Destaques

domingo, março 02, 2014

Futebol é coisa de macho

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook



Por Laura Gaelx Montero, original em La Marea

Em 2 de maio de 1998 Justin Fashanu, primeiro jogador de futebol que reconheceu publicamente sua homossexualidade, tirava a própria vida. A falsa acusação de abuso sexual de um garoto de 17 anos e a sentença da opinião pública contra foram a última gota de um copo que havia começado a encher oito anos antes. À época, em pleno apogeu de sua carreira na Premier League, concedeu uma entrevista exclusiva que o tabloide sensacionalista The Sun deu como título: “estrela do futebol de 1 milhão de libras: SOU GAY”.

Quinze anos depois desta trágica morte, os jogadores abertamente homossexuais das primeira ligas europeias se reduzem a um: Thomas Hitzlsperger, meio campista alemão que saiu do armário em janeiro de 2014, quatro meses depois de se aposentar. Ampliando o alcance para clubes de fora da divisão principal, chega-se a três ou quatro nomes. E nenhum deles está na ativa.

As federações oficiais de países como Inglaterra, França ou Alemanha têm realizado esforços mais ou menos contundentes para atacar a homofobia nos gramados. Contudo, os resultados têm sido totalmente estéreis. Manuel Neur, goleiro do Bayern de Munique na Bundesliga e da seleção alemã desde 2009, tem sido vítima de insultos homofóbicos devido ao fato de há três anos ter incentivado companheiros seus que seriam gays a saírem do armário. Em sua bem intencionada e um tanto inocente opinião, “os torcedores se acostumariam rapidamente. O que é importante para eles é o rendimento em campo dos jogadores, não suas preferências sexuais”.

A diversidade sexual sim tem importância para muitos torcedores. Ao menos para os que integram a rede europeia de clubes LGBT Quer Football Fan Clubs (QFF), criada em 2006 na Alemanha. Além da paixão pelas cores de sua equipe, o que os une é acabar com a homofobia no futebol. Segundo reconhecia em uma entrevista o porta-voz da QFF, Dirk Brüllau, o problema, mais do que nos gramados, está nas arquibancadas dos estádios. “Se vou como torcedor gay de St. Pauli a Rostock (estádio desta equipe alemã), significa que ficarei com três dentes a menos”, assinala.
Comemorando a data de nascimento de Fashanu, o dia 19 de fevereiro foi escolhido por associações LGBT como dia contra a homofobia no esporte, ressaltando que o futebol não é a única modalidade esportiva sobre a qual pesa o véu da invisibilidade da diversidade sexual.

A Felgtb, especificamente, reclama ao governo da Espanha que a lei 19/2007 contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte incorpora explicitamente a discriminação por orientação sexual entre os males a erradicar. Além disso, se uniu à ação convocada pelas associações Arcópoli e Halegatos na Puerta del Sol de Madri no último domingo (23) para reivindicar a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no esporte.

1 comentários:

Anselmo disse...

Sendo o futebol do jeito que é, eu nem quereria imaginar o que sofreria, dentro de campo, um jogador no Brasil que assumisse sua homossexualidade. Fora do gramado, então, melhor nem imaginar.
mas a causa é, sem dúvidas, nobre.