Destaques

sexta-feira, agosto 30, 2013

Walter, o novo artilheiro na tradição do Goiás

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

É impressionante como, de vez em quando, o Goiás aparece com um artilheiro de destaque. Alguns comprovam, mais tarde, que não eram "fogo de palha". Outros, pelo contrário, tiveram brilho efêmero e sumiram. A bola da vez é Walter, que, apesar do excesso de peso (segundo a revista Placar), tem 21 gols na temporada, seis gols no Brasileirão e foi decisivo para eliminar o Fluminense da Copa do Brasil nesta semana, ao dar assistências para os dois gols de seu time. Pois é, parece que o Goiás tem a sina de surpreender com atletas brigando na ponta da artilharia de competições nacionais, mesmo quando a equipe não está bem. Relacionamos, abaixo, os sete que deram mais projeção ao clube de Goiânia, incluindo Walter. E o curioso é que apenas um deles é goiano - e outro, do Distrito Federal. Mas três deles foram revelados no Goiás. Confiram:

Túlio - Precursor - e mais famoso - dos artilheiros do Goiás, Túlio Humberto Pereira Costa, mais conhecido por Túlio Maravilha, nascido em Goiânia, estreou como profissional pelo clube em 1987. Dois anos depois, foi artilheiro do Brasileirão, com 11 gols. Após uma breve passagem pela Europa, no Sion (Suiça), foi contratado pelo Botafogo, onde viveu o auge de sua carreira, chegando à seleção brasileira. Voltou a ser artilheiro do Brasileirão, em 1994 e 1995, e, neste último ano, levantou a taça da competição. Depois de boas passagens pelo Corinthians (campeão paulista em 1997) e Vitória, ambas patrocinadas pelo Banco Excel, decaiu totalmente e percorreu dezenas de clubes. Aos 44 anos, o folclórico Túlio tenta marcar o milésimo gol (em suas contas) pelo Vilavelhense, do Espírito Santo.

Araújo - O pernambucano de Caruaru Clemerson de Araújo Soares chegou ao Goiás em 1997. No início do ano seguinte, apareceu como um dos grandes destaques da Copa São Paulo de Juniores. Mas foi no Campeonato Brasileiro de 1999 que se destacou, marcando 10 gols (foi um dos poucos a se salvar na desastrosa campanha do Goiás, rebaixado à Série B - tanto que chegou à seleção brasileira). Em 2000, chamou a atenção novamente ao decidir jogos diante do Santos e do Vasco, pela Copa do Brasil. Depois de passar por Shimizu e Gamba Osaka, do Japão, jogou no Cruzeiro, Al Gharafa (Qatar), Fluminense, Náutico e Altlético-MG, até voltar a Goiás, já veterano, onde tem contrato até o fim de 2014. É o maior artilheiro da história do clube, com 136 gols até maio deste ano, quando retornou.

Dill - Exemplo clássico de "jogador de uma temporada só". E ela ocorreu em 2000, quando o maranhense (de São Luís) Elpídio Barbosa Conceição tornou-se o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Goiano de Futebol, com 29 gols, e também foi o artilheiro da Copa Centro-Oeste e da Copa João Havelange, o Brasileirão daquele ano, com 20 gols no Módulo Azul - ao lado de Romário e Magno Alves. O prêmio foi uma transferência milionária para o Olympique de Marseille, da França, de onde seguiu para o Servette, da Suíça. Retornou ao Brasil em 2002, para jogar no São Paulo. Marcou um único gol em dois anos e ganhou o slogan "Dill: o artilheiro que sumiu". Depois de perambular por vários clubes (incluindo Botafogo e Flamengo), aposentou-se no pequeno Foz, de Portugal, em 2010. Hoje é empresário de jogadores.

Dimba - Outro atacante que fez história pelo Goiás, ao tornar-se artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2003, com 31 gols - o primeiro a ultrapassar a barreira das três dezenas na história da competição. Editácio Vieira de Andrade, nascido em Sobradinho (DF) e revelado pelo time de sua cidade, jogou no Brasília e no Gama antes de  ir para o Botafogo, onde, em 1997, marcou o gol do título do Campeonato Carioca. Depois de passar por América-MG, Portuguesa, Bahia, Leça (Portugal), novamente Botafogo e novamente Gama, transferiu-se para o Goiás em 2002. Em 2004, foi contratado pelo Al Ittihad, da Arábia Saudita. Depois, jogou por Flamengo, São Caetano, Brasiliense, Ceilândia, Legião e novamente Ceilândia, onde está, desde 2012.

Alex Dias - Nascido em Rio Brilhante (MS), Alex Dias de Almeida só se destacou em sua segunda passagem pelo Goiás, no Brasileirão de 2004, quando balançou as redes 22 vezes, terminando a competição como vice-artilheiro, atrás apenas de Washington, que fez 34 gols pelo Atlético-PR. O jogador começou no Águia Negra, de sua cidade natal, e depois passou por Comercial-MS, Remo, Boavista (POR), Goiás, Saint-Etienne e PSG (França) e Cruzeiro, antes de retornar à equipe goiana. A vice-artilharia no nacional de 2004 o levou ao Vasco e, de lá, ao São Paulo, onde foi campeão brasileiro em 2006. Depois, jogou por Fluminense, novamente Goiás, Brasiliense, Crac, Mixto, Vila Nova, Pelotas, América-RJ e Aparecidense, até 2012, quando se aposentou.

Souza - O carioca Rodrigo de Souza Cardoso viveu a melhor fase de sua carreira pelo Goiás, em 2006, quando, a exemplo de Túlio, Dill e Dimba, tornou-se artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 17 gols. Até aquele momento, depois de ser revelado pelo Madureira, o atacante havia passado sem brilho pelo Vasco, CSKA Sófia (da Bulgária), Marítimo (Portugal) e Internacional de Porto Alegre. Depois do Goiás, como artilheiro do Brasileirão, foi contratado com o status de "maior reforço" pelo Flamengo, onde faria pífios 3 gols no nacional de 2007 e outros 6 na competição do ano seguinte. Daí, foi para o Panathinaikos (Grécia) e voltou ao Brasil para jogar no Corinthians, onde também decepcionou. Desde 2011, está no Bahia, onde, habitualmente, é reserva.

Walter - A nova surpresa do Goiás é Walter Henrique da Silva, pernambucano de Recife. No momento, ocupa a terceira posição na artilharia do Campeonato Brasileiro, com seis gols, e também a vice-artilharia da Copa do Brasil, com 4 tentos - sendo um dos principais responsáveis pela equipe goiana estar nas quartas-de-final. Revelado nos juniores do São José-RS, Walter foi para o Internacional e tornou-se a principal revelação da Copa São Paulo de Juniores de 2008. Ficou no Colorado até 2010, quando foi negociado com o Porto, de Portugal, que é dono de seu passe. Jogou por empréstimo no Cruzeiro, em 2012, e, no mesmo ano, foi emprestado ao Goiás. Campeão da série B e artilheiro da equipe com 16 gols, é o atual ídolo da torcida esmeraldina. E já fala até em disputar a Libertadores em 2014...

1 comentários:

Anselmo disse...

excelente retrospectiva.