Destaques

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Bonecos de vudu são achados em câmara de vereadores no RS

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A insatisfação com a classe política está chegando a um nível insuportável para parte da população, que já está apelando para negócios, digamos, metafísicos. No começo da tarde de ontem, um funcionário da câmara de vereadores de Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, achou no porão do prédio um "trabalho vodu".

Tratava-se de um caixão preto, com uma cruz na tampa. Dentro do mesmo, sete bonecos vermelhos com as fotos de cinco dos 15 vereadores coladas, espetados com alfinetes pretos nos olhos e em várias partes do corpo. O parlamentar Cláudio Insaurriaga (PV), conhecido popularmente como Cururu, garante que um "especialista" (?) assegurou ser o artefato um trabalho de magia negra, que teria custado cerca de 3 mil reais.

Ainda de acordo com Cururu, os bonecos tinham os rostos dos integrantes da Mesa Diretora da Casa, Otávio Soares (PSB), Adalim Medeiros (PMDB), Mansur Macluf (PP), Idemar Barz (PTB) e Diosma Nunes (PP), todos com fotos oficiais do site da câmara.

Por meio das gravações das câmeras de vigilância, ainda não foi possível apurar quem teria deixado os objetos no porão.

Vodu e política

O uso do vodu relacionado às hostes políticas não é novidade. No Haiti, o ditador François Duvalier, o Papa Doc, utilizava a magia vodu para amedrontar a população e também seus opositores. ele se afirmava com um líder semidivino ("apenas os deuses podem tirar o poder de mim", dizia") e fazia rituais de clarividência em seu palácio com tripas de cabra. Milhares de sacerdotes e feiticeiros das mais isoladas vilas do país lhe passavam informações e aumentavam ainda mais a sua fama.

Uma outra "vítima" famosa do vodu foi o presidente estadunidense Bill Clinton No começo de sua primeira gestão, durante o golpe militar no Haiti, apareceu nos bem cuidados nos jardins da Casa Branca um "trabalho" com velas e fitas multicoloridas, animais mortos e um boneco do político cravado com alfinetes.

No Brasil, em 2006 Garotinho acusou Lula de "fazer vodu na África" e de tomar "banho de pipoca", tentando arrebatar votos evangélicos para Geraldo Alckmin. Não funcionou muito bem a tática do bom menino.



10 comentários:

Anônimo disse...

Uma pergunta: fala-se do interesse do Benfica no Danilinho, do Atlético Mineiro. Alguém me pode dar uma opinião sobre o jogador?

Anselmo disse...

suspeito o tal Cururu ter um especialista pra consultar tão a mão e saber até o preço... mas diante da suspeita de que seria ele o entendido, já me adianto q não é nada disso que estou querendo dizer. vai que o cara resolve fazer vodu contra blogueiros...

Fernando Augusto disse...

Nossa, tinha me esquecido do apoio do Garotinho ao Alckmin no segundo turno. Foi ótimo para o Lula!

Fernando
http://sambaepolitica.blogspot.com

Glauco disse...

Ricardo, o atleticano do blogue pode te dar mais detalhes. À época em que jogou no Santos, não era grande coisa. Rápido, finalizava mal e tinha dificuldades de passe. Pelo pouco que vi, ele melhorou bastante, passou a se colocar melhor próximo à área e é um exímio cavador de penalidades.

Anônimo disse...

Obrigado, glauco. Pelo que percebi, tem 20 anos, portanto margem de progressão para melhorar bastante esses pontos negativos que dizias ver nele. Se o atleticano por aí aparecer, que diga qualquer coisa sobre o rapaz.

Abraço a todos

Marcão disse...

Pelotas foi onde um cinegrafista flagrou o Lula falando sobre "transviadônica" e "exportação de viado (sic)".

Anônimo disse...

Affe, é muito esquisito mesmo esse Cururu ser tão bem informado, vai ver que o seu guru é o mesmo que ensinou o outro a fazer vodus, ah, mas... pensando bem tá tudo em casa, é tudo farinha do mesmo saco.

fredi disse...

Ricardo, sou o atleticano nem tão de plantão assim do Futepoca.

Mas vamos lá sobre o Danilinho.

Ele é um jogador muito rápido, que no atlético cai pelas pontas e arma muitas jogadas. Como destacou o Glauco, não conclui tão bem para um atacante, por isso joga mais recuado, levando a bola do meio de campo para a área.

É um jogador novo, pode ainda evoluir muito, exatamente por isso não gostaria que saísse do meu Galo .

Creio que ainda pode crescer muito, não em altura (rarará) porque é baixinho...

Abraço

Anônimo disse...

Está certo, fredi, Obrigado.

Nesta altura todas as suposições tornam-se verdades para vender jornais. Já veio, entretanto, o jogador desmentir a notícia, tal como o meu treinador, Camacho. No entanto, o Benfica costuma fazer um comunicado oficial quando quer desmentir as notícias (falsas) que saem na Imprensa, o que, até ao momento, não aconteceu. Será que Danilinho se prepara para vir fazer a sua experiência europeia no Benfica? Os próximos dias trarão novas sobre o assunto.

Percebo que não gostes da ideia. A mim também me irrita quando um jogador de talento, jovem, sai do meu clube. Mas... é a globalização, né? Quase antes de nascerem já estão prometidos. Desvirtua o futebol, quanto a mim. Principalmente o mercado brasileiro, que é de longe o que mais feridas sofre com a sede desenfreada dos clubes europeus. Muitos desses jogadores acabam voltando para o Brasil sem oportunidades de se mostrarem. Um deles, que eu acho um bom jogador, Diego Souza, veio cá, fez uma pré-época, não lhe deram oportunidade e ele brilhou no ano passado, emprestado ao Grémio, na Libertadores. Vendemo-lo há dias ao Palmeiras por 4 milhões de euros (cerca de 12 milhões de reais). Só o tempo dirá se foi uma boa ou má venda. Por mim, teria tido oportunidade de jogar no Benfica antes de vendermos. A Direcção não foi da mesma opinião...

Anônimo disse...

Olha esse negócio de Vudu na Camara de Pelotas, deve ser erro de digitação; o correto acho que é "caixão de viado" e não caião de vudu.