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domingo, setembro 28, 2008

F-Mais Umas - Apagão vermelho

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CHICO SILVA*

Os poucos - mas fiéis - leitores que tenho já devem ter percebido que não sou dos admiradores mais fervorosos de Felipe Massa. Acompanho a F-1 desde 1980, ano em que o australiano rechonchudo Alan Jones (à esquerda) conquistou seu único título mundial, pela Williams, batendo Nelson Piquet e sua Brabham azul e branca na última prova da temporada, o GP do Canadá. Essa vivência me deu alguma rodagem para identificar num piloto traços que o diferenciem da manada. E quando olho para Massa, parece que falta alguma coisa.

Talento ele até tem. Mas acho que talvez lhe faltem a malandragem de um Piquet, a frieza de um Prost, a obstinação de um Senna, o arrojo temerário de um Mansell (à direita, os quatro juntos) ou a impressionante regularidade de um Schumacher. E, além dessas qualidades, todos que citei sempre tiveram a sorte como passageira no cockpit. E ela mais uma vez deixou Massa a pé.

Tudo bem que a culpa não foi dele. A perda da vitória no primeiro GP noturno da história da categoria, a prova número 800 da F-1, deve ser creditada exclusivamente à Ferrari. A Rossa teve um apagão na noite de Cingapura. A troca do velho e bom pirulito pelo complexo e ineficiente sistema de luzes que orienta o piloto na saída dos pit-stops apagou as chances de vitória do brasileiro. Apesar de estarmos falando de F-1, essa é a prova de que nem sempre inovação rima com êxito. Um erro inaceitável para uma equipe de ponta como a Ferrari é. Azar de Massa (acima, à esquerda), que viveu um verdadeiro pesadelo na noite asiática.

Não poderia terminar essa coluna sem falar de Fernando Alonso (à direita). Ele não é simpático, não se esforça para agradar ninguém e teve uma conduta questionável em seu duelo com Lewis Hamilton na McLaren em 2007. Mas o que ninguém pode negar é sua absurda capacidade de pilotar um carro de F-1. E essa capacidade ficou mais uma vez evidenciada no travado e ondulado circuito de Marina Bay. Pela primeira vez na temporada, o espanhol teve um carro com chances de vitória. Foi o que bastou para que ele brilhasse mais do que os não sei quantos lux que iluminaram a noite de Cingapura. Alonso mostrou a Lewis Hamilton, Felipe Massa, Robert Kubica e Sebastian Vettel o que separa os homens de meninos.

Sorte dessa turma que a Renault não foi o carro que o espanhol precisava. Se fosse, talvez o campeonato tivesse outros rumos. A três provas do final, Massa tem sete pontos para tirar de Hamilton. Se o fizer, calará a boca deste colunista. Mas, para isso, precisa buscar esse algo a mais que lhe falta e torcer para que o azar tenha se dissipado com os primeiros raios de sol da manhã em Cingapura.

*Chico Silva é jornalista, wilderista (fanático por Billy Wilder) e nelson-piquetista. Em futebol, 60% santista, 40% timbu pernambucano. Bebe bem e escreve semanalmente a coluna F-Mais Umas para o Futepoca.

3 comentários:

Glauco disse...

Concordo com você, Chico. Curioso ver a imprensa coletando os "azares" do Massa, como se o Haikkonen (um dos campeões no quesito) não tivesse os tido, assim como o Hamilton, que teve até vitória tirada em decisão contestável.

Aliás, nada mais irritante do que a pegação de pé do Galvão Bueno no Hamilton. Ontem, ele disse que o Coulthard "abriu" pro britânico passar, enquanto Trulli não fazia o mesmo por Massa. Ele "abriu" porque senão ia bater, tentou até dar um chega pra lá no Hamilton, que acabou passando, sendo que o piloto da McLaren ficou voltas e voltas atrás.

Esse é só o segundo ano dele na F-1 e acho que o narrador global vai ter que engoli-lo por muito, mas muito tempo.

Nicolau disse...

A Ferrari tem alguma coisa contra brasileiros? O Rubinho também sofreu com a escuderia.

Anônimo disse...

mas o rubinho era segundo piloto do schumacher.

os acidentes tiveram alguma relação com o fato de a prova ter sido à noite?