Destaques

quinta-feira, setembro 04, 2008

Sucesso não garantiu a vida da Ulbra

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Um time de futebol é fundado. Logo em seu primeiro ano, conquista o título da segunda divisão local. Pula para a elite e, em três anos de disputa, mantém impressionantes 100% de aproveitamento, com o tricampeonato. Tal desempenho faz com que esse time tenha que continuar cada vez mais forte e ampliar sua trajetória, certo?


Errado.

O time em questão é a Ulbra Ji-Paraná, da cidade homônima de Rondônia. A Ulbra, como todos sabem, é a Universidade Luterana do Brasil, que nasceu no Rio Grande do Sul e vai se expandindo para outros cantos do país. Em Rondônia inclusive. O futebol apareceu como bom meio de fortalecimento da marca e fez com que a Ulbra dominasse o estado e até conquistasse certa fama nacional, como o ocorrido nesse ano após eliminar o Santa Cruz da Copa do Brasil.

Mas os dirigentes da universidade declararam que, na ponta do lápis, o futebol profissional não estava valendo a pena. E anunciaram na terça-feira seu licenciamento do Campeonato Rondoniense. É um licenciamento por tempo indeterminado e há até a possibilidade que a Ulbra volte a jogar o estadual daqui a alguns tempos; mas o mais provável é que o time deixe realmente seus torcedores na saudade.

Caso realmente tenha dado um adeus derradeiro ao mundo do futebol profissional, a Ulbra de Rondônia encerrará aí uma trajetória de um time que, talvez, seja o mais vitorioso da história, em termos proporcionais. Quatro títulos, sendo três de primeira divisão, em quatro anos, não é pra qualquer um não.

5 comentários:

Nicolau disse...

Ulbra, 100% de aproveitamento. E eu não fazia idéia que Ulbra era uma universidade, rs.

Anselmo disse...

o melhor, definitivamente, é o "como todos sabem" do Olavo.

É o momento de organizarmos uma corrente pela volta do Ulbra. O futebol rondoniense precisa de times como este.

Marcão disse...

O custo do futebol rondoniense está mesmo pela hora da morte!

Olavo Soares disse...

Pô, eu realmente achava que todo mundo sabia que Ulbra é universidade, é um grupo grande e tal...

Gerson Sicca disse...

Sacanagem. Meu irmão, que estuda na Ulbra/Canoas, só vai ter time pra torcer no campeonato gaúcho, já que o Ulbra gaúcho continua nos gramados.