Destaques

quinta-feira, outubro 17, 2013

Missão: mais 3 vitórias e 2 empates em 9 jogos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O São Paulo fez o dever de casa e ontem, no Morumbi, empurrou o bêbado na ladeir..., digo, bateu o lanterna e praticamente rebaixado Náutico por 3 a 0. Melhor do que isso: Corinthians, Bahia, Fluminense, Coritiba e Criciúma perderam e agora todos estão atrás do Tricolor - que, com 37 pontos (e duas vitórias a mais do que o alvinegro paulistano), chegou à 12ª colocação, 5 pontos acima do primeiro time entre os quatro que ocupam a zona do rebaixamento. O Vasco joga hoje e, se vencer, chegará só a 35 pontos. Considerando que o matemático Oswald de Souza estima um patamar mínimo bem maior, de 48 pontos, para que os times se considerem totalmente livres de cair para a Série B (o cálculo anterior era de 45), baseado no número expressivo de "concorrentes" à degola - atualmente, do 10º colocado pra baixo ninguém pode dizer que está salvo -, o São Paulo precisaria de mais 11 pontos, ou seja, pelo menos 3 vitórias e 2 empates nas últimas nove rodadas.

Só que nada é tão simples ou fácil como pode parecer. Na reta final, o time de Muricy Ramalho terá simplesmente cinco confrontos diretos na linha dos que hoje somam menos de 40 pontos: Bahia (fora), Portuguesa (em casa), Fluminense (fora), Criciúma (fora) e Coritiba (em casa). Os outros quatro jogos serão "pedreiras": Internacional (fora), Atlético-PR (fora), Flamengo (em casa) e Botafogo (em casa). Digo "pedreiras" porque dois deles querem garantir vaga na Libertadores - Atlético-PR e Botafogo - e os outros dois, a exemplo do São Paulo, ainda não atingiram a tal "zona de conforto" dos 48 pontos. Por isso, é fundamental que o Tricolor traga pelo menos 1 ponto de Salvador na próxima rodada, domingo. Depois de somar 7 pontos dos 9 disputados nas últimas rodadas (triunfos sobre Cruzeiro e Náutico e empate com o Corinthians), um empate com o Bahia já será, com trocadilho (in)voluntário, Vitória...


PINTURA DE GANSO - Tudo bem que vencer o combalido Náutico, e ainda mais jogando em casa, é mais do que obrigação não só para o São Paulo como para qualquer outro clube na competição deste ano. O time pernambucano praticamente jogou a toalha. Mas o melhor, na vitória de ontem, foi a consolidação de um padrão de jogo com defesa consistente (não tomou um gol sequer nos últimos três jogos), posse de bola no meio campo e liberação dos laterais para o ataque. E melhor ainda foi outra grande atuação de Paulo Henrique Ganso, que, com a confiança de Muricy Ramalho, vai enfileirando uma sequência de partidas primorosas. No lance do primeiro gol, de Ademilson, Ganso deu um passe de letra para Aloísio. E, aos 20 do segundo tempo, pegou a bola pela esquerda e foi costurando em diagonal até entrar na área do Náutico e marcar uma pintura de gol. Aplausos. Vamo, São Paulo!

0 comentários: