Destaques

segunda-feira, março 17, 2008

Chef socialista fará coluna de gastronomia no blogue

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Mais uma adesão ao Futepoca: o chef de cozinha internacional Marcos Xinef (foto - crédito de Luciano Vicioni) será o responsável por uma coluna de gastronomia em nosso blogue. A intenção é apresentar, toda semana, uma receita de algum lugar do mundo que tenha, entre os ingredientes, bebida alcoólica. Xinef tem colunas semanais no ABCD Maior no Ar (via Rádio ABC) e no ABCD Maior em Revista (via RedeTV), intitulados "Pé na cozinha". Na adaptação "etílica" para o Futepoca, sua coluna será "Pé redondo na cozinha".

Mas não é só a cachaça na culinária que liga o chef ao blogue. Foi a militância política que o introduziu na gastronomia. Na década de 1980, aos 22 anos e participante da Juventude Socialista do PDT, foi para a Nicarágua colher café, durante o governo sandinista. Lá, Xinef descobriu seu dom. Em seguida, viajou para Cuba, onde teve a oportunidade de cozinhar no tradicional restaurante La Bodeguita Del Medio, onde o escritor Ernest Hemingway tomava seus drinques. Xinef viajou por 56 países e é especialista em 14 cozinhas, entre elas, a mediterrânea, italiana, suíça, belga e francesa.

No Brasil, o chef trabalhou em diversos restaurantes. Foi responsável pela cozinha do renomado Fidel, em São Paulo. E agora, claro, dá um salto em sua carreira, agregando-se ao Futepoca. Aguardemos a estréia.

12 comentários:

Thalita disse...

oba! a estréia já tem data?

Marcão disse...

Quarta-feira. Ah, e parabéns pelo casório!

Glauco disse...

Estamos aguardando com os ingredientes na mão.

Anselmo disse...

marcão, você está insinuando que, agora que a thalita integra o time dos(as) casados(as), ela está preocupada em recolher receitas?

Sobre a coluna, boa, Marcão!

Anônimo disse...

o Fidel de São Paulo não desperta ardor revolucionário socialista... muito pelo contrário.

Nicolau disse...

Seja bem vindo o chef! Naõ garanto bom aproveitamento das receitas, mas farei o meu melhor!

Anselmo disse...

posso ter entendido mal, mas o anônimo acredita que trabalhar numa empresa capitalista (com clientes capitalistas) aplaca o ardor revolucionário?

O chef Xinef foi da juventude socialista. do pdt. trabalhou (não foi proprietário) de um restaurante de alto de pinheiros e vila madalena.

Por que cobrar ardor revolucionário? pela coincidência de nomes?

Marcão disse...

Anselmo, pelo "oba" da Thalita, percebe-se o apreço por comidas que tenham o álcool como ingrediente. Agora, se é por conta do casório, não sei. A insinuação foi sua...

Anselmo disse...

ah, tá.

Anônimo disse...

diria que o título não casou tanto com o último paragrafo, das duas uma, como vc respondeu, ele foi(pretérito) da juventude socialista, ou colocava um título mais explicativo do tipo chef que foi da juventude socialista, ou tirava esse trecho do último parágrafo.
Tudo porque vejo que há hoje uma concepção de que ser socialista é ser pelo menos engajado em alguma atividade "alternativa" (no caso dele poderia ser nutricionista dos centros comunitários de Cuba ou algo do tipo, por exemplo) não só trabalhando como um pobre proletário.

Anselmo disse...

o oba foi em relação a comidas em geral. comer é bom. cozinhar é bacana, mas falta um pouco de talento.

Thalita disse...

Jisuis! Pq meu comentário está aparecendo no nome do Anselmo?