Destaques

sexta-feira, dezembro 22, 2006

O destino de cada um

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Vira e mexe algum time "pequeno" forma uma boa equipe e sofre um desmanche logo em seguida. Não raro, um clube "grande" chega e leva dois ou três de uma vez. Um caso clássico foi o Mogi Mirim de 1993, batizado de "Carrossel Caipira", que revelou Válber, Rivaldo e Leto. Os três foram parar no Corinthians naquele mesmo ano. Na época, diziam que o craque era o Válber. Mas, como sabemos, o único que virou alguma coisa ali foi Rivaldo.

O São Paulo tem uma história parecida. No Paulistão de 2003, a gloriosa Portuguesa Santista fez uma boa campanha: na primeira fase, terminou em primeiro lugar no Grupo 2, à frente de São Paulo e Santo André. Nas quartas-de-final, despachou o Guarani. Porém, na fase seguinte, foi eliminada com duas derrotas para o São Paulo, que seria vice-campeão (perdeu a decisão para o Corinthians). Encerrado o campeonato, o tricolor do Morumbi trouxe como reforços três dos destaques da Briosa: o volante Adriano (foto), o meia Souza e o atacante Rico.

Na apresentação dos atletas, o então diretor de futebol são-paulino, Carlos Alberto Barros e Silva, garantiu que "eles devem ficar por pelo menos três anos aqui". Não foi o que aconteceu, pelo menos, para dois deles. Rico quase não aproveitou as chances que teve e em 2004 foi cedido ao Grêmio, onde participou da vexaminosa campanha do time gaúcho no Brasileirão daquele ano, tornando-se um dos vilões da queda para a série B. Pelo o que consta, está jogando atualmente no Bahrein.

O volante Adriano chegou a ser titular em 2003, mas queimou seu filme na fracassada campanha do tricolor na Libertadores do ano seguinte. Com a queda de Cuca e a chegada de Emerson Leão, Adriano foi preterido pelas revelações Renan e Alê, fez um acordo e foi dispensado em dezembro de 2004. Ultimamente, estava no Juventus, onde disputou a série C do Brasileiro e a Copa FPF. Agora, acertou com o Bragantino para a disputa do próximo Paulistão.

Dos três, portanto, o único que "vingou" no São Paulo foi Souza. Reserva consumado desde os primeiros tempos, conseguiu sobreviver a Rojas, Cuca e Leão. A chance veio nas semifinais da Libertadores de 2005, contra o River Plate, com o técnico Paulo Autuori. Souza jogou muito na primeira partida e entrou bem como titular na segunda. Porém, após o título, não conseguiu dar seqüência e voltou pro banco. A nova oportunidade veio com a venda de Cicinho: Muricy Ramalho efetivou Souza na lateral-direita e, nesta função, o jogador ganhou até prêmio.

Na reta final do Brasileirão deste ano, Souza voltou a ser titular como meia no esquema 4-4-2. Óbvio que nunca foi e nem será um Rivaldo - muito longe disso. Mas teve um destino melhor que Rico e Adriano e segue firme para completar, em março, quatro anos seguidos no São Paulo. É o mais "antigo" no tricolor, depois de Rogério Ceni. Temos que admitir que atualmente, em qualquer time "grande", isso é coisa muito rara.

5 comentários:

Tribuna dos Esportes disse...

Olá amigos do futepoca, parabéns mais uma vez pelo belo trabalho e desejamos antecipadamente um Feliz Natal, abraços.

Equipe Tribuna.

Anônimo disse...

Souza. Meu Deus, pobre futebol brasileiro. Se der adicione meu blog aí nos links, já fiz o mesmo em relação a este daqui. E apareça lá. Abs, Rodrigo.

Anônimo disse...

Sabe aquele jogador que parece que só você acha bom? Então, era o que eu sentia em relação a esse Adriano. Eu achava que ele jogava bola. Se viesse pro Santos, a baixo custo, eu não ia reclamar.

Marcão disse...

Um detalhe curioso: Souza chegou ao São Paulo em março de 2003, logo após a decisão do Paulista. Aquela foi a última derrota do clube para o Corinthians.
Portano, o tabu de 12 jogos do São Paulo sem derrota para o rival tem a mesma duração que a permanência de Souza no elenco.
Talvez por estar invicto contra os corintianos, o meia falastrão se ache no direito de provocá-los. Mas Souza só soltou sua língua de trapo depois da passagem de Amoroso pelo Morumbi, outro que adorava cutucar o Timão (e hoje joga lá).

ahmed disse...

لكن لا داعي للقلق بشأن كل هذه الشركة التي توفر لك Wood Rigger في الرياض أفضل الخدمات التي تساعدك على تحصين نفسك والتخلص من حشرة الحشرات الخشبية إلى الأبد مع التأكد من عدم عودتها مرة أخرى ، فلا تتردد في الاتصال بنا نحن جاهزة تماما في كل وقت.

شركة مكافحة النمل الابيض بالخبر
شركة مكافحة حشرات بالخبر
شركة رش مبيدات بالخبر
ارخص شركة مكافحة حشرات