Destaques

segunda-feira, novembro 27, 2006

Campinas volta a ficar sem "dérbi"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O torcedor de Campinas vai ficar sem "dérbi" em 2007. O clássico entre Guarani e Ponte Preta não vai acontecer devido o rebaixamento da Macaca para a Série B e do Bugre para a Série C no Brasileiro. Já no Campeonato Paulista, o Guarani disputará a Série A-2 e a Ponte, a primeira divisão.
O último "dérbi" campineiro aconteceu em 2006 pelo Campeonato Paulista e houve empate por 2 a 2, no estádio Moisés Lucarelli. O clássico já chegou a ficar dez anos sem ser realizado, por causa das más campanhas vividas pela Macaca, rebaixada no Nacional em 1986 e, no ano seguinte, para a segunda divisão do Paulista.
Com o acesso da Ponte para a série A do Brasileiro em 1997 e para o Paulistão em 1999, os times se enfrentaram 11 vezes desde então. Ao todo, foram disputados 180 "dérbis" e a vantagem é pequena em favor dos bugrinos, que venceram 63 vezes, contra 58 da pontepretanos. Houve ainda 59 empates. O primeiro confronto, em 1911, foi vencido pela Ponte Preta: 1 a 0.
A rivalidade foi acirrada por derrotas intragáveis em partidas históricas: no primeiro "dérbi" realizado no Estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, em 1948, o Guarani venceu por 1 a 0. Cinco anos depois, no primeiro duelo no campo do Bugre, o Brinco de Ouro da Princesa, a Ponte Preta deu o troco: 3 a 0.

2 comentários:

Glauco disse...

Pelo andar da carruagem, a chance de ter dérbi em 2008 é se a Ponte cair para a segunda do Paulistão...

Anônimo disse...

Acho que esse é um clássico que faz muita falta ao futebol paulista. Uma pena! Aliás, no confronto desse ano, foi um baita jogo, com gol de bicicleta e casa cheia!!!