Destaques

quinta-feira, setembro 04, 2008

Me esquerda que eu gosto! – Tiro no pé no ABC

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

DIEGO SARTORATO*

Repercutiu na Folha, no Estado e no portal de notícias da Globo, entre outros: o lançamento do plano de governo do ex-ministro e atual candidato a prefeito Luiz Marinho, do PT (à esquerda), em São Bernardo, terminou com briga entre militantes e estudantes da Universidade Metodista. O evento ocorria no salão nobre da instituição, onde estavam presentes também a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o senador Aloizio Mercadante, ambos do PT.

A baixaria começou quando Mercadante falava sobre o desenvolvimento do país durante o governo Lula. Um grupo de estudantes de Filosofia – cerca de dez deles, capitaneados por Glauber Leite, 20 anos – resolveu interromper o discurso com gritos insistentes de "ladrão" e "mentiroso". Não precisa de muita criatividade para imaginar como a militância petista reagiu (havia mais de 500 pessoas para o ato): os alunos, em especial Leite, foram expulsos a empurrões e pontapés pela escadaria curva do salão de gala. No calor do momento, especulou-se que o aluno seria um infiltrado a mando de Orlando Morando, candidato tucano à Prefeitura de São Bernardo.

Embora o candidato da direita seja citado por rivais como adepto da prática de usar apoiadores para tumultuar reuniões alheias, não foi o caso. Leite já é apontado por três fontes do movimento sindical do ABC Paulista ouvidas por este jornalista como "cavalo de tróia" do PSTU, partido que está coligado com o PSol nas eleições de São Bernardo. Não seria, segundo essas fontes, sequer a primeira vez que ele provoca "os instintos mais primitivos" dos militantes do PT: há cerca de quatro anos, durante uma visita do então ministro da Fazenda Antônio Palocci ao Sindicato dos Metalúrgicos, o estudante teria protagonizado a mesma cena – e recebido o mesmo tratamento.

Nos comentários do artigo, Glauber Leite nega de forma veemente os fatos, alegando não pertencer a agremiações políticas e contestando o episódio de 2003.

Para completar, o tumulto envolvendo estudantes e militantes do PT "coincidiu" com o tiroteio envolvendo o candidato a vice de Morando em São Bernardo, Edinho Montemor (acima, à direita), do PSB.

Os episódios, com certeza, não vão puxar o gatilho da vitória de Aldo Santos (à esquerda), candidato da coligação PSol-PSTU, que tem apresentado resultados entre 0% e 2% nas pesquisas eleitorais da região. Talvez – e apenas talvez – propulsionem a candidatura do PSDB, que já comanda a cidade há quase 20 anos. A candidatura de Marinho é a primeira desde 1988 com condições reais de tirar a cidade das mãos da direita. A esquerda radical diz não ver diferença entre PT e PSDB, mas quem viveu neste país (e partircularment no ABC, como eu) nos últimos seis anos sabe que não é bem assim. E quem conhece o perfil de Morando sabe melhor ainda.

Pergunta que não quer - e não deve - calar: se for pra servir de bucha de canhão de um dos dois na disputa eleitoral (que o PSTU diz sequer reconhecer como legítima, aliás), a escolha natural não seria pelo outro lado?


*Diego Sartorato é jornalista, corintiano e bebe Zvonka. Filiou-se ao PCdoB, trabalha para o PT e simpatiza com o PCO. Às vezes, desconfia que não foi boa coisa "ser gauche na vida". "Mas é melhor que ser de direita", resume.

11 comentários:

Glauco disse...

Nada contra manifestações, mesmo que deslocadas e desprovidas de muita razão. Mas cabe a pergunta: o estudante faz o mesmo em atos promovidos pelo homofóbico Orlando Morando?

Sartorato disse...

Eu nunca soube de nenhum ato do PSol ou do PSTU contra os tucanos notórios de São Bernardo. Aliás, nem no ABC e, quem souber mais do que eu me corrija, mas nunca procuraram brigar públicamente contra o temerário José Serra também.

Parece que a sanha deles mesmo é contra Lula e o PT, perseguição de ex-mulher maluca mesmo.

Marcão disse...

Ex-mulher maluca é foda, o Pitta que o diga. E o showzinho da esquerdalha continua. Quando a campanha dos direitosos ameaça adernar, eles sempre dão uma forcinha.

Nicolau disse...

Eu fico sempre impressionado com a miopia da galera que se diz de "esquerda autêntica". As cenas de Heloísa Helena ao lado do que tem de pior no PFL (atual DEM) em 2005 me marcaram. Não ligo que detonem o PT e seus governos, sempre tem motivo pra criticar, mas que se faça a crítica pela esquerda.

Nicolau disse...

Comentei antes de ler o link sobre o Morando, por isso complemento: será que o Gianazzi, do PSol, vê diferença entre o PT e o PSDB?

Anônimo disse...

Meu nome é Glauber Leite e fui o protagonista da confusão na universidade metodista de são paulo.
Para que nao duvidem de mim estou deixando também um recado para o tal do diego via orkut.

Em primeiro lugar, meu voto desde que tirei o titulo de eleitor é nulo.
Eu nao conheço nenhum candidato que está concorrendo.
nao apoio ninguem no mundo politico e também nao sou a favor do comunismo.

O que o André colocou ai é tudo mentira.
pois eu nao fui em nenhum evento do antonio palocci.

Isso tudo é fruto de um jornalismo que nao tem significância nenhuma.

Sou apenas um trabalhador brasileiro e estudante de filosofia.
E se alguem quiser se encontrar comigo para esclarecer algumas dúvidas sobre esta episódio.
estarei muito disposto em atender.

Sartorato disse...

Glauber,

As informações recebidas pela coluna sobre seu envolvimento em um tumulto parecido durante uma visita do Palocci ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vieram de sindicalistas (três deles, no caso) que disseram estar presentes nas duas ocasiões. Disseram que você esteve presente ao ato do então ministro acompanhado de outros estudantes e de um professor descrito como branco, alto e cabelos loiros branquiçados - este militante filiado ao PSTU. Se há erro nessa informação, o espaço aqui está aberto para correções e contraditórios, como os que você já apresentou.

Em segundo lugar, já que não há intenção política no seu ato, aconselho-o a encontrar os panfletos que já estão sendo distribuídos na Universidade Metodista com reprodução de fotos e depoimentos seus publicados nos jornais. Sem sua autorização, está configurado aí o abuso do uso da sua imagem e cabe ação judicial.

E sobre a significância do jornalismo apresentado, sempre pensei que isso é uma coisa que depende tanto da avaliação (e capacidade de) dos leitores quanto do esmero dos jornalistas em fazer um bom trabalho. Não existe outra intenção que não seja cumprir com a minha metade dessa equação.

Atenciosamente,

Anônimo disse...

Sartorato.

Fico muito contente que esta via de notíca está aberta para para receber críticas, mas espero que você possa corrigi-las também.
É impossível que eu tenha participado deste evente e recebido o mesmo tratamento, sendo que ah quatro anos atrás eu tinha apenas 16 e concerteza teria repercutido muito esse incidente.

Como pode ver a nossa sociedade parece carente de heróis e quando alguem tem atitudes inesperadas, não cansam de comentar.
Minha verdadeira vontade é ir em todos os eventos políticos e demosntrar minha indgnação para todos.
Peço gentilmente para que você corrija esta matéria, e quanto aos panfletos eu vou querer vé-los pois eu nao fui para a universidade nesses últimos dois dias.
Agradeço a resposta.

Glauber Leite

Anônimo disse...

Conheço o Glauber faz muito tempo e na politica brasileira ele nunca escolheu um lado.
Discutiamos sobre revoluçao industrial, sobre as guerras mundias....sobre tudooo ( fizemos cursinho juntos)
A IMPRENSA INVENTOU MUITOO, SIM INVENTOU PORQUE O GLAUBER NAO E MILITANTE DE NENHUM PARTIDO OU ALGO SIMILAR!

Anônimo disse...

Essa reportagem publicada não passa de propagandinha!
Eu realmente esperaria mais de um Editor!
Meu querido francamente você estudou pra se basear em fatos tão ignorantes como esse!
Pelo menos tivesse entendido o assunto!
E isso serve de exemplo pra vocês eleitores que se limitam a horarios politicos!
Mais uma amostra da boa politicagem de nosso país!
Um dos mais preferidos partidos, enche a boca do povo com blasfemia e eles digerem tudinho e defecam com prazer sem saber se isso lhes é de importanciqa ou não!
Vão arrumar empregos..e se preocuparem em arranjar cobertos as pessoas que agora morrem de frio!Vão melhorar a porcaria da edução desse nosso Brasil!
E por favor parem de fazer politicagem em vez de favorecer a edução!

Anônimo disse...

Diego Sartorato...do pouco que pude ler do Sr. bem se vê que vosso orgulho em ser o bastião da boçalidade militante da UNE o iguala aos milhares de petistas que assolam a mídia brasileira, detentores da 'patente' da moral e dos bons costumes e de uma desonestidade ideológica atroz.
Mas tudo tem salvação. Recomece do zero. Entre de estagiário em um banco. Vá de porta em porta vender produtos financeiros. Encare um pouco o mundo que diz não a você, se exponha mais. Saia um pouco de trás do PCzinho da redação. E aprenda a viver sem seu par de óculos. Ele te deixa míope.
Zucca Meirelles.