Destaques

sexta-feira, maio 04, 2007

Ambev condenada por danos morais

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Deu no Invertia. A poderosa Ambev foi condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais a um funcionário que exercia uma função que certamente muitos membros desse blog sonham. O cidadão era degustador de cerveja, mas, por conta da árdua tarefa, virou alcoólatra.

Em primeira instância, a Justiça havia considerado o pedido indenizatório improcedente. Mas o mesmo entrou com recurso alegando que a empresa não oferecia condições saudáveis de trabalho. Durante mais de uma década ele ingeriu de 16 a 25 copos de cerveja em um turno de oito horas, cinco ou seis dias por semana. Uma média digna de bar do Vavá. Ademais, o funcionário acusou a empresa de fornecer gratuitamente uma garrafa de cerveja a cada final de expediente.

A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e ainda cabe recurso. Segundo a decisão, a empresa teve "conduta negligente uma vez que atribuiu ao empregado a função de degustador, apesar de sua condição de saúde, bem como não fiscalizou o consumo da bebida". Além disso, "Propiciar uma garrafa de cerveja aos empregados no final do expediente constitui incentivo à persistência do vício, bem como à adesão de outros empregados ao consumo diário de cerveja".

2 comentários:

Nicolau disse...

"Acusar" a empresa de "fornecer gratuitamente uma garrafa de cerveja a cada final de expediente" é um desrespeito aos outros manguaças do mundo todo. Nós estamos aqui lutando pelo manguaça cidadão, vale-manguaça e outras alterações na legislação que viabilizem uma ampliação no consumo de mé da nação e o cabra me dá uma dessa. Falta de respeito com a luta dos companheiros.

Marcão disse...

Eu também ficaria muito ofendido se a empresa em que trabalho viesse com esse tipo de generosidade. Se é pra dar SÓ UMA cerveja, melhor não dar nada!