Destaques

quarta-feira, outubro 16, 2013

EUA afundam Panamá nos acréscimos e salvam México. 21 seleções classificadas para o Mundial de 2014

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Muitas vezes jogos de eliminatórias ou as circunstâncias que os cercam podem ser mais dramáticas que um jogo de Mundial propriamente dito. Quem não viu pode não saber, e o desempenho na Copa da seleção de Felipão em 2002 deve ter apagado da memória de alguns que chegamos à última rodada com muitos (muitos mesmo) temendo a eliminação brasileira. E o algoz seria a poderosa Venezuela. Sim, já houve medo da seleção de Hugo Chávez. A seleção terminou em terceiro lugar, atrás de Argentina e Equador, e empatada em número de pontos com o Paraguai.

México vexatório à beira do caos
Não sei o que os mexicanos pensarão no futuro, mas certamente a lembrança das eliminatórias da Copa de 2014 deverão vir acompanhadas de uma série de palavrões. Na penúltima rodada do torneio, o México teve um confronto direto com o Panamá, equipe que nunca participou de um Mundial. E sofreu até os 40 do segundo tempo, quando Raúl Jiménez fez um golaço de bicicleta, fazendo 2 a 1 para os astecas.

Ontem, a missão mexicana era bater a já classificada Costa Rica fora de casa, para tentar ainda uma classificação direta ao Mundial. Era necessário também que Honduras perdesse para a eliminada Jamaica, o que não aconteceu: o jogo terminou 2 a 2. Pior ainda: o México foi derrotado pelos costar-iquenhos por 2 a 1. O periódico Estadio disse que o desempenho foi um reflexo da campanha na competição, “pouca ideia e muita ansiedade”, com a seleção “fazendo muito pouco com o passar dos minutos”.

Não há consolo para a tristeza dos panamenhos
A salvação veio com o incrível resultado da partida entre Estados Unidos, já classificado, e Jamaica. Não que os norte-americanos baterem os panamenhos seja exatamente uma surpresa, mas as circunstâncias em que ela se deu, sim. O 2 a 1 para o Panamá tirava os mexicanos da Copa e durante dez longos minutos os astecas estiveram eliminados. Mas os estadunidenses comandados por Jurgen Klinsmann foram atrás da virada, que aconteceu com dois gols. Um, aos 48; outro, aos 49 do segundo tempo.Em sua conta no Twitter, o ex-capitão da seleção do Tio Sam resumiu a rodada final da Concacaf: “"De nada Mexico". 
 
Os rivais do México chegaram a comemorar a peleja pífia, secando com a hashtag #PorUnMundialSinMéxico, tendência em vários países da América Central. Mas os barões da Copa e o setor de turismo no Brasil  torcem para que os mexicanos, que ganharam sobrevida e pegam a Nova Zelândia na repescagem, consigam achar o futebol perdido. Estima-se que pelo menos 50 mil visitantes do país venham a Copa, o que envolveria gastos em torno de US$ 215 milhões, quase R$ 500 milhões por aqui.

A repescagem entre os representantes da Concacaf e da Oceania acontecem nos dias 23 e 30 de novembro. Mais drama vem por aí.

21 seleções classificadas para a Copa no Brasil

Após a rodada de ontem, mais sete equipes garantiram a vinda ao Brasil, totalizando 21 seleções garantidas. Confira abaixo quem já tem vaga na Copa de 2014:

Brasil

Argentina

Chile

Colômbia

Equador

Costa Rica

Estados Unidos

Honduras

Alemanha

Bélgica

Bósnia

Espanha

Holanda

Inglaterra

Itália

Rússia

Suíça

Coreia do Sul

Irã

Japão

Austrália


Além do confronto entre México e Nova Zelândia, outro encontro na repescagem será entre Uruguai e Jordânia, em partidas que serão disputadas em 15 e 19 de novembro. Na Europa, Portugal, Grécia, Croácia e Ucrânia decidem a vaga em casa por conta de sua posição no ranking da Fifa, e esperam seus adversários entre França, Suécia, Islândia e Romênia. O sorteio que define os confrontos será na próxima segunda-feira (21) e as partidas serão nos dias 15 e 19 de novembro.

As partidas de volta das eliminatórias da África, com direito a cinco vagas, acontecem nos dias 16, 17 e 19 de novembro. Mas, com uma vitória no jogo de ida de 6 a 1 sobre o Egito, pode-se dizer que só uma catástrofe tira Gana da Copa no Brasil. Costa do Marfim venceu Senegal por 3 a 1 e Burkina Fasso bateu a Argélia por 3 a 2, em casa. A Tunísia empatou com Camarões em seus domínios por 0 a 0 e a Etiópia perdeu por 2 a 1 para a Nigéria.

1 comentários:

Unknown disse...

Vai, Jordânia! Vai, Nova Zelândia!