Destaques

terça-feira, dezembro 03, 2013

Adiós, 'El Verdugo'

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Com a camisa do São Paulo: 393 jogos e 119 gols
O ano de 2013 ficará marcado pela perda de jogadores de futebol geniais, verdadeiras lendas do esporte bretão. Depois de Djalma Santos, Gylmar dos Santos Neves e Nilton Santos, faleceu ontem, em São Paulo, Pedro Virgilio Rocha Franchetti - ou simplesmente Pedro Rocha, considerado "um dos cinco melhores jogadores do mundo" por Pelé, nos anos 1960. O uruguaio, que completaria 71 anos justamente hoje, sofria de atrofia do mesencéfalo, doença degenerativa que o impedia de andar e falar, além de prejudicar a visão, e que se agravou nos últimos anos. Peñarol e São Paulo, os times onde se destacou, chegaram a conversar sobre um amistoso que seria realizado em janeiro, para reverter a renda ao ex-jogador, mas não deu tempo. Ultimamente, vivia na capital paulista, junto com a mulher Mabel.

Conhecido como "El Verdugo", por ser "carrasco" das defesas adversárias, Pedro Rocha era um meia-atacante artilheiro, na "escola" de Pelé (foi o goleador do Brasileirão de 1972, por exemplo). Despontou no Peñarol aos 17 anos e, entre 1959 e 1968, conquistou oito títulos uruguaios, três Libertadores da América e dois Mundiais de Clubes - em 1966, com duas vitórias sobre o poderoso Real Madrid, Rocha fez um dos gols no jogo decisivo, da volta, na Espanha. Disputou quatro Copas seguidas pelo Uruguai, entre 1962 e 1974. Chegou ao São Paulo em 1970, onde seria campeão paulista em 1971 e 1975 e brasileiro em 1977. Ao todo, disputou 393 jogos pelo Tricolor do Morumbi e marcou 119 gols (é o 12º maior artilheiro do clube). Fez uma Libertadores brilhante em 1974, mas não conseguiu o título. Foi um dos que mais choraram a derrota para o Independiente.

Antes de pendurar as chuteiras, ainda passou pelo Coritiba (campeão paranaense em 1978), Palmeiras, Bangu e futebol mexicano (Deportivo Neza e Monterrey), até encerrar a carreira no Al Nassr, da Arábia Saudita. Tornou-se treinador e, a partir de 1981, dirigiu vários times do interior paulista, até chegar à Portuguesa, em 1988, e de lá foi para o português Sporting. Voltou para treinar o Internacional de Porto Alegre, em 1996, esteve no Japão (Kyoto Purple Sanga) no ano seguinte e depois passou por Ponte Preta, Ituano, Caldense e XV de Piracicaba, até se aposentar definitivamente, em 2000. "A mágica e a mística de Pedro Rocha estarão para sempre nas páginas de ouro da trajetória do São Paulo Futebol Clube", diz nota oficial emitida pelo clube paulistano. Adiós, "El Verdugo", descanse merecidamente. E muito obrigado!




0 comentários: