Destaques

quarta-feira, agosto 08, 2007

Cidade Ademar quer o fim do apagão. No transporte coletivo da cidade

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O palco era o refinado Rosa Rosarum, um bifê classe A frequentado por abastados da cidade de São Paulo. A presença do prefeito Gilberto Kassab, dos secretários municipais de Esportes, Walter Feldman, do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e da Assistência Social, Rogério Amato, poderia indicar um prato cheio para o pessoal que adora falar mal da elite branca, má e perversa e de seus preconceitos.

Mas era o lançamento do Dia Mundial Sem Carro pelo movimento Nossa São Paulo: outra cidade. Realizado desde 1997 na França, o dia 22 de setembro é uma data voltada aos 30% da população proprietária de automóveis.

Mas as 22 atividades do 22 de setembro (passeatas, rotas de bicicleta, atividades culturais e até virada esportiva com direito a esportes de bar) eram pretexto para divulgar a iniciativa de Oded Grajew, ex-assessor de Lula e ex-diretor presidente do Instituto Ethos de responsabilidade social empresarial, e mais 300 entidades. O Nossa São Paulo quer reunir indicadores de todas as áreas e exigir que a prefeitura e os candidatos já em 2008 tenham planos de governo com metas de melhoria desses indicadores.

No caso do transporte, abordado no dia sem carro, são 13 índices, de número de motoqueiros mortos à dias em que a qualidade do ar ficou inaceitável na cidade.

Constrangimento
A parte mais interessante da manhã de lançamento que dá título ao texto, foi a intervenção de Airton Goes, do Fórum Social Cidade Ademar (região na Zona Sul da capital paulista). Chamado para falar o que a população esperava do poder público, ele prometeu não querer causar constrangimentos, mas entrou de carrinho.

Disse que só apoiam o Nossa São Paulo porque um dos eixos é diminuição da desigualdade social, e que, para a cidade mudar, a periferia precisa de muitas transformações.

"Na Cidade Ademar, nos solidarizamos com as vítimas do acidente da TAM", declarou Goes. Mas ele reclamou do fato de que as principais rádios enviam, em seus noticiários, repórteres para informar quantos vôos estão atrasados e por quanto tempo. "Todo dia, no terminal de ônibus da Cidade Ademar, a gente vê quatro filas esperando por um ônibus. E nenhum ônibus está lá". Os atrasos são muito superiores a uma hora.

Para protestar contra a precaridade do transporte público, especialmente na periferia, os moradores da região já preparam as atividades para o dia sem carro com um debate entitulado "CPI do apagão no transporte coletivo de São Paulo". O relato arrancou aplausos da platéia, deixando o prefeito Kassab e seus secretários com uma cara de Kassab.

Aderiria a Cidade Ademar ao movimento "Pés fora do coletivo" no próximo dia 18?

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi um movimento cívico sair tanto pela culatra como o "Cansei". Os caras de Kassab vão ter que engolir sapos sobre sapos, e talvez o momento seja realmente propício a que algo mude...
Cidade Ademar estará conosco!

Anônimo disse...

Da lhe compa´s da Cidade Ademar!

Anselmo disse...

"compa's"?

quanta intimidade...

BLOG DA CENTRAL disse...

Parabéns, Gostei muito do Site!!

Acesse:

WWW.CENTRALDOCOMERCIO.COM.BR

A MAIS NOVA OPÇÃO DE GUIA DE PROCURA DO SEU BAIRRO NA INTERNET!

COMÉRCIOS - UTILIDADE PÚBLICA - INFORMAÇÃO - CLASSIFICADOS - ENTRETENIMENTO E SERVIÇOS!

* CIDADE ADEMAR
* AMERICANOPOLIS
VILA JOANIZA
VILA MISSIONARIA
SÃO JORGE
JD. MIRIAM
JD. CONSÓRCIO
VILA INGLESA
INTERLAGOS E REGIÕES!!

ACADEMIAS
AG. DE VIAGENS
ÁGUA MINERAL
ALUG. TRAJES A RIGOR
ARTIGOS ESPORTIVOS
ASSIST.TÉC.INFORMATICA
AULAS DE TÊNIS
AUTO ESCOLA
BANCAS DE JORNAL
BRECHÓS
BUFFETS EM GERAL
CARIMBOS
CHAVEIROS
CÓPIAS - XEROX
CORRETORAS
COSTURA EM GERAL
DENTISTAS
ESCOLA DE MÚSICA
ESTUDIO MÚSICAL
FOTOGRAFOS
GRÁFICAS
LANCHONETES
LOJAS VIRTUAIS
MARCENARIAS
PADARIAS
PAPELARIA
PIZZARIA
PROD. NATURAIS
RESTAURANTES
TRANSPORTADORAS
VIDEO LOCADORAS
VIDRAÇARIAS
BANCOS 24 HRS
BOLETIM DA CENTRAL
CLASSIFICADOS
FEIRAS-LIVRES
UTILIDADE PÚBLICA