Destaques

terça-feira, junho 10, 2008

Tipos de cerveja 11 - As Imperial/ Double IPA

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A Imperial India Pale Ale (IPA) e a Double IPA são tipos recentes de cerveja. Acredita-se que tiveram origem no Festival de Cerveja de Oregon, nos Estados Unidos, em 1996, quando foi apresentada a Rogue IPA. O estilo demorou algum tempo a se impor, mas, na virada para o novo milênio, tornou-se extremamente popular na Europa, com dezenas de novos exemplares, muito apreciados pelos conhecedores de cerveja. A Double é ligeiramente mais escura e encorpada que a IPA original, devido ao uso de malte em maiores quantidades. "Isso se explicando pela necessidade de equilibrar a cerveja que possui, em geral, quantidades quase absurdas de lúpulo. Tal dá-lhe um carácter amargo e refrescante, fatores que ajudam a encobrir o volume de álcool que pode variar entre os 7,5% e os 10%", observa Bruno Aquino, do site português Cervejas do Mundo. Há exemplares conhecidos por Extra IPA ou Extreme IPA. Para experimentar: Three Floyds Dreadnaught Imperial IPA (foto), Norrebro Bryghus North Bridge Extreme e Stone Ruination IPA.

5 comentários:

Anselmo disse...

Li outro dia que, no Brasil, "cereais maltados" é um eufemismo para milho. O fato é que tem cereais matinais maltados feitos a base de milho. Mas aí, seria eufemismo pra outros cereais...

Quer dizer: seria o caso de boicotar os cereais matinais pra garantir a segurança alimentar na produção da cerveja?

E eu continuo desafiando os manguaças a uma noite de degustação.

fredi disse...

Anselmo, vc está sugerindo uma noite de degustação de cereais matinais?

Estou fora (rarará)...

Marcão disse...

Fizeram para a TV, aqui onde trabalho, uma matéria com um bar de São Bernardo que tem trocentos tipos de cerveja - e o dono é especialista no assunto. Poderia ser lá (ou em qualquer estabelecimento similar na capital), mas nem é preciso dizer que os preços, nesses locais, são praticamente inacessíveis. Um dos que foram fazer a reportagem me disse que experimentou uma cerveja de R$ 56 a garrafa. Esse é o único problema de uma noite de degustação.

Glauco disse...

Dá pra ir no supermercado e fazer uma compra de importados.

Thalita disse...

no Záfari tem uma seção de cervejas bem recheada