Destaques

quarta-feira, maio 28, 2008

Copa do Brasil: 70 mil corintianos contra o Botafogo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Corinthians joga hoje contra o Botafogo no Morumbi, que receberá quase 70 mil fiéis. Depois da derrota por 2 a 1 na partida em solo fluminense, o Timão precisa vencer por 1 a 0 para passar à final da Copa do Brasil. Se levar um gol a vitória precisa ser por dois gols de diferença (2 a 1 leva a decisão para os pênaltis).

O time joga com quatro desfalques: André Santos, Lulinha, Carlos Alberto e Fabinho. Mano Menezes tenta montar o quebra-cabeça do que sobrou e faz mistério sobre a escalação.

A solução que parece mais provável é algo próximo o time que começou a partida de sábado, contra o ABC (vitória por 1 a 0 com golaço de Douglas. Foi mal não ter escrito nada a respeito). Nilton entra no lugar de Fabinho para proteger a zaga e Alessandro substitui Carlos Alberto na lateral-direita. Até aí, tudo bem. O que me preocupa é o resto. No lugar de André Santos, entra Carlão, para jogar como mezzo lateral, mezzo terceiro zagueiro. Wellington Saci entra no meio pela esquerda para fazer mais ou menos a função de Lulinha, com Dentinho caindo mais pela direita.

Em tese, pode funcionar. Mas na prática, mesmo contra o ABC, eu não gostei. Carlão ficou muito plantado atrás, não participou das jogadas pela esquerda nem nos passes iniciais e não compôs a marcação no meio-campo. O time dá campo ao adversário e as jogadas acabam estourando na defesa.

Além disso, com essa formação, o Corinthians cria menos e o adversário fica mais saidinho. O que pode ser péssimo contra um Botafogo que só precisa de um golzinho pra complicar de vez a vida do Timão.

Tem outra solução? Seria escalar Acosta no Lugar de Lulinha. Mas pelas características, o time mudaria muito o jeito de jogar. Herrera talvez caísse pela direita para o Lula Molusco ficar de centroavante. Correr-se-ia o risco de perder a boa fase de Herrera para ver um Acosta inoperante. Resumindo, com quatro desfalques desses, qualquer time teria problemas.

O Botafogo não conta com Túlio, desfalque importante, mas tem a volta de Triguinho. Como Alessandro deve ser liberado para descer mais para o ataque, o lateral-esquerdo boafoguense deve cair nas costas dele, jogando com o perigoso Jorge Henrique. Mano precisa prestar atenção nesse setor.

Falando racionalmente, não dá para prever o resultado. Na verdade, o Botafogo leva vantagem, por ter um time mais rodado e com jogadores melhores que os do Corinthians, especialmente com os desfalques. Por isso, minha cabeça me diz que ser desclassificado será um resultado normal, que o time já foi mais longe do que todo mundo esperava e que, por mais que seja legal ganhar a Copa do Brasil, o objetivo do Timão esse ano é voltar à Serie A e só.

Mas esses são apenas os dados mais objetivos do jogo. O que deve decidir mesmo são os quase 70 mil corintianos, maloqueiros e sofredores que estarão hoje no Morumbi. O que deve decidir é a camisa do Timão, que já fez um monte de jogador medíocre virar craque na hora h. Sem menosprezar o Botafogo, que também tem camisa e tradição.

É por isso tudo que meu coração não me deixa pensar em outra coisa senão nesse jogo há dias e que, por mais que tenha tentado ficar tranqüilo, estou pirado para fazer a dinal da Copa do Brasil. A cabeça não quer dizer o que o coração grita forte: hoje, eu sou mais Timão.

PS.: Para quem gosta de um bairrismo, o Cointhians hoje é o único representantes de São Paulo numa Copa do Brasil que poder ser decidida por dois cariocas. Quem vai torcer?

PPS.: Os santistas têm outro motivo para vibrar com os gols do Corinthians. Se o Botafogo for eliminado, aumentam as chances de Cuca desembarcar na Vila Belmiro.

PPPS.: Na outra semifinal, aliás, estão mais uma vez menosprezando o Sport. O pessoal está falando muito que o São Januário vai fazer a diferença e que o Vasco vai crescer. Pode ser, mas minha aposta é que os pernambucanos seguram o jogo e fazem a final. Contra o Timão, se tudo der certo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Depois da "gacibada" de terça-feira passada, temo que sejamos vítimas de uma manobra carioca que certamente quer provocar uma decisão entre cariocas na Copa do Brasil.

Anônimo disse...

Belo texto, Nicolau. Sempre é bom ver relatos de torcedores ansiosos por uma partida decisiva. Ainda mais porque acredito que vai ser impossível eu produzir um desses em relação ao meu time nesse 2008...

Anônimo disse...

O Corinthians foi "garfado" no primeiro jogo. Aliás, a maracutaia começou no jogo anterior, contra o São Caetano. Naquela partida, seis jogadores corintianos levaram amarelo. Desses, quatro foram advertidos com o amarelo contra o Botafogo, sendo que o cartão do André Santos foi dado numa jogada em que nem falta aconteceu. Essa é uma estratégia antiga no futebol. No primeiro jogo da final do Paulista de 93, entre Corinthians e Palmeiras, o juiz expulsou o volante corintiano Moacir numa jogada em que ele nem participou. Um escândalo que a mídia, ludibriada pelo leitinho de Parma, quase nem comentou. A expulsão absurda tirou o então principal jogador tático do Corinthians do segundo jogo da final. E nem precisava disso. Aquele time do Palmeiras-Parmalat era tecnicamente superior e provavelmente seria campeão mesmo sem a roubalheira. Há uma curiosidade também em relação aos chorões do Botafogo. Este ano, o jogador Lucio Flavio já fez 12 gols de pênalti. Somente UM jogador, com média de mais de 2 gols de pênalti por mês. O último foi contra o Vasco, domingo passado, numa jogada em que o atacante botafoguense caiu sozinho na área e o juiz apitou falta. Pra se classificar hoje, o Corinthians terá que jogar muita, mas muita bola mesmo. É possível, mas é difícil. E não se esqueçam: o juiz da partida será o Evandro Roma, aquele do jogo entre Londrina e Engenheiro Beltrão, no Paraná. Quem quiser conhecer o trabalho do rapaz, faz o seguinte: tire as crianças da sala e acesse o seguinte endereço... http://br.youtube.com/watch?v=1PLPd_FUYQc

Glauco disse...

Dois jogadores do Botafogo foram suspensos também... Esses corintianos estão chorando mais que os santistas... rs

Nicolau disse...

Caralho! Perdoem o palavreado, mas eu já tinha visto esse vídeo e sempre imaginei que esse juiz estava apitando na casa dele! Como é que pode, rapaz? Tem que ser banido do futebol, não fazer semifinal de campeonato nacional. Maus presságios...

Paula Helena disse...

Lendo com alguma atraso... Com um título ótimo desses nem precisava ter escrito o resto! Que também está ótimo...