Destaques

sexta-feira, junho 09, 2006

Sim, a Costa Rica vai jogar!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Enquanto a imprensa brasileira copia a mundial e segue destacando a seleção alemã, os chorumes de Ballack e outras coisas que não tem absolutamente importância nenhuma, fomos a campo (no sentido não-literal) e conseguimos informações quentes dos rivais dos donos da casa na estréia do Mundial: a Costa Rica.

O time caribenho vai jogar de uma forma distinta da que vinha atuando. O técnico brasileiro Alexandre Guimarães treinou sua seleção com uma linha de três zagueiros, seis homens no meio de campo e apenas um atacante isolado na frente. Cientes de suas limitações, os técnicos das equipes do país aprovaram a mudança. “Estar concentrado na defesa, fechar espaços e jogar no contra-golpe. Esse é o melhor esquema para encarar as equipes européias, por isso é que ‘Guima’ utilizará a linha de três”, defendeu o técnico de San Carlos, Hernán Fernando Sossa, ao jornal local La Prensa

A alteração no time foi motivada pela derrota frente a Ucrânia por 4 a 0. Contra a República Tcheca, Guimarães adotou o 3-6-1 e, embora os costarriquenhos tenham sido vencidos por 1 a 0, o novo esquema agradou.

Ao Diário Extra, “Guima” mostrou outra preocupação para o début no Mundial: as temidas bolas aéreas. "Sabemos que eles são fortes no jogo aéreo e, por isso, temos nos preparado para as jogadas de bola parada”, comentou.

A base do time titular da Costa Rica é o Deportivo Saprissa que, no ano passado, disputou o Mundial da Fifa. A equipe local tem três atletas na seleção considerada titular, entre eles o goleiro Porras (por favor, sem trocadalhos...). O destaque “estrangeiro” da Costa Rica é o lateral-direito Gilberto Martinez, que joga no Brescia, rebaixado este ano para a segunda divisão da Itália. A imprensa caribenha especula que ele pode continuar na Série A, indo para Roma ou Fiorentina e cogitam até mesmo um interesse do Real Madrid em seu futebol.

Além de Martinez, o público poderá ver pela última vez nos gramados o atacante Wanchope, com passagens pelo Derby County, West Ham e Manchester City. Após se transferir para o futebol do Qatar, o trintão já não tem a mesma motivação de outrora e prometeu deixar o futebol depois da Copa.

Mas, apesar de todas as dificuldades já sabidas de antemão, o povo costarriquenho está otimista. Uma enquete feita no site Nácion aponta que 56,2% dos internautas acreditam na classificação da Costa Rica para a próxima fase... em segundo lugar. 7,1% acham que o time termina em 1º, 19,1% acham que o terceiro já está bom e 16,8% de absolutos descrentes não vêem a equipe indo além do último posto. Esses fracassomaníacos...

1 comentários:

Heitor Augusto disse...

Caramba, Martinez no Real Madrid?!? Nem pra reserva do M Salgado ele serve!

Na Roma, ser reserva do Mancini vai ser uma honra pra ele.

Da Fiorentina, eu já não sei...

"56,2% dos internautas acreditam na classificação da Costa Rica para a próxima fase..." Os costarriquenhos são realmente torcedores apaixonados. O amor mata.