terça-feira, abril 29, 2008

Rio Branco quer sediar a Copa de 2014

O esforço do governo do Acre para se tornar uma das sedes da Copa de Mundo de 2014 apelou até para a marchetaria, artesanato em madeiras. A foto foi enviada ao Futepoca por Alexandre Costa.

Foto: Alexandre Costa

World Cup 2014 e o governo da "fuloresta"

É pouco provável que o Acre consiga receber um dos grupos do Mundial. Mas a peça de Marqueson Pereira da Silva exposta na prefeitura de Rio Branco é simpática. Morador de Cruzeiro do Sul, a 710 quilômetros da capital do estado, Marqueson tem 46 anos e foi considerado em 1997 pela Unesco como o único marcheteiro na América do Sul.

A Arena da Floresta, em Rio Branco, custou R$ 29 milhões e teve recorde de público em 20 mil pagantes, no amistoso de inauguração entre o time da capital e a seleção brasileira sub-20, em dezembro de 2006. Tecnicamente, a capacidade é de 25 mil. Há projetos de ampliar para 40 mil e de construir outro estádio em Cruzeiro do Sul.

O problema é que a média de público dos jogos do campeonato acreano é bastante inferior. A final de 2005 teve 495 pagantes. Na Copa do Brasil de 2006, na partida entre Rio Branco e Náutico (PE), consta o "bom" público de 3 mil pagantes. Mesmo se não conseguir receber jogos oficiais, o sonho é pelo menos receber uma delegação nos preparativos.

Outras 17 cidades planejam ser uma das dez sedes do Mundial. São elas: Rio de Janeiro, Recife -Olinda (conjuntamente), Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Belém, Curitiba, Florianópolis, Natal, Cuiabá, Fortaleza, Brasilia, Porto Alegre e Maceió.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O Acre pode até querer. Eu quero ganhar na Mega Sena e pegar a Mulher Samambaia. Cada um sonha com o que quiser.

    Warley Morbeck
    http://flamengoeternamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto, o negócio que dá dinheiro no esporte não é organizar, e sim se candidatar.
    Tenho certeza que o dia em que o Rio sediar a Olimpíada, vai ter muita gente triste pelo fim da galinha dos ovos de ouro...

    ResponderExcluir
  4. O comentário sobre a mulher-samambaia e a menção da dita planta é uma forma de relacionar a temática com o Acre e a Amazônia?

    ResponderExcluir
  5. Esse estádio mencionado é do Estado? Se sim, que bela maneira de se gastar dinheiro público...

    ResponderExcluir
  6. Aliás, Anselmo, o que é marchetaria?

    ResponderExcluir
  7. Do jeito que os coronéis regionais se assanharam com a Copa no Brasil, a Fifa terá de aumentar o número de clubes para 60 e o tempo de disputa para três meses para atender todos os Estados, capitais e municípios que querem receber jogos. Vai ser a primeira Copa por pontos corridos, em turno e returno!

    ResponderExcluir
  8. Marchetaria é uma técnica de artesanato que consiste em utilizar madeiras de colocações diferentes para montar quadros, móveis, caixas etc. O quadro do Marqueson Pereira da Silva é um exemplo interessante que não dá muita idéia. Se vc prestar atenção, o trem não é pintado, mas cada cor diferente é uma pequena peça de madeira esculpida e colada, uma do lado da outra.

    Vc pode imaginar isso numa mesa, mesmo sem representar uma figura, mas só pra criar um padrão de cores e tal.

    claro que fica mais fácil vendo.

    ResponderExcluir
  9. em 97 o marquesom foi escolhido o unico marcheteiro da america latina, so que esqueseram de fazer a pesquisa, pois eu conheço centenas de marcheteiro e cada um com seu estilo diferente. eu por exemplo, faço marchetaria de imagem humana,fotos e etc

    ResponderExcluir

Opa! Seu comentário é bem-vindo no Futepoca. A gente prefere comentários assinados. Para isso, há dois métodos. Uma opção bem simples é clicar na caixinha à esquerda de "Nome/URL" e escrever seu nome. Pra xingar, prefira o e-mail.