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terça-feira, janeiro 08, 2008

O selinho da discórdia

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Dia desses eu estava assistindo TV quando me deparei com um comercial sobre higiene das latas de cerveja. Em tom de campanha educativa, a propaganda dizia que era importante que o usuário higienizasse sua lata antes de consumir o líquido. E o "reclame" alertava ainda que as latas que possuem lacre de alumínio por sobre o furo precisam de cuidado extra, já que o tal lacre criaria uma espécie de "efeito estufa" que mantém as bactérias conservadas até a hora do consumo.

Foi então que me dei conta da real intenção da propaganda. A idéia clara era atacar a Itaipava - única cerveja do mercado nacional que dispõe do tal selinho. A Itaipava, como se sabe, tem apresentado um crescimento significativo. E atua de forma de certo modo independente, já que é uma das poucas empresas nacionais num mercado cada vez mais dominado pelos gigantes.

Quanto ao sabor, deixo para os manguaças mais experientes comentários. Eu sigo com minha humilde opinião de que cerveja é tudo igual.

Pois bem, o tal comercial deu pano pra manga. No dia 27 de dezembro, a veiculação do anúncio foi suspensa. Segundo o Consultor Jurídico, a proibição se deu porque a "pesquisa científica" que apontava o risco do selinho não era tão confiável assim.

Cabe recurso e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja e a Associação das Indústrias de Refrigerantes - responsável pelo anúncio e que, obviamente, não tem a Itaipava entre os associados - promete lutar pela veiculação da propaganda.

Foto: Luiz Alvarenga/Extra

6 comentários:

Nicolau disse...

A Itaipava pode ter ganho um consumidor por causa dessa patacoada de "pesquisa científica". Sobre o sabor, na minh atambém humilde opinião, pe melhor que a Brahma e um pouquinho pior que a Skol, estando todas elas abaixo da Original, da Bohemia e da Serra Malte, que mudam de posição de acordo com o gosto do freguês. Eu prefiro a Original.

Marcão disse...

Tô com o Nivaldo - e aguardando a Original em lata. Sobre o selinho, nada mais que uma baita frescura.

Unknown disse...

Não só a Itaipava, mas a Conti e, se não me engano, a NovaSchin também vêm com o alumínio.

Na verdade, são três marcas com uma fabricação muito menor do que as gigantes Antarctica, Brahma e Skol. Se fosse viável economicamente para estas produzir suas latas com alumínio, certamente elas o fariam. Mas, como não é, elas inverteram o ditado: "Se não pode vencê-las, faça com que elas se juntem à você."

Abraços

Marco Antonio disse...

Também tinha notado que a propaganda contra o “selinho” na verdade era para atingir não somente a Itaipava, mas tb a Cristal e a Petra (produzidas pela mesma cervejaria) e todas as outras pequenas cervejarias que colocam em suas latinhas o “selinho” como um diferencial de prateleira das grande cervejarias.
Com relação ao sabor acho a Itaipava no mesmo nível da Skol e superior a as outras de linha latinha inclusive a Bohemia que depois que se popularizou (virou AMBEV) caiu muito no seu sabor. Na garrafa tradicional para mim a Serra Malte continua imbatível.

Nicolau disse...

A Bohemia caiu mesmo, ficou meio doce, sei lá. A Serra Malte é excelente, mas é meio pesada, naõ é todo dia que to com ânimo pra ela. A Original sempre desce bem. Aliás, hoje é um dia bom pra tomar uma dessas no Vavá. Consigo algumas adesões?

Zêro Blue disse...

Acho também que isso é jogada de marketing pra prejudicar a Itaipava que a meu ver é excelente, no mesmo nível de Skol, e a Bohemia é o supra sumo das cervejas, no meu gosto!

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