Destaques

quinta-feira, novembro 28, 2013

'Até que fomos longe demais', reconhece Muricy Ramalho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

 Juvenal mereceu muito essa 'homenagem' (Foto: Ricardo Matsukawa/Terra)
Depois do excelente 3 x 1 conquistado no Morumbi, a Ponte Preta segurou o empate em 1 x 1 ontem contra o São Paulo, na partida de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, e confirmou sua histórica presença na decisão do primeiro campeonato internacional que o clube disputa - e poderá ganhar o primeiro título em 113 anos de existência. O time de Muricy Ramalho, por sua vez, não caiu em pé: jogou de forma apática, atabalhoada, sem uma proposta definida no ataque e sem incomodar muito o adversário. Assistiu pacificamente a Ponte abrir o placar, no primeiro tempo, e continuou jogando de forma modorrenta até os 16 minutos da etapa final, quando, enfim, o treinador se dignou a colocar mais dois atacantes em campo, Luís Fabiano e Welliton. Mesmo com o primeiro deles marcando o gol de empate, eles pouco acrescentaram ao apático São Paulo que, pela sexta vez consecutiva, é eliminado de uma competição internacional por um clube brasileiro. Muricy, pelo menos, reconheceu a fraqueza do elenco:

"O ano não foi bom e a gente não merecia tanto, não. Até que fomos longe demais nesta Sul-Americana."

Exatamente. Tudo bem que a Ponte Preta vai ser rebaixada no Brasileirão e tem toda chance de ganhar o torneio internacional (provavelmente contra o argentino Lanús, time mais fraco do que o conterrâneo Vélez Sarsfield, que foi derrotado justamente pelo time de Campinas). Parabéns à Veterana, mas não podemos misturar as coisas. O São Paulo, como disse Muricy, não merecia um título neste ano vergonhoso. Seria um prêmio injusto demais para um gestor tão incompetente quanto Juvenal Juvêncio. E reforço: o time entrou com "salto alto" contra a Ponte, no Morumbi, e a soberba ficou explícita depois que Ganso abriu o placar e, num gesto inconsequente, deu um toquinho de calcanhar de primeira no meio de campo, cutucando a macaca com vara curta e incentivando o adversário a reagir e a dar o troco jogando sério (o que, de fato, aconteceu). 2013 tinha mesmo que ficar gravado, na história sãopaulina, como o ano do vexame, da vergonha, da infâmia. Que só não foi maior porque, milagrosamente, o time escapou da Série B.

Não tem nenhum problema reconhecer e assumir o papelão feito nesta temporada. É importante "cortar na carne" e assumi-lo publicamente, como fez Muricy após a eliminação na Sul-Americana. Para ter dimensão da importância de reformular o elenco e as práticas de gerência no clube para 2014. Caso contrário, a casa pode cair novamente (e de forma muito pior). É imprescindível que o desastre de 2013 seja tatuado na testa de Juvenal Juvêncio e de seu incompetente e irresponsável staff. Não se pode apagar essa história só porque o time não foi rebaixado no Brasileirão. Foi, sim, uma infâmia o que aconteceu no São Paulo, principalmente depois de maio, quando Juvenal tomou a medida intempestiva, demagoga e burra de expurgar seis atletas do elenco, sem qualquer tipo de critério, o que gerou medo e insegurança entre os jogadores, tirou completamente a autoridade do técnico (na época, Ney Franco) e precipitou o time naquela que talvez tenha sido a pior sequência de derrotas e vexames de toda a sua existência. Isso, repito, não pode ser esquecido. Mas 2014 já está aí, então é "bola pra frente". Vamo, São Paulo!


1 comentários:

magrão disse...

E o mengão???????
Nada sobre o mengão, o Brocador e cia?????????? nada? Nada?