Destaques

quinta-feira, março 01, 2007

Suplicy vai ao Iraque. Senado só oferece passagem de ida

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


A manchete é sensacionalista e só tem o objetivo de antecipar a(s) piada(s) óbvia(s). Mas é tudo verdade, pelo menos é o que diz O Estado de S.Paulo (só para assinantes) desta quinta-feira (1º de março). O objetivo da viagem ao Iraque não poderia ser outro que a divulgação do programa Renda Mínima, a que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se dedica todo o tempo que pode.
Nem os riscos de atentados terroristas muda a busca do senador quase-monocórdio. Ele já conversou com o deputado iraquiano Ibrahim Jaafari, ex-primeiro-ministro do país pós-Saddam Hussein e presidente do partido que está no poder. O convite será para uma palestra de Suplicy em maio.
A matéria afirma que o senador teve a idéia de levar o Renda Mínima ao Iraque em 2005, durante um churrasco, quer dizer, uma palestra na Granja do Torto proferida pelo presidente norte-americano George W. Bush, o republicano, em sua visita ao Brasil.
Bem-informado, o petista elogiou a política do estado do Alasca, que aposta na distribuição de renda.
— Well, in Alasca, they got oil (Bem, no Alasca, eles têm petróleo) — respondeu o ainda mais bem-informado presidente.

Suplicy percebeu que tinha espaço para sugerir a Bush a instituição (advinhe do que) do renda mínima em todo o continente americano. De quebra, valeria também à pena, para ajudar na democratização e na pacificação do Iraque, levar a medida ao país árabe.
— That's our path, that's our path (Esse é o nosso caminho, esse é o nosso caminho) — respondeu Bush, ao que parece, meio sem entender do que se tratava.
A partir dali, o senador vinha batalhando a passagem junto à Comissão de Relações Exteriores do Senado. Em fevereiro, Heráclito Fortes (PFL-PI) passou a presidir a comissão. O piauiense gostou da idéia, mas arrematou com o bom-humor óbvio que justifica o título do post: "Vou dar só a passagem de ida para o Suplicy".
Jaafari disse que vai enviar ao Senado o convite oficial e tudo será feito pela via diplomática. E lá irá o senador no que o jornalão paulista chama de "cruzada" pelo Renda Mínima.

As informações são todas da matéria assinada por João Domingos.

4 comentários:

Marcão disse...

O iraquiano receberá a renda mínima sob condição de freqüentar diariamente os interrogatórios na prisão de Abu Graib...

Glauco disse...

Mas tá certo, Marcão. Essa é a contrapartida "educacional" dos americanos...

Edu Maretti disse...

Isso é sacanagem. Precisei ler o post inteiro para ver que a idéia de passagem só de ida do senador era uma galhofa. Quase acreditei. Que frustração.

Anônimo disse...

galhofa, pilhéria e chacota sim. Vejismo não...