Jornalistas e outros profissionais de empresas de comunicação são os que mais bebem. A informação está no jornal inglês The Guardian, que destaca pesquisa YouGov, do ministério de saúde do país sobre os hábitos etílicos. O The BlueBus deu antes.
A recomendação é que homens bebam entre 21 e 28 unidades de álcool por semana, três ou quatro por dia. Para as moças, 14 a 21 por semana, duas ou três por dia. Para a turma das redações inglesas, são 44 unidades, em média, o que equivale a mais de quatro garrafas de vinho ou 19 copos de cerveja por semana.
Cada unidade equivale a 10g de álcool. Uma lata de cerveja tem 1,5 unidade. Uma dose de cachaça, umas 2,5. Uma taça pequena de vinho, uma. E assim por diante.
Isso coloca os jornalistas a 10 pontos semanais de vantagem sobre o segundo colocado, os profissionais de tecnologia da informação. Serviços e o mercado financeiro vêm depois. Os reis da moderação trabalham em educação, transporte e turismo. Entre os líderes, 29% se sentem pressionados por colegas a beber.
Na prática, o pessoal da comunicação também está no topo do consumo de vinho e destilados. Do fermentado de uva, a média é de uma garrafa e meia por semana. De outros gorós, são 3,2 doses por dia.
Brasil
Por aqui, não encontrei pesquisas que relacionam o álcool ao trabalho. Pesquisa do Ministério da Saúde apontou aumento em 2009, mas a informação aparece regionalizada.
O Futepoca noticiou o desempenho dos adolescentes brasileiros, dos homens, e da influência dos pais sobre crianças.
Será que no Brasil os jornalistas também lideram esse ranking não tão honroso?
Se os profissionais seguirem os exemplos dos meus colegas de faculadade, certamente lideramos esse ranking.
ResponderExcluirAbraços!
diletra.blogspot.com
Lembra do Vanucci na final da Copa de 2006?
ResponderExcluirAinda bem que no Brasil não é assim...
ResponderExcluirdeveria ter uma pesquisa que cruze os dados dos profissionais da mídia que bebem e fumam....
ResponderExcluirQuerendo saber qual é a minha ração recomendada comecei a fazer umas continhas. Se 1 cerveja são 1,5 unidades, 44 unidades são 29 cervejas, não 19. Não é?
ResponderExcluirPq, assim, o que interessa é que recomendam que eu beba 28 unidades por semana, certo? Isso dá 19 cervejas (lata/copão, não o americano) por semana. Se for isso tô no lucro e vou tomar uma já.
Pesquisa "YouGov" sobre consumo de manguaça é um belo trocadalho. Parabéns ao Guardian.
ResponderExcluir