Destaques

quinta-feira, setembro 11, 2008

Me esquerda que eu gosto! - Caso de polícia

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

DIEGO SARTORATO*

São Bernardo do Campo (SP), menina dos olhos do presidente Lula nas eleições deste ano, não pára de ferver: já teve tiroteio de vereador, cavalo invadindo diretório político, pancadaria em universidade e agora deu até Polícia Federal. O vereador Dr. Alberto (foto à esquerda), do PSB - mas tucano de coração, idêntico ao prefeito William Dib -, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) com mais dois assessores durante a operação Providência, que investiga fraudes na concessão de benefícios da Previdência (incrível: A PF fez trocadalho!). Alberto Lopes Raposo Neto é médico perito licenciado há quase oito anos, quando foi eleito vereador pela primeira vez, e teria participado do esquema que desviou R$ 200 milhões dos cofres da União.

Claro que não deve ter nada a ver, mas o curioso da história é que Luiz Marinho, candidato a prefeito pelo PT na cidade, é ex-ministro da...Previdência Social. E seu adversário direto é Orlando Morando (PSDB), apoiado por...Dr. Alberto. Ou seja: querendo, a imprensalona pode fazer algumas ilações bem inconvenientes (e ela sempre faz). Mas, afinal de contas, com tanta baixaria, fica difícil adivinhar qual será o próximo capítulo da batalha épica que está sendo travada lá no ABC Paulista. Alguém arrisca?

A "eficiência" do setor privado
Deixando o ABC de lado, também nesta semana o presidente Lula resolveu dar uma escorregada: autorizou o ministro da Defesa, Nelson Jobim (à direita), a dizer pra quem quiser ouvir, que o governo federal pode privatizar os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. A notícia de que o governo do PT inaugura suas primeiras privatizações já é absurda, mas o excelentíssimo ministro de Estado, cargo que também exerceu no governo FHC, não perdeu a oportunidade de botar a cereja no bolo: usou o argumento da suposta "eficiência administrativa superior" do setor privado e dos "benefícios da concorrência" para a prestação do serviço público. Será que só eu estou com medo do "Vale a pena ver de novo" que começa a ser orquestrado pelo núcleo peemedebista do governo?!??



*Diego Sartorato é jornalista, corintiano e bebe Zvonka. Filiou-se ao PCdoB, trabalha para o PT e simpatiza com o PCO. Às vezes, desconfia que não foi boa coisa "ser gauche na vida". "Mas é melhor que ser de direita", resume.

5 comentários:

Nicolau disse...

O Sartorato chamou a atenção para um fenômeno bem interessante nas eleições municipais, que é a "realidade local" atropelando a coerência partidária a 3 x 2. Em Mauá, como em SBC, o PSB está aliado ao pessoal da direita tradicional, no caso mauaense, o Leonel Damo. Mas o Damo não está em PSDB, PMDB ou DEM, como seria de se supor, mas no PV. Os tucanos tem candidato próprio, o Diniz Lopes, que até pouco tempo estava no PR. O PCdoB não sei com qual dos dois está, mas o PT de Oswaldo Dias só tem apoio do PRB. Sei também que em Bragança, o PT apóia o PSDB para, sgundo um cabra aqui do trmapo, derrubar um coronel das antigas lá. Quer dizer...

Glauco disse...

Para um país que tem, em significativa parte da história da República, a existência de partidos regionais, não é de se estranhar essa mistureba.

Marcão disse...

Corroborando o comentário do Glauco, reproduzo abaixo uma matéria que fiz no ano passado exatamente em São Bernardo do Campo:

Para o presidente do PT de São Bernardo, José Albino, existe um partido não-oficial na Região: “Aqui nas cidades do ABCD nós enfrentamos o P-GruDi, Partido do Grupo do Dib. Em São Bernardo, eles estão grudados na máquina pública há mais de dez anos”.

Brincadeiras a parte, a análise faz sentido. O PSB, partido oficial de William Dib, é aliado do PT em nível nacional. Sem se importar com isso, o prefeito de São Bernardo faz oposição ferrenha aos petistas justamente na cidade em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua carreira política.

Ao anunciar a dobradinha Maurício Soares (PSB)-Orlando Morando (PSDB) para a sucessão na Prefeitura, Dib admitiu a existência do informal ‘P-GruDi’, afirmando que escolheu “o que há de melhor no grupo”.

Sem titubear, Luiz Carlos Erédia, presidente do PSB de São Bernardo, confirma: “Quem decide é o doutor William Dib. Se ele indicou, então a escolha termina aí. A direção partidária acatou, o Conselho de Ética também. Não vamos ter prévias nem eleição com a militância”.

Esse dócil posicionamento de “seu mestre mandou” é totalmente contrário ao processo de escolha no PT. “Vamos discutir com os militantes, os núcleos comunitários, as lideranças políticas e os aliados. A escolha será resultado desse processo interno. No PT, não se trata apenas de apontar um nome, mas de debater um conjunto de idéias e escolher democraticamente a pessoa mais adequada para conduzir esse projeto”, resume José Albino.


A íntegra em:

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_imprimir.php?noticia=3660

Sartorato disse...

Engraçado é o PSB ser aliado do PT em nível nacional, adversário a nível estadual (aqui em SP) e aliado de novo em nível municipal em cidades como Santo André e São Paulo. Nossa política institucional é tão confusa que até a politicagem sofre com linha cruzada.

Nicolau disse...

Olha, em Mauá é adversário também. Acho que estamos mais em linha com a realidade nacional, rs.