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quarta-feira, agosto 22, 2007

Educação e meritocracia

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Uma geração inteira de verdadeiros analfabetos funcionais é formada nos bancos das escolas estaduais de São Paulo desde que o PSDB, incluindo Mário Covas, o Santo, governa o estado. Um crime histórico de conseqüências funestas e já mensuráveis.

A sociedade de São Paulo, a mais reacionária, mesquinha e ignorante do Brasil, é a principal responsável por esse estado de coisas, pois não abre mão de governadores tucanos há mais de uma década. Parecendo ignorar a triste situação da educação no estado, a Folha de S. Paulo publica hoje um editorial intitulado “Mérito Coletivo”, que vem a ser um elogio ao “plano ambicioso para a educação pública” que tem sido divulgado esta semana, e que já foi objeto de “análise” entusiasmada do tucano-mor na imprensa paulista, o Gilberto Dimentein.

Entre as metas do “ambicioso” plano, destacam-se:
- políticas de corte de reprovação (como se isso significasse qualidade);
- alfabetização de “todas as crianças de oito anos”;
- a meritocracia.

O sistema meritocrático terá como base “uma avaliação de todas as 5.550 escolas” estaduais, que terão metas a cumprir, segundo a secretária de educação Maria Helena Guimarães de Castro. As escolas com melhor “evolução receberão uma remuneração adicional, a qual beneficiará o conjunto dos seus funcionários: diretor, supervisor, professores, pessoal administrativo”.

Em 1997, a secretária Rose Neubauer, que, nomeada por Mário Covas, iniciou o “revolucionário” "regime de progressão continuada", disse à época que o sistema “segue o que existe em países como os Estados Unidos e a Inglaterra". Dez anos depois, avalie uma pessoa hoje com 16, 17 ou 18 anos “educada” sob a escola de Neubauer para ver a tragédia geracional que tal sistema gestou. Vamos ver os resultados da meritocracia serrista.

7 comentários:

Anônimo disse...

óbvio, vai começar a chover cursinho para alunos de escola pública e para professores da mesma para que tenham melhores avaliações,
com essa de corte de reprovações, vai ter muita criança fora da escola... o método mais fácil de ter menos reprovações.

Fabricio disse...

Os pais acham bonito se as crianças passam de ano sem se preocupar se estão aprendendo ou não. Outro dia ouvi uma entrevista com umas 10 crianças de 9 anos e só uma acertou o ano em que o Brasil foi descoberto.
No final do ano letivo, há sempre um jeito de recuperação pra passar todo mundo. Que vontade de dar aula um professor terá se além do salário baixo, a avaliação dele não tem valor?
Pensando bem, pra que se alfabetizar se nesse país um analfabeto pode chegar tão longe?

Thalita disse...

"Pensando bem, pra que se alfabetizar se nesse país um analfabeto pode chegar tão longe?"

Quem são os analfabetos que chegam longe no Brasil?

Glauco disse...

1 - A progressão continuada foi implantada por Paulo Freire, quando secretário da Educação do governo Luiza Erundina na rede municipal de São Paulo. Se o Covas quisesse buscar exemplo, não rpecisaria ir tão longe. O problema é que a aplicação disso no estado tornou a progressão continuada em aprovação automática, pervertendo totalmente a idéia original, boa e com excelentes resultados.

2 - Faço minha a questão da Thalita: que analfabeto chega longe no Brasil?

Edu Maretti disse...

é tudo verdade, Glauco. Mas o mérito da criação do sistema no estado vc não pode tirar do general Rose Neubauer.

Anônimo disse...

A capacidade desses tucanos de estar completamente desconectados com a realidade é impressionante. Mas isso que o anônimo falou é verdade. Tudo é transformado pela lógica do mercado, e se aparecerem os tais cursinhos vão ainda entrar nas estatísticas da "saúde" do setor educativo privado.

Anônimo disse...

Educação brasil, progressão continuada e feita em todas as escolas publicas mostra como o governo investe na educação.Já que em provas que são comparadas o nosso sistema de educação com de outros países nos até perdemos para nossos vizinhos argentinos.Também o professores com um salários de miséria e risco a vida dando aulas em algumas escolas, não tem condições de da uma aula para que os alunos aprendam e se os alunos querem aprender também porque muitos nem quer aprender nada.O que fazer com Tudo isso "Progressão Continuada".Para falar que está aumentando o nível de escolaridade dos brasileiros.Quando essas Crianças que passaram sem o mínimo de conhecimento chegarem na Faculdade(Obs:particular porque na USP só estudando mesmo muito).Lá vão ver o que eles perderam enquanto estavam lá na escola.