Destaques

quinta-feira, maio 08, 2008

Trash 80's na política?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Orestes Quércia tem estrelado as campanhas do PMDB no estado de São Paulo. Em um dos anúncios, ele inicia sua fala recitando os versos "o sol nasceu pra todos / e também para você", trecho de seu jingle na campanha eleitoral de 1986. Nas eleições de 2006, Guilherme Afif, candidato ao Senado, citava - e até fazia a respectiva linguagem de sinais - o slogan de sua candidatura à Presidência em 1989, o "juntos chegaremos lá". E a bem-sucedida campanha de Paulo Maluf à Câmara dos Deputados era embalada pela canção que dizia
"São Paulo é Paulo porque paulo é trabalhador", jingle principal de sua candidatura ao governo paulista em 1990.

Curioso esse movimento de "saudosismo" dos candidatos e marketeiros eleitorais. É interessante ver que eles pegam a febre do revival dos anos 80/90, instalada em São Paulo já há algum tempo, e que teve início nas festas Trash 80's, que hoje já viraram um verdadeiro império do entretenimento.

Pena que Brizola não está mais vivo. Senão, fatalmente sua campanha à prefeitura do Rio esse ano teria como trilha sonora o épico "lá lá lá lá lá, Brizola" de 1989...

6 comentários:

Nicolau disse...

Bem notado, Olavo. Pena também que não vai rolar chance de ouvir a musiquinha do Lula de 89, o Lula-lá, que eu gostava bastante.

Glauco disse...

As musiquinhas citadas eram bem legais, já os candidatos...

Nicolau disse...

Lembrei de outra musiquinha marcante, talvez mais pelo nome do candidato, semelhante ao de um remédio para o fígado, o que, da altura de meus 6 anos de idade, eu achava engraçadíssimo: João Leiva, mãos a obra!

Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcão disse...

O Afif esteve hoje na inauguração do Banco do Povo, em Mauá (SP), e afirmou convictamente, em resumo, que esta obra tem o perfil do povo de São Paulo porque é feito para quem gosta de trabalhar, porque o Estado, historicamente, ficou longe da côrte imperial, onde ninguém trabalhava. Em outras palavras: para o político, tirando os paulistas, todo mundo é vagabundo.

Afe!

Ou antes: Afif!

Obs.: Sobre o Trash 80, o José Maria Eymael (PDC) esteve recentemente no ABC e fez questão de contar a origem de seu mesozóico jingle e, pior, ousou cantá-lo: "Ei, ei, Eymael/ O democrata cristão..."

Marcão disse...

Olha a gafe do Afif aí:

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=6774