Destaques

quinta-feira, maio 24, 2007

Sobre o bairrismo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A parcialidade da imprensa do Rio de Janeiro ao comentar o duelo entre Botafogo e Atlético-MG foi algo gritante, que rendeu muitas críticas nesse blog e em outros lugares. A tônica para isso foi o constrangimento dos comentaristas para admitir que a arbitragem errou ao não marcar um pênalti claríssimo que favoreceria o Galo no último instante do jogo. O constrangimento, de fato, foi nítido e extremamente condenável.

Mas agora é hora de pensar na outra mão. Nós, paulistas, adoramos atacar com força máxima tudo que vem do futebol do Rio. Uma acusação frequente é denegrir os atletas que lá se destacam como "jogador pra Campeonato Carioca". Qualquer lateral mal-marcado contra o adversário de um carioca já se torna "esquema pra favorecer carioca". Quando um jogador de lá vai pra seleção, é "esquema da CBF"; se não vai, a CBF tá agindo pra facilitar os interesses do time do Rio. E por aí vai.

Enfim, nada diferente do que os cariocas devem falar em relação a SP. Mas enfim:

Acho que é hora de nós, paulistas, revermos os nossos bairrismos - para que não nos sintamos "vítimas" quando os cariocas fizerem os deles.

O tal constrangimento dos cariocas ao admitir o erro do Simon está se repetindo, em igual proporção e jeitão, na hora dos paulistas confirmarem que, sim, a Ana Paula de Oliveira prejudicou ontem o Botafogo. Olha só, admitir que um clube do RJ foi prejudicado pela arbitragem, como assim? A voz corrente - entre imprensa e torcedores - foi alegar que Ana Paula errou, mas "o Botafogo só chegou lá por causa do Simon".

É bom pensar um pouco no que nós costumamos fazer.

8 comentários:

Fura Olho disse...

Olavo,

Só botafoguense (são poucos) acha que ela errou. O primeiro lance foi difícil, mas o Zé Roberto estava na frente.

No segundo, a bola iria entrar de qualquer maneira, e o goleiro não iria tocar na bola de qualquer maneira, mas o idiota correu junto e participou do lance. Impedido!

Falando de bairrismo, no Rio entendemos que a imprensa levanta a bola é dos times de SP!!

Exemplos? Romário, Edmundo, etc no Rio é campeonato de masters. Em São Paulo Edmundo e Vampeta são reforços!! No Rio Carlos Alberto é encrenqueiro. Em SP era grande reforço, e por ai vai...

O importante é o FLU ganhar a Copa do Brasil...

Abraços.

fredi disse...

Olavo, em nenhum momento falei essa bobagem de que mereceu ser roubado porque só chegou lá com erro.

Mas time que toma o frango que o goleiro deles tomou não merece estar na final.

Para mim, o que ficou flagrante é que todos os comentaristas estão dizendo, sem nenhum mas..., que ela errou, enquanto no caso do Simon tentavam justificar um "erro" aos 46 minutos do segundo tempo.

Glauco disse...

Bairrismo é bom, eu gosto e rende posts e comentários. Não achei erros crassos e, na verdade, nem achei erro como foi comentado anteriormente. Mas a punição contra ela foi imediata. Quando a companheira errou - essa sim uma falha grotesca que eu, no estádio, percebi na hora - a imprensa não exigiu a cabeça da moça. Campeonatos diferentes, punições diferentes, justo. Mas por que a grita da mídia é maior agora?

Anônimo disse...

No caso do Simon, houve certo constrangimento da imprensa sim.

Ainda mais levando-se em conta a chiadeira alvinegra após a decisão do Estadual contra o Flamengo, no lance do Gol/Expulsão de Dodô no último minuto.

Acho que o Atlético-MG nasceu para ser roubado mesmo. É o time contra quem se comete os maiores descalabros na história do futebol brasileiro.

Anônimo disse...

paranóico todo torcedor é. tem obrigação de ser. arrumar argumento pra comprovar denúncia bairrista sempre vai ter.

sobre edmundo e vampeta, são casos diferentes. edmundo veio numa ascendente até voltar ao palmeiras. o vampeta, no meio de um limbo, surge no corinthians. mas não é orgulho pra parmerista saber que o time depende de um veterano de 37 anos...

entendo, porém, o que o companheiro Fura Olho diz. romário foi artilheiro do Brasileiro de 2005 pelo vasco. aliás, o roma´rio é o caso mais recente de quase consenso na grande mídia de destaque para seu milésimo...

Anônimo disse...

UM ABRAÇO AOS AMIGOS,EU JA O CONHECIA,ATACANTE AFONSO ALVES,HEERENVEEN,INICIOU NO ATLETICO DE MINAS,LEIO VARIOS SITE DE FUTEBOL,ENTRE ELE WWW.FUTEBOLINTERIOR WWW.UAI.COM.BR, WWW.GLOBO.COM ENTRE OUTROS,FIQUEI ASSUSTADO COM O DESCONHECIMENTO DE PARTE DA IMPRENSA BRASILEIRA,SOBRE A FALTA DE CONHECIMENTO,O AUXILIAR TECNICO JORGINHO,FEZ A PARTE DELE ,DEU AULA DE CONHECIMENTO SOBRE JOGADORES BRASILEIROS NA EUROPA.O NETO COMENTARISTA??? FOI LASTIMÁVEL SOB TODOS ASPECTOS,JUCA KFOURI,E O CHEFE DE JORNALISMO DA ESPN BRASIL TRAJANO,FOI PIOR AINDA.PAU NESSA TURMA MESMO,QUE COISA TERRÍVEL,ESSE PESSOAL É QUE FORMA OPINIÃO,AI É DE DOER O CORAÇÃO.AFONSO ALVES É O MAIOR ARTILHEIRO DA EUROPA EM 2007,ISSO SÓ JA É FATOR PRIMORDIAL PARA A SUA CONVOCAÇÃO,SEM CONTAR QUE SEU PASSE ESTA AVALIADO EM 25 OU 30 MILHÕES DE EUROS.JOGADOR QUE VALHA TANTO,TEM QUE ESTAR SEMPRE ENTRE OS CONVOCADOS!FAZER 34 GOLS EM 30 JOGOS,NA HOLANDA,JOGANDO POR UM TIME PEQUENO NÃO É FACIL !!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcão disse...

O fato de o futebol carioca ser uma merda (há muito tempo) não tem nada a ver com bairrismo. O Brasil inteiro sabe disso. Mas parece que, por sermos paulistas, não podemos falar nada. Eu sempre falei e vou continuar insistindo: o futebol no Rio de Janeiro é amador - ou, no máximo, semi-profissional. Na base do "eles fingem que pagam e eu finjo que jogo", pérola de sinceridade do Vampeta. Se o Finazzi ou o Basílio forem jogar lá, viram artilheiros e ídolos endeusados. Mas, se Petkovic, Leandro Amaral, Tuta, Dodô, Adriano Magrão, Obina e mesmo o celebrado Romário viessem jogar no Campeonato Paulista, não aconteceria NADA. Não seriam NINGUÉM. Só dariam prejuízo e seriam motivo de chacota. De semi-profissionalismo, basta-nos a série A-2 (e acho até que é menos amadora do que o Carioca, subordinado à Ferj, dona da proeza de ser pior que a FPF). Pronto, insultei.