Destaques

segunda-feira, novembro 18, 2013

E até que o 'Expressinho' não fez feio...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Depois de salvar o São Paulo do rebaixamento para a Série B, Muricy Ramalho se deu ao luxo de colocar um time reserva para enfrentar o Fluminense no Maracanã, ontem - uma situação que nenhum sãopaulino acreditaria ser possível há apenas dois meses, quando o time se debatia para sair da zona da degola. Dessa vez, quem se debate é exatamente o Fluminense, que, com o novo técnico Dorival Júnior, está conseguindo vitórias importantes na luta para permanecer na Série A. Foi o que aconteceu ontem: depois pressionar os paulistas o jogo todo, os cariocas conseguiram o gol da virada e dos fundamentais três pontos aos 43 minutos do segundo tempo, em cabeçada do zagueiro Gum após cobrança de escanteio. Pra (não) variar, falha de marcação e de posicionamento de Rafael Tolói, que prova, a cada atuação, que seu lugar é mesmo o banco de reservas (ou então, fora do clube). Registre-se: aos 27 da segunda etapa, portanto, 16 minutos antes de fazer o gol salvador, Gum, que já tinha cartão amarelo no jogo, deu um carrinho violento em Lucas Evangelista, que partia em direção ao gol do Flu. O juiz poupou o segundo cartão e, com isso, manteve o futuro "herói da partida" em campo. Sinal de que o "Expressinho" do São Paulo não fez feio, ou seja, resistiu bem ao time titular carioca e quase segurou o empate.

Da molecada que entrou jogando, o volante João Schimidt, que deu assistência (de calcanhar) para o primeiro gol do jogo, do atacante Welliton (o melhor do time de Muricy), foi o que mais se destacou. Improvisados nas laterais, o zagueiro Lucas Silva se perdeu no nervosismo e acabou substituído no intervalo pelo lateral-direito de ofício Mateus Caramelo e o meia Lucas Evangelista, pela esquerda, acabou facilmente envolvido pelos adversários. Mas isso foi uma aposta de Muricy Ramalho e o fiasco pode ser debitado na conta dele. O treinador sinalizou, porém, que não confia nos laterais reservas, nem em Caramelo e muito menos no argentino Clemente Rodríguez (ambos devem ter se tocado que não estarão no elenco em 2014). Outros que podem acionar seus empresários, em busca de clubes interessados, são o já citado zagueiro Rafael Tolói, o tosco volante Fabrício e o improdutivo atacante Osvaldo, há sete meses (!) sem marcar gol. Mesmo não sendo tão dispensável, o zagueiro Edson Silva também pode estar com os dias contados, pois o São Paulo provavelmente vai reforçar a zaga. O mesmo acontecerá com Wellington, que já teve propostas do exterior, se o clube trouxer um ou mais volantes. Enfim, Muricy prova para a diretoria, em partidas como essa, que metade do elenco não tem utilidade.

Denis, o goleiro, voltou a falhar ao bater roupa no primeiro gol do Fluminense, mas o treinador o poupou e creditou o erro à falta de ritmo de jogo. Porém, é certo que será muito difícil que o efetivem como titular, caso Rogério Ceni confirme a aposentadoria. O clube está de olho no goleiro rival de ontem, Diego Cavallieri, transação que, se for concretizada, eu considero um grande acerto. O que preocupa, desse time considerado reserva, é Jadson. Não é nem sombra do jogador que iniciou o ano "voando baixo", comandando o meio de campo, dando assistências e fazendo gols - o que o levou a disputar a Copa das Confederações pela seleção brasileira. Talvez a fé cega da diretoria e das comissões técnicas em Paulo Henrique Ganso, forçando sua escalação mesmo quando ainda não estava bem, tenha desanimado Jadson, que percebeu que não era prioridade. Curiosamente, Osvaldo, que também chegou à seleção e começou o ano dando show, "desapareceu" no mesmo período. Se o boato de que o São Paulo vai apostar na vinda do veterano Zé Roberto - que encerra seu contrato com o Grêmio em dezembro - se confirmar, acho que Jadson vai forçar saída para outro clube. O que é uma pena, pois é bom jogador, apesar da má fase atual. Mas confiro nas decisões de Muricy Ramalho. Vamo, São Paulo!


0 comentários: