Destaques

quinta-feira, maio 15, 2014

Em Copas, Brasil anda com "apito amigo" do lado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A seleção brasileira é penta e ninguém contesta. Porém, uma olhada mais atenta para alguns erros de arbitragem que beneficiaram o time canarinho ao longo da história em Copas não deixa dúvidas: uma fração das nossas glórias se deve à ajuda de juízes míopes. Abaixo, sete dos equívocos que nos ajudaram a ganhar (ou não) um título.

1 – Pênalti não marcado e gol da Espanha anulado (Brasil x Espanha, 1962)

Combo pró-Brasil nesse jogo. Nilton Santos comete pênalti, percebe que está dentro da área e dá dois passos para fora. O lance é tão ostensivo que parece jogo de criança de pré-escola. Mas o árbitro cai no truque e marca apenas falta. A essa altura a Espanha já ganhava por 1 a 0.
Na cobrança da falta, Puskas marca um golaço de bicicleta, mas bandeira vê um impedimento que nem Arnaldo marcaria, e anula a jogada.

2
2 – Cotovelada de Pelé (Brasil x Uruguai, 1970)

Ok, era revide de outro lance não marcado, um pisão de Fontes no Rei. E, convenhamos, foi uma demonstração da arte da vingança. Mas isso não muda o fato de que Pelé deu com vontade na cara do rival. Deveria ter sido expulso e, consequentemente, perdido a final de 1970. Obrigada, deuses da bola. A História não teria sido escrita se o juiz não. tivesse perdido esse lance.



3 – Gol anulado da Espanha (Brasil x Espanha, 1986)

A Espanha não tem mesmo sorte contra o Brasil. Depois de ser garfada em 62, voltou a ser prejudicada em 86. No início do segundo tempo, com o placar ainda no zero, Francisco chuta da entrada da área, a bola bate na trave, bate dentro do gol e sai. Árbitro e bandeira não viram e placar seguiu inalterado. Brasil vence por 1 a 0. A partir de 3:04. O vídeo vale também por conta da pré-história do tira-teima.



4 – Falta de Branco não marcada (Brasil x Holanda, 1994)

O vídeo é cristalino. Branco meteu a mão no rosto e no pescoço do Overmars, seu marcador, antes de ser derrubado. O lance deu origem ao histórico gol de falta do próprio Branco. Mas, justiça seja feita, a miopia não foi seletiva. Depois de ser derrubado, o lateral esquerdo (que só atuou porque o titular Leonardo foi expulso após cotovelada criminosa desferida na partida contra os EUA) leva um chute de Koeman, aparentemente nas partes baixas, e ficou por isso mesmo. A partir de 0:56.



5 – Pênalti mal marcado para o Brasil (Brasil x Turquia, 2002)

A Copa de 2002 tem na conta grandes vergonhas por parte da arbitragem. Dois desses lances favoreceram o Brasil. No primeiro, a seleção ganhou um pênalti de presente na tensa estreia naquele Mundial. Aos 40 minutos, com o placar em 1 a 1, Luizão sofre falta fora da área e mergulha com vontade, tentando cavar o pênalti. Conseguiu convencer o árbitro, que ainda expulsa Ozalan. A partir de 3:52.

Também nessa partida, Rivaldo protagoniza papelão ao simular uma bolada no rosto. Enquanto esperava o time brasileiro posicionar-se para o escanteio, ele leva uma bolada no braço, desferida por um jogador da Turquia. Já era suficiente para que o adversário fosse expulso, mas ele resolveu fingir que havia sido atingido no rosto. Unsal foi de fato expulso, mas o teatro passou despercebido pela arbitragem. Rivaldo chegou a ir a julgamento pelo lance, mas levou apenas uma multa. A partir de 5:10.

 

6 – Gol anulado da Bélgica (Brasil x Bélgica, 2002)

O segundo lance que beneficia o Brasil aconteceu nas oitavas de final. O placar ainda estava no zero e a Bélgica jogava melhor. Aos 35 minutos, Wilmots sobe mais que Roque Júnior e cabeceia para o gol. Árbitro benevolente viu falta – que só ele e o Arnaldo viram, aliás. A partir de 1:40.



7 – Gol ilegal validado (Brasil x Costa do Marfim, 2010)

Esse lance pode não ter mudado o rumo do jogo, mas já está na história como um daqueles erros escandalosos. A partida já estava 1 a 0 para o Brasil quando Luís Fabiano dominou a bola com o braço duas vezes antes de meter para o gol. A partida terminou com 3 a 1 para o Brasil. A partir de 1:40.



Bônus – Juiz some com súmula (Brasil x Inglaterra, 1962)

Nas quartas de final do Mundial de 62, contra a Inglaterra, Garrincha foi expulso e desfalcaria o Brasil na semi contra o Chile. Desfalcaria, porque o craque brasileiro não apenas jogou como marcou 2 gols na semifinal. O motivo? O árbitro peruano Arturo Yamasaki sumiu. Não entrgou a súmula a tempo da realização do julgamento do brasileiro, que foi liberado para brilhar na partida seguinte. Curioso, não?

Confira outros posts sobre a Copa 2014 no Copa na Rede

5 comentários:

Anônimo disse...

Em 1962, tudo foi feito para impedir que a Tchecoslováquia comunista vencesse a Copa. Como em 1954 a Alemanha jogou a final bombada, com o beneplácito da FIFA, que preferia isso à Hungria campeã.

Dilson Luiz disse...

2 erros graves:
procurem em 1958, contra a França, um brasileiro quebrou a perna do melhor adversário no meio do campo e ficou barato - devia ter sido preso;
em 1982 contra a Itália - o tal de Gentile rasgou a camisa do Zico - acho que foi dentro da área - juizão fez que não viu e o resto é hitsória.

Anônimo disse...

Na copa de 1958 o melhor jogador adversario , frances, era Kopa nao teve a perna guebrada. Foi outro jogador, de meio campo.
EM 1954 a alemanha jogou quimicamente meio "mamada" sim.fOI facil porque a alemanha tem a melhor industria quimica do mundo faz tempo, desde o sec. 19.

good days disse...



افضل شركة غسيل خزانات بمكة افضل شركة غسيل خزانات بمكة
افضل شركة غسيل خزانات بجدة افضل شركة غسيل خزانات بجدة
افضل شركة غسيل خزانات بالدمام افضل شركة غسيل خزانات بالدمام
افضل شركة غسيل خزانات بالمدينة المنورة افضل شركة غسيل خزانات بالمدينة المنورة

seocom disse...


شركة عزل أسطح بالمدينة المنورة
عزيزنا العميل توفر لكَ شركة عزل أسطح بالمدينة المنورة العديد من أنواع العزل المختلفة والتي يكون لها دور مهم جداً في المحافظة على الأسطح، كما توفر لكم العزل الحراري والعزل الفوم والعزل المائي، وجميعهم أنواع تعمل على منع الضرر للأسطح وتحافظ عليه من العوامل والظروف المناخية، حيث أن جميع أعمال العزل تتم على أيدي مهندسين وفنيين متخصصين في القيام بأعمال عزل الأسطح على أعلى مستوى من الدقة والاحترافية التي تأهلهم بأن يقوموا بأفضل اعمال عزل الأسطح بالمدينة المنورة ولن يتوقف عمل الشركة للمدينة المنورة فقط بل أن الشركة تقدم جميع خدماتها وأعمالها في أرجاء المملكة.