da história do clube desde sua refundação, em 1936. A marca de 11 jogos sem vitória iguala as séries de 1951 (sete derrotas e quatro empates) e 1986 (duas derrotas e nove empates) - mas, como se vê, é bem pior. "Tem campeonatos que  você joga para ganhar, esse a gente joga para se salvar", cravou Rogério Ceni, após a derrota por 1 a 0 para o Internacional. Mas tem salvação?

Mais do que nunca, só resta ao torcedor sãopaulino a fé. MUITA fé. Porque, da diretoria, da comissão técnica e do elenco, não dá pra esperar quase nada. Só a intervenção divina. Só um milagre. Exagero? Não, infelizmente não. Por mais que se tente defender o elenco, fica mais visível, a cada jogo, a extensão de sua fragilidade. O gol do Inter saiu após mais uma investida inútil do zagueiro Lúcio ao ataque; como sempre, perdeu a bola, a defesa estava exposta, Tolói (lento, pesado e sem tempo de bola) chegou atrasado, Leandro Damião girou e fez o gol. Resumo: a zaga é ruim. E não faz diferença colocar Edson Silva.

Outro sinal de que a coisa, que está péssima, pode piorar ainda mais: Paulo Autuori está visivelmente perdido. Improvisou um zagueiro como volante (Paulo Miranda), um volante como lateral-direito (Rodrigo Caio) e um lateral-direito como ala esquerdo (Douglas). Deu tudo errado. Pior: assim como Ney Franco, ele parece estar sendo pressionado a escalar Paulo Henrique Ganso. É um peso morto, inútil e improdutivo, que atrapalha qualquer tentativa de esquema tático ou de estratégia emergencial. Complica os volantes (que são fracos), os laterais (que são horríveis), os meias e os atacantes. Mas Autuori insiste. E paga o preço.

Aliás, não custa lembrar que a única vitória do São Paulo no Morumbi, neste Brasileirão, foi uma goleada por 5 a 1 sobre o Vasco da Gama - que, naquela ocasião, era treinado por... Paulo Autuori. No mais, Luís Fabiano inventou outra contusão e Denilson poderá passar por artroscopia nos próximos dias, o que significa que ambos escaparam tanto do clássico contra o Corinthians, no Pacaembu, quanto da excursão à Europa e Japão, na sequência. Aloísio, suspenso, também não pega o Timão no Pacaembu (logo, o ataque será Osvaldo e Ademilson - MEU DEUS...). Jadson está muito mal. Não há reservas de qualidade.

Concordo que perder para o forte Internacional (que ficará ainda mais forte com as chegadas de Alex e Scocco) era mais do que plausível. Mas, assim como perdeu para Inter, Cruzeiro, Corinthians e Santos, o São Paulo também perdeu para Goiás, Bahia e Vitória exatamente da mesma forma: sem qualquer poder de reação, de finalização, de recomposição, de organização, de ânimo, de vontade. Basta o time adversário fazer um gol e administrar, seja quem for, do Goiás ao Corinthians. No resto do jogo, o São Paulo não oferece qualquer perigo. Quando cria alguma coisa, se perde sozinho. É assustador. É desesperador.

E, levando em conta que nenhuma grande contratação será feita, é com ISSO AÍ - e com Paulo Autuori! - que o clube tentará, desesperadamente (e mais desesperadamente a cada rodada), fugir da Série B. Difícil.


Ps.: O São Paulo encara o Corinthians no domingo (outra derrota é bem plausível), embarca para uma desgastante viagem à Europa na segunda-feira, enfrenta o Bayern de Munique na quarta, pega Manchester City ou Milan já no dia seguinte, daí se aboleta para Portugal na sexta e joga contra o Benfica no sábado (outras três derrotas também são plausíveis). Sai correndo para o Japão na sequência, pega o Kashima, embarca para a - ainda mais - desgastante viagem de volta ao Brasil e cai direto no inferno do Brasileirão, sem pausa. Com o elenco, que já é fraco e está perdido, totalmente arrebentado e praticamente sem treinar. Vamos bem, Juvenal...

0 comentários: