Destaques

quinta-feira, novembro 14, 2013

Enfim, UFA! Muricy merece uma estátua no Morumbi!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Muricy chora após a vitória contra a Portuguesa: torcida sempre grita seu nome
No DVD "Soberano 2", o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, repete duas vezes a frase "Eu vi a coisa ruim!" (assista aqui, a partir de 15:53) quando fala sobre o sufoco que o time passou contra o Al Ittihad, em 2005, na primeira partida do Mundial de Clubes. Pois entre junho e agosto de 2013, por culpa exatamente de Juvenal, eu e milhões de sãopaulinos também vimos "a coisa ruim" - talvez como nunca antes na história do clube! É por isso que a vitória de ontem por 2 x 0, contra o Flamengo, que alçou o São Paulo aos 49 pontos, 1 acima do patamar de segurança estimado pelo matemático Oswald de Souza para livrar completamente um clube da ameaça de cair para a Série B do Brasileirão, deve ser comemorada como um título (e, curiosamente, na mesma data em que o Cruzeiro sacramentou a conquista do torneio). Digam o que quiserem, mas, nos 63 dias de sua terceira passagem pelo São Paulo, entre 10 de setembro, quando foi apresentado e já comandou o primeiro treino, e 13 de novembro, quando venceu o Flamengo, o técnico Muricy Ramalho operou um verdadeiro MILAGRE. Ele merece uma estátua gigante, na porta do Morumbi!

Juvenal expurgou atletas, desautorizou Ney e precipitou a crise
Eu digo milagre porque, muito além das fraquezas e deficiências do elenco, o time do São Paulo estava completamente destroçado emocional e psicologicamente naquele início de setembro, após uma sequência destruidora de derrotas e vexames iniciada no revés contra o Goiás, pelo Brasileirão, em pleno Morumbi, e que atravessou de forma implacável os comandos de Ney Franco, Milton Cruz e Paulo Autuori. Tudo dava errado, por mais que os treinadores ou os jogadores se matassem em campo. Era um time apático, cabisbaixo, entregue. Concordo que não era tão ruim quando aparentava ser, afinal, no primeiro semestre, chegou às fases de mata-mata do Campeonato Paulista e da Libertadores. Mas foram exatamente as eliminações simultâneas nessas duas competições que levaram Juvenal Juvêncio a precipitar o São Paulo no abismo ao tomar a decisão intempestiva e burra de expurgar seis jogadores para o temível exílio em Cotia (Cañete, Cortez, Fabrício, Henrique Miranda, Luiz Eduardo e Wallyson) - sem critério aparente, afinal, Lúcio, Douglas, Osvaldo e outros que já estavam em péssima fase foram poupados. Aquilo foi o início da enorme crise que quase levou o clube à Série B.

Com a brutal interferência, numa só tacada, Juvenal desvalorizou publicamente atletas de forma totalmente desnecessária, instaurou a insegurança no elenco e, pior, tirou toda a autoridade de Ney Franco. O resultado era previsível e só questão de tempo. Quando Ney foi demitido, a maionese desandou mais do que se imaginava que desandasse. Pior: mesmo com a torcida pedindo nas arquibancadas o então desempregado Muricy, a diretoria resolveu economizar e trouxe Autuori, que não mostra um serviço digno de nota há muito tempo e que deixou o Vasco em uma situação crítica. Para complicar, a sequência de derrotas no Brasileirão (ainda mais humilhantes porque a maioria acontecia no Morumbi) embolou com o passeio tranquilo do Corinthians sobre o time na decisão da Recopa Sul-Americana e na inoportuna excursão para Europa e Ásia, onde cada revés derrubou ainda mais a confiança do time e contribuiu para aumentar a pressão da própria torcida e a zombaria dos adversários. Autuori perdeu 10 dos 17 jogos que comandou! O time que perdeu para o Coritiba na última rodada do 1º turno parecia um bando de defuntos.

A vitória contra o Cruzeiro, no Mineirão, foi a mais inimaginável
E o cadáver seguia com velocidade inegável para o cemitério da Série B. Nem o mais otimista dos otimistas poderia sequer conceber, em delírio, que Muricy, resgatado por Juvenal quando o desespero atingiu o ponto máximo, poderia fazer o São Paulo reagir de forma tão espantosa como aconteceu! Logo de cara, fez o primeiro milagre: três vitórias seguidas, contra Ponte Preta, Vasco e Atlético-MG. O segundo milagre: tirou o time da zona de rebaixamento. E o terceiro: emendou nova sequência de vitórias difíceis, importantes e mesmo inimagináveis principalmente contra o virtual campeão (na época) Cruzeiro, em pleno Mineirão, mais Vitória, Bahia (também fora de casa), Internacional (idem) e Portuguesa. Em 15 partidas pelo Brasileirão, Muricy somou 31 pontos, muito mais do que os 18 conquistados em todos os 19 jogos do 1º turno, e fez o inquestionável milagre de tirar o time da apavorante 18ª colocação na tabela para a atual 7ª posição! Repito: milagre. Maior, na minha opinião, do que o da arrancada do 2º turno de 2008, quando Muricy tirou 11 pontos de desvantagem e ganhou o título na última rodada.

Mas é claro que, por trás do milagre, está o famoso "aqui é trabalho, meu filho!" de Muricy. Ele mudou muita coisa no time, além de recuperar a confiança e a tranquilidade no clube: confirmou a defesa com três zagueiros, com Rodrigo Caio como líbero para ir à frente quando o time tem a posse de bola; fixou Paulo Miranda como lateral-direito e mandou o improdutivo Douglas para a meia-direita; barrou Fabrício (o favorito de Autuori) e "ressuscitou" Maicon para dar apoio a Paulo Henrique Ganso; tirou (corajosamente) Jadson, Osvaldo e Luís Fabiano do time e deu moral para Aloísio e o até então encostado Ademilson. O resultado foi muito melhor do que o esperado. Para quem (como eu) achava que, se o São Paulo conseguisse escapar do rebaixamento, isso aconteceria só na última rodada, no sufoco, Muricy livrou o time da tragédia inédita muito antes disso - o que permite o luxo de poder dar atenção e centrar forças na reta final da Copa Sul-Americana. Por conta do treinador, a torcida sãopaulina vive um alívio impensável há meros dois meses. Aconteça o que acontecer na Sul-Americana, já podemos soltar muitos rojões!

Time grande cai! O campeão Fluminense está na beira do abismo
Finalizo registrando o que eu aprendi com aquela que tenha sido, talvez, a maior crise da história do São Paulo Futebol Clube: ao contrário do que bravateia nossa torcida, time grande cai, sim! Dessa vez nós demos sorte, muita sorte. Não duvido nada de que outra temporada semelhante a essa resulte na queda para a Série B. O Corinthians escapou "raspando" em 2006 e caiu no ano seguinte; o Fluminense foi campeão em 2012 e está perigando cair, somente um ano depois. O Brasileirão é muito nivelado e ninguém está a salvo. O bom retrospecto do São Paulo no campeonato, a partir da instituição dos pontos corridos, iludiu muito os torcedores. Nenhuma estrutura, dinheiro, elenco ou mesmo um treinador como Muricy podem garantir com 100% de certeza que um time nunca vá ser rebaixado. "A bola pune", como professa outra frase conhecida do treinador sãopaulino. Má fase todo clube passa e, se ela for muito longa ou coincida com uma temporada muito nivelada e equilibrada dos adversários, dará em rebaixamento, sem dúvida. Um dia a casa cai. Só que, hoje, respiramos aliviados! Obrigado, Muricy! E vamo, São Paulo!


0 comentários: