Destaques

terça-feira, abril 22, 2014

Mesa de bar, encontro casual entre dois bambas. Assim nasceu um dos maiores clássicos da MPB

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Recorte do jornal 'Luta Democrática' de julho de 1976

Por CHICO NETO*

Sempre digo aos amigos que a música "Juízo Final", imortalizada na voz de Clara Nunes (veja o vídeo e a letra abaixo), não é de autoria apenas de Nelson Cavaquinho, mas sim parceria dele com um poeta desses que não receberam o devido reconhecimento da História. O poeta se chama “Seu” Élcio Soares, e frequentei muito a casa dele quando eu era criança, de uns 10 a 13 anos.

Era muito amigo do filho dele e passávamos horas brincando no quintal de "Seu" Élcio, em Sepetiba, RJ. Na época, eu não tinha a mínima ideia de que ele era da mesma cepa de craques como Cartola, Nelson Cavaquinho e outros ícones do samba e da MPB. Anos depois, já morando em São Paulo, descobri esse fato e fiquei emocionado por saber que ouvi tantas histórias desse senhor bonachão, que, se minha memória não falha, foi quem me apresentou um torresmo de porco.

Com a globalização da internet, pude retomar o contato com Naélcio, filho do "Seu" Élcio, e recebi dele o recorte de jornal que está no início deste post. Entre outras curiosidades, "Seu" Élcio diz na entrevista que "Juízo Final" nasceu de um encontro casual entre ele e Nelson Cavaquinho, no Centro do Rio de Janeiro, no final dos anos 1960.

Os dois sentaram em um bar e compuseram a música a pedido de Nelson, que já tinha a melodia na cabeça. Fico feliz de poder fazer esse registro, pois sempre considerei uma covardia só ver "Juízo Final" creditada ao grande Nelson. Fica aqui minha homenagem a "Seu" Élcio Soares, um dos grandes.

* Chico Neto, 49 (por muito pouco tempo!), é jornalista formado, publicitário por acaso, bebum, torcedor de F1 (Sennista) e, acima de tudo, Flamenguista que viu Zico, Adílio, Júnior e todo aquele timaço de 1981 jogar no Maracanã!



JUÍZO FINAL
(Nelson Cavaquinho e Élcio Soares)

O sol... há de brilhar mais uma vez
A luz... há de chegar aos corações
Do mal... será queimada a semente
O amor... será eterno novamente

É o Juízo Final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos pra ver
A maldade desaparecer

O amor... será eterno novamente


3 comentários:

Elcinar Soares disse...

Oi Chico Neto,boa noite! Me chamo ELCINAR SOARES filha de ELCIO SOARES e irmã de NAELCIO SOARESo .Deixo aqui meu agradecimento pela nota que dedicou o meu pai e também por dar-lhe o reconhecimento da autoria da música JUIZO FINAL.Pois realmente só vinculam Nelson Cavaquinho.E tanto meu pai Elcio Soares quanto Nelson Cavaquinho merecem toda nossa admiração respeito e também agradecimentos por terem deixado para todos nos essa grande obra musical para a historia do samba.Um grande abraço e meus sinceros agradecimentos!!!!

Chico Neto disse...

Foi um prazer, ELCINAR!
Eu cobro essa matéria aí do Naelcio desde que nos reencontramos pelo Facebook.
Ele mandou, o dono do blog abriu espaço e aí está minha homengam a seu pai.

Grande abraço!

good days disse...


افضل شركة نقل عفش من الدمام الى الرياض افضل شركة نقل عفش من الدمام الى الرياض
ارخص افضل شركة نقل عفش بمكة افضل شركة نقل عفش بمكة
افضل شركة نقل عفش من جدة الى الاردن افضل شركة نقل عفش من جدة الى الاردن