Com 10 anos também se pode fazer análises mais precisas sobre o desempenho dos clubes. Ver quem foi bem, quem foi "fogo de palha" e quem se sustentou como referência no futebol.
O Futepoca fez um levantamento com o "pódio" dos Campeonatos Brasileiros de 2000 pra cá. Com a listagem dos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada edição elaboramos dois rankings, com os seguintes critérios: o primeiro, para continuar o espírito levantado pela palavra pódio, é o Olímpico - nele, uma única medalha de ouro vale mais que milhares de medalhas de prata, a mesma coisa valendo para a combinação de pratas e bronzes. E outro critério tem como inspiração uma referência cultural aos jovens da minha geração, o jogo Jogos de Verão, do Master System. Nele, para se definir a classificação final dos competidores após o término das provas, se adotava o seguinte critério: o primeiro lugar em cada prova rendia cinco pontos, o segundo três, e o terceiro apenas um. Aí se fazia a somatória dos pontos para se chegar à tabela definitiva.
Antes dos rankings, só a citação rápida de todos os pódios. Respectivamente, primeiro, segundo e terceiro colocados. 2000: Vasco, São Caetano, Cruzeiro; 2001: Atlético-PR, São Caetano, Fluminense; 2002: Santos, Corinthians, Grêmio; 2003: Cruzeiro, Santos, São Paulo; 2004: Santos, Atlético-PR, São Paulo; 2005: Corinthians, Internacional, Goiás; 2006: São Paulo, Internacional, Grêmio; 2007: São Paulo, Santos, Flamengo; 2008: São Paulo, Grêmio, Cruzeiro; 2009: Flamengo, Internacional, São Paulo.
Critério Olímpico:

Critério "Jogos de Verão":

Agora, um pouco de reflexão sobre os números encontrados.
Natural a ponta do São Paulo em ambos os critérios. Por pouco que o Tricolor não dispara ainda mais nestre 2009, já que passou perto de levantar a taça mais uma vez. E o segundo lugar é do Santos - confirmando que a relação "boa administração" e "bom desempenho em pontos corridos" não é tão precisa quanto se fala.
Mais relevantes são as ausências. Do grupo dos 12 times mais geralmente considerados grandes, não figuram na lista Atlético-MG, Botafogo e o Palmeiras. Também não há nenhum nordestino - o "bronze" solitário do Goiás é a única consagração de um time de fora do eixo Sul-Sudeste.
E quais as reflexões de vocês a respeito?
excelente o levantamento.
ResponderExcluirAcho que vale repetir ano que vem justamente só pra excluir a joão havelange disso.
revelador o Palmeiras não figurar entre os três primeiros em nenhuma edição. é um dos indícios de uma década que não foi legal pro Verdão -- foi um paulista conquistado e um vice de libertadores e só. Neste ano, nem classificação pra libertadores.
acho curioso o inter ter três vice campeonatos, sendo que um deles é o de 2005.
Muito bom o levantamento, Olavo! O Corinthians ter desempenho igual ao do Atlético PR mostra que não foi lá uma bela década, apesar de ter duas Copas do Brail e uns Palistas na mala também.
ResponderExcluirDécada sem virada de mesa?
ResponderExcluirE aqueles jogos anulados em 2005....
Excelente post. É cacofonia dizer que o Olavo eleva o Futepoca?
ResponderExcluir2005 nao deveria contar
ResponderExcluir