Destaques

sexta-feira, setembro 12, 2014

11 gols

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ao fechar o placar para o São Paulo contra o Botafogo-RJ, no estádio Mané Garrincha, Alexandre Pato chegou a 11 gols com a camisa do clube. E igualou-se a outras figurinhas carimbadas do futebol brasileiro que também passaram pelo Morumbi. Vamos a uma breve lista com outros 11 conhecidos jogadores que também marcaram 11 gols pelo São Paulo:

André Dias - Zagueiro que integrou a leva de jogadores do Goiás contratados a partir de 2004. Chegou em 2006, virou titular e foi três vezes campeão brasileiro. Em 2010, foi vendido para a Lazio por 2,5 milhões de euros (6,5 milhões de reais). O contrato acabou em julho deste ano e, deste então, está parado. Dizem que estaria na mira do Corinthians.

Alex Dias - Depois de uma boa passagem pelo Vasco, em 2005, o atacante foi contratado pelo São Paulo no ano seguinte, já com a experiência de seus 33 anos. Não chegou a ser titular absoluto, mas marcou sua passagem com gols em clássicos. Ganhou o Brasileirão de 2006 e foi para o Fluminense logo depois. Aposentou-se em 2012, na Aparecidense (GO).

Bezerra - Contratado do Guarani de Campinas em 1976, o zagueiro teve seu melhor momento no ano seguinte, quando foi campeão brasileiro. Na decisão contra o Atlético-MG, marcou um dos gols na decisão por pênaltis. Em 1980, teve diagnosticado um problema na cabeça e ficou dois anos sem entrar em campo. Aposentou-se jogando em Barretos, em 1985.

Bobô - Considerado o "cérebro" do Bahia que conquistou o Brasileirão de 1988, o meio-campista chegou ao São Paulo no ano seguinte com status de craque. Mas, apesar de ter sido campeão paulista e vice-brasileiro em 1989, não correspondeu à fama. Foi emprestado ao Flamengo e depois vendido ao Fluminense. Voltaria ao Bahia para se aposentar, em 1997.

Casagrande - Brigado com Jorge Vieira, então técnico do Corinthians, o centroavante foi emprestado ao rival São Paulo no segundo semestre de 1984. Improvisado na meia-direita, fez excelente dupla com Careca, que seria resgatada durante as Eliminatórias para a Copa do México. Casão ainda rodaria o mundo até se aposentar, em 1996, no São Francisco (BA).

Gérson - Logo após ganhar, como titular da seleção, a Copa do México, o "Canhotinha de Ouro" foi a grande contratação do São Paulo para acabar com 13 anos de jejum de títulos. E deu certo: o habilidoso meia comandou o bicampeonato paulista de 1970 e 1971. Mas a saudade do Rio de Janeiro fez com que fosse para o Fluminense, onde se aposentou, em 1974.

Júnior - Campeão com o Palmeiras dos 100 gols em 1996 e da Copa de 2002 com o Brasil, na reserva, o lateral-esquerdo baiano foi repatriado da Europa pelo São Paulo em 2004. No ano seguinte, venceu o Paulistão, a Libertadores e o Mundial. E, entre 2006 e 2008, foi tricampeão brasileiro. Aposentou-se em 2010, depois de jogar por Atlético-MG e Goiás.

Júnior Baiano - Xará e conterrâneo do lateral acima, só que zagueiro, revelado pelo Flamengo. Apesar de violento, foi cobiçado por Telê Santana e contratado em 1994 - justo quando o São Paulo perdeu o tri da Libertadores e entrou em decadência. Jogou ainda o ano seguinte e depois foi para a Alemanha. Disputou a Copa de 1998 como titular e aposentou-se no Miami FC, em 2009.

Lugano - Também zagueiro, chegou em 2004. Assim como o lateral-esquerdo Júnior, ganhou o Paulista, a Libertadores e o Mundial em 2005, transformando-se em ídolo da torcida sãopaulina e capitão da seleção uruguaia. Jogou parte do Brasileirão de 2006, antes de ir para a Turquia. Após a Copa de 2014, ficou sem clube. Dizem que está prestes a ir para o futebol árabe.

Luizão - O centroavante revelado pelo Guarani não tinha nem 30 anos quando voltou da Europa e teve passagem pífia pelo Botafogo-RJ, em 2004. Mas, no ano seguinte, arrumou uma vaga no time do São Paulo e venceu o Paulistão e a Libertadores (competição da qual tornou-se o maior artilheiro brasileiro). Foi para o Japão e, em 2009, aposentou-se no Rio Branco (SP).

Wilson - Zagueiro de dar arrepios em qualquer torcida, foi titular do São Paulo no difícil período entre 1999 e 2002. Mesmo assim, participou das conquistas do Paulistão de 2000 e do Torneio Rio-São Paulo do ano seguinte. Sabe-se lá Deus como, marcou 11 gols com a camisa tricolor (!). Passou por Inter-RS, Corinthians-AL e Juventude. Não sei por onde anda...

0 comentários: